Hamburgo, a porta da Alemanha para o mundo

Hamburgo, a porta da Alemanha para o mundo

12.12.2020

A segunda maior cidade da Alemanha, além de ter o maior porto do país, oferece muita cultura, curiosidades, história, beleza e charme. Se você nunca tinha pensado em visitar esta cidade incrível, vamos te contar aqui o que fazer em Hamburgo.

Hamburgo e a sua relação com a água

Falar de Hamburgo e se esquecer da água é a mesma coisa que não falar da cidade. A relação que a cidade de Hamburgo tem com o rio e com o mar é tão forte que é impossível não conectá-los.

Apesar de não estar diretamente de frente para o mar, o rio Elba, é o responsável por conectar Hamburgo ao Mar do Norte e assim fazer da cidade a maior porta da Alemanha para o mundo, já que abriga o segundo maior porto da Europa, estando atrás somente do porto de Roterdã, na Holanda.

Além disso, as águas do rio Elba que cortam a cidade, formam charmosos canais que rendem paisagens como as da foto aqui embaixo.

E onde há porto e água, geralmente há muita história, constante transformação e frutos do mar!

Juntando tudo isso, vamos iniciar o nosso roteiro em Hamburgo!

Passeio de Barco pelo Rio Elba e visita ao Mercado de Peixes

Um dos primeiros itens da sua lista sobre o que fazer em Hamburgo, com certeza deverá ser um passeio de barco pelo rio Elba.

Ao andar beirando o rio, você encontrará muitas opções de serviços que oferecem o passeio guiado (mas somente alguns no idioma inglês). 

Se você não quiser fazer um passeio guiado, há algumas opções de barco que funcionam como linhas de ônibus e podem se utilizadas como um transporte (utilize a linha 62 – ferry 62), principalmente se você quiser conhecer uma das principais atrações da cidade que é o mercado de peixe (St. Pauli Fischmarkt), que ocorre aos domingos.

Visitar o Fischmarkt é um experiência muito agradável, até para os que não gostam de peixes, pois lá também há outros alimentos, plantas e é um forma muito interessante de conhecer a cultura local.

O mercado funciona de abril a outubro, das 5h às 9h30, e de novembro a março, das 7h às 9h30, sempre aos aos domingos.

Depois que sair do mercado, como ainda será cedo, aproveite para conhecer a região da Grosse Elbstrasse, uma rua que antes abrigava antigos armazéns e hoje abriga lojas de design, roupas e muitos restaurantes. 

Andando por esta rua, você chegará até o Pavilhão do Mercado de Peixes de Altona (Altonaer Fischmarkthalle), que além de vender peixes aos domingos também, funciona como um pavilhão para eventos, e mesmo que não conseguir entrar, a arquitetura do edifício é muito bonita e a vista também.

De lá, vá andando até o próximo item da sua lista sobre o que fazer em Hamburgo!

Bairro português em Hamburgo

O famoso Bairro Português (Portugiesenviertel), é dos bairros queridinhos da cidade, justamente por ser um pedaço de Portugal, e também da Espanha, na cidade de Hamburgo.

O bairro tem forte relação com a história da imigração de portugueses e espanhóis que foram para a cidade de Hamburgo para reconstruí-la, após a Segunda Guerra Mundial e por lá ficaram.

O bairro é conhecido por seus restaurantes que oferecem comidas portuguesas e espanholas típicas, com muitos frutos do mar e doces típicos portugueses.

Então, se quiser aproveitar o seu roteiro em Hamburgo para também se sentir um pouquinho em Portugal ou Espanha, basta visitar este bairro.

Vamos continuar as próximas atrações que Hamburgo pode oferecer!

Passeio pelos armazéns e visita à Filarmônica do Elba

Uma das principais atrações, que está no topo da lista sobre o que fazer em Hamburgo é fazer um passeio pela Speicherstadt , um complexo de edifícios de tijolinhos, que parecem ser de moradia, mas na verdade eram grandes depósitos de mercadorias, como chá, especiarias, café e tapetes.

Atualmente, os depósitos deram espaço para grandes agências de publicidade, e algumas empresas mais modernas, mas ainda abrigam alguns depósitos de tapetes luxuosos.

É lá também que você encontrará o Miniatur Wunderland (País das Maravilhas em Miniatura), que é uma ótima atração, tanto para crianças, quanto para adultos (de verdade, é muito divertido e curioso ver tudo em miniatura).

Seguindo seu roteiro em Hamburgo, você chegará na atração mais moderna e polêmica da cidade: a Elbphilharmonie!

O edifício que é um misto entre o moderno e o antigo, gerou muita polêmica entre os alemães, pois ele custou muito caro aos cofres públicos (789 milhões de euros, sendo tinha sido orçado no início, em 77 milhões de euros) e, não só isso, a obra atrasou 7 anos! Aqui está a prova que a Alemanha também tem seus problemas de entrega de obras.

Mas apesar do lado negativo da espera e gastos, hoje o edifício é um importante marco arquitetônico e uma grande atração turística para a cidade. Além de ser palco para grandes concertos, lá ainda há um hotel e alguns apartamentos de luxo.

A visita é possível para todos e as vistas são maravilhosas para boas fotos, especialmente ao entardecer!

Após conhecer estes dois lugares, a melhor coisa para um roteiro em Hamburgo é poder caminhar por suas ruas, se perdendo entre os armazéns antigos e pelo centro antigo da cidade

Quando terminar o passeio, se estiver tarde, vamos para o bairro badalado de Hamburgo!

Conheça onde os Beatles tocaram em Hamburgo

Se você já acha que as atrações acabaram, você não pode deixar de fora da sua lista sobre o que fazer em Hamburgo, a famosa rua Reeperbahn!

A rua que é marcada por seus bordéis e sex-shops, é palco para muitas despedidas de solteiro(a), festas, bares e diversão, e também foi o local escolhido pelos Beatles para tocarem, bem início da carreira!

Aos amantes da banda, a rua é visita obrigatória, e o bar onde eles tocaram está aberto até hoje e pode ser um destino no seu roteiro em Hamburgo, o bar se chama Indra,  e exibe orgulhosamente em sua porta uma placa que narra o fato histórico que ocorreu por lá.

Quando e como viajar para Hamburgo

Agora que já conhecer as principais atrações de Hamburgo, é importante programar a sua viagem!

Por ser uma cidade muito próxima ao mar e rodeada de água, o clima não é muito estável ao longo do ano, mas se você tiver que escolher uma época para visitar Hamburgo, prefira conhecê-la entre a primeira e o verão, para garantir dias mais longos e ensolarados.
Chegar em Hamburgo é muito simples, se você quiser ir de trem e, dependendo de onde você estiver, pode ser até uma viagem bate e volta, por exemplo, a partir de Berlim, que também já falamos por aqui e pode ser um complemento para o seu roteiro pela Alemanha.

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Pratos típicos de Natal na Itália

18/11/2021
Visitar

Como aproveitar o fim de ano no inverno italiano

16/11/2021
Visitar

Como visitar de graça os principais museus da Europa

14/11/2021