Como conseguir vistos para Portugal
04.10.2021Se você está planejando mudar de país, saiba como conseguir vistos para Portugal.
Morar em Portugal é o sonho de muitas pessoas que querem ter uma experiência internacional e uma vida com mais segurança. Mas como conseguir vistos para Portugal? É muito importante que você pesquise bastante sobre o assunto, faça um planejamento e conheça qual a melhor opção de visto para você e sua família.

Como conseguir vistos para Portugal: tipos de vistos
Existem diversas opções de vistos para Portugal e você sempre deve solicitar um antes de sair do Brasil. O passo a passo correto é:
- Primeiro escolher o tipo de visto para Portugal;
- Ter um passaporte brasileiro dentro da validade (ideal que tenha mais de 6 meses antes do vencimento);
- Juntar todos os documentos necessários para o seu visto;
- Fazer um seguro de viagem internacional para Europa;
- Solicitar o visto junto ao Consulado de Portugal no Brasil;
- Depois do visto aprovado comprar as passagens aéreas para Portugal.
Mas você pode estar se perguntando, mas o melhor tipo de visto para Portugal na minha situação? Depende muito do que você deseja fazer em Portugal:
- Estudar
- Trabalhar
- Investir
- Curtir a aposentadoria
Entenda os tipos de seguros para ir a Portugal.
O visto ideal para morar em Portugal dependem do seu propósito. Sim, para morar fora é preciso ter um propósito, uma motivação, uma grande vontade para realizar os seus sonhos. O percurso até morar em Portugal pode ser longo, mas não é difícil. Você precisa ter apenas muita organização, pesquisa e muito planejamento (financeiro, inclusive!).
Veja quais as opções de vistos para Portugal (vistos de residência):
- Visto de Trabalho e Investigação;
- Estudo (todos os níveis);
- Atividade altamente qualificada;
- Formação profissional, estágio ou voluntariado;
- Motivos de saúde: tratamentos médicos;
- Mobilidade Jovem – Acordos Internacionais;
- Rendimentos próprios / Investimentos / Aposentadoria;
- Motivo religioso (padres, etc).
Vale a pena estudar em Portugal? Saiba quais são as melhores universidades.
Onde solicitar o visto para Portugal?
Para você conseguir vistos para Portugal terá que ler a documentação necessária para o seu tipo de visto e fazer a solicitação do visto em um dos seguintes locais:
- Embaixada de Portugal em Brasília
- Consulado Geral de Portugal em São Paulo
- Consulado Geral de Portugal em Belo Horizonte
- Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro
- Consulado Geral de Portugal em Salvador
- Vice Consulado de Portugal em Curitiba
- Vice Consulado de Portugal em Porto Alegre
- Vice Consulado de Portugal em Belém
- Vice Consulado de Portugal no Recife
Atualmente os pedidos de visto estão sendo feitos online e os documentos enviados por Correio ou através de um agendamento prévio para o atendimento pessoal. Por isso, sempre verifique como está a situação atual do Consulado no site da VFS Global, que é uma empresa parceira do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e que emite os vistos no Brasil.
Valor dos vistos para Portugal
Atualmente o valor dos vistos para Portugal estão em R$ 694,35. A VFS Global que emite os vistos de Portugal não aceita dinheiro em espécie. Por isso, é necessário fazer o pagamento do visto através de depósito bancário, PIX ou Cartão de débito.
Descubra qual o custo de vida semanal em Portugal.
Tempo médio de espera
O tempo médio para a emissão dos vistos para Portugal são de 60 dias. Podendo ser mais rápido em alguns casos e mais demorados se a documentação não estiver toda correta. O ideal é fazer o pedido do visto com tempo antes da sua viagem e somente comprar a passagem aérea depois do seu visto aprovado.
Conheça os bancos sem taxas em Portugal para abrir uma conta bancária.
Documentos necessários para o visto
Cada tipo de visto possui suas especificidades e documentos diferentes, veja quais os documentos necessários para o visto de trabalho:
- Formulário preenchido corretamente de pedido de visto para Portugal (totalmente preenchido e assinado pelo requerente do visto);
- 2 fotos iguais, no tamanho 3×4, atualizadas e em boas condições de identificação do requerente (1 deve ser colada no formulário)
- Passaporte ou outro documento de viagem, válido por mais de três meses após a data prevista para o regresso.
- Fotocópia do passaporte (página de dados e páginas com carimbo).
- Comprovativo da situação regular caso seja de outra nacionalidade que não a do país onde solicita visto (Registo Nacional de Estrangeiros- RNE) com validade de 3 meses após data prevista de regresso.
- Seguro de viagem internacional válido, que permita cobrir as despesas médicas necessárias, incluindo assistência médica urgente e eventual repatriamento ou o Seguro PB4 emitido pelo Ministério da Saúde do Brasil.
- Antecedentes criminais (Certificado de Registro criminal emitido pela Polícia Federal do Brasil nos últimos 30 dias). Em caso de estrangeiros, emitido pela autoridade competente do país de nacionalidade do requerente ou do país em que resida há mais de um ano (não aplicável a menores de 16 anos), com Apostilamento de Haia.
- Requerimento para consulta do Registo Criminal português pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (não aplicável a menores de 16 anos)
- Comprovativos de meios de subsistência (Imposto de Renda, extratos bancários), etc)
Documentos específicos para o visto de trabalho:
- Contrato de trabalho ou promessa de contrato de trabalho ou manifestação individual de interesse;
- Declaração emitida pelo Instituto de Emprego e Formação profissional;
- Comprovante de que está habilitado ao exercício da profissão, quando esta se encontre regulamentada em Portugal (se aplicável).
Veja a lista completa de cada tipo de visto no site da VFS Global.
Planejamento é muito importante para morar fora
Para morar em Portugal ou em outro país da Europa, você precisa ter um bom planejamento. Faça uma lista de tudo que precisa organizar, junte dinheiro, faça uma pasta com todos seus documentos e verifique a validade de tudo: identidade com foto atualizada, passaporte, carteira de motorista, etc. Deixe tudo atualizado e uma pasta identificada.
Se você tiver dificuldade em entender como funciona o processo de vistos para Portugal, entre em contato com o Conexão Europa e conheça os serviços prestados. Além de contar com toda a assessoria para compra de imóveis em Portugal ou pedidos de Nacionalidade Portuguesa.
Também pode te interessar conhecer quais os melhores Países Europeus para abrir uma Startup e começar um negócio na Europa.