5 razões para visitar o Porto, Portugal

5 razões para visitar o Porto, Portugal

20.07.2021

Estamos super animados por aqui, porque nesse artigo nós vamos levá-lo a visitar o Porto! 

Você também está, não está?

Poderíamos começar esse texto dizendo que, das milhares de cidades que já visitamos em mais de trinta países, Porto está entre as mais bonitas. 

Poderíamos dizer também que de todos os lugares que estivemos no mundo, poderíamos eleger facilmente a cidade do Porto para ser o nosso lar.  

Talvez esses argumentos bastassem para você querer também conhecer essa linda cidade do norte de Portugal e descobrir por conta própria o que ela tem de tão especial, mas nós vamos além.

Essa cidade portuguesa, a meio caminho entre a imponência do Atlântico e a doce vida na beira do Douro, possui tesouros que os viajantes amam e que você precisa conhecer ao menos uma vez na vida. 

Descubra agora 5 boas razões para visitar o Porto, em Portugal! 

Razão # 1: Descubra uma cidade com um patrimônio cultural riquíssimo

Ir ao Porto significa descobrir um lugar com uma história já milenar e um patrimônio único no mundo. 

A cidade cresceu sobre as colinas que dominam o estuário do rio Douro, formando uma paisagem urbana lindíssima, constituída pela diversidade da arquitetura civil e religiosa das épocas Romana, Medieval, Renascentista, Barroca e Neoclássica.

Isso significa dizer que você terá muito o que descobrir pelo centro histórico do Porto, classificado como Património Mundial desde 1996. 

Desafie o seu fôlego fazendo uma longa e calma caminhada pelas ruas de pedras e relevo acidentado do Porto; observe os antigos prédios, aos lindos canteiros de flores e às vitrines das pequenas e tradicionais lojas que são verdadeira herança cultural da cidade.

Há espaços especializados em livros, sementes, tecidos, botões, queijos e embutidos e até escovas de pelo de porco.

Lugares para voltar no tempo, encher os olhos e aquecer o coração.

> Já pensou em comprar um imóvel em Portugal? Aqui no Conexão Europa, temos uma assessoria completa para te auxiliar. Clique aqui e entre em contato conosco!

Razão #2: Conheça um povo pra lá de acolhedor

Ok, nós brasileiros podemos dar aula de como receber calorosamente, mas é sempre bom encontrar também essa receptividade nos lugares em que visitamos.  

E, não apenas no Porto, mas em Portugal como um todo, as pessoas são incrivelmente acolhedoras. Se você é do tipo que gosta de conversar, vai encontrar muita gente disposta a ter um dedo de prosa.

Prepare-se para ouvir uma ou outra piada de brasileiros, sempre com muito respeito, é claro. Seja igualmente gentil e sua estadia no Porto será divertida e inesquecível.

Ainda que o português de Portugal seja diferente do falado no Brasil, fique tranquilo, não haverá dificuldade para você se comunicar com os nossos amigos lusitanos. 

> Descubra quais são as principais  Diferenças entre português do Brasil e de Portugal

Razão #3: Enamore-se pela foz do Rio Douro

Não crie expectativas sobre fazer longas caminhadas na areia fina e dar um mergulho no mar Atlântico que banha o distrito do Porto. As  praias são lindas, mas a temperatura da água não chega a fazer um convite para passar o dia inteiro na praia.

No Porto, o legal mesmo é curtir e visitar o “Jardim Passeio Alegre”, um espaço verde localizado na foz do Douro, onde o rio encontra o mar.

A partir dele você pode fazer um passeio bem agradável passando pelo Forte de São João Baptista até chegar à Praia da Luz. 

Desacelere, observe a forma com que os portugueses curtem a praia, e claro, admire a vista do mar enquanto ouve a música das ondas.

> Encontre passagens aéreas com os melhores preços para Portugal neste link!

Razão #4: Desfrute o vinho que faz parte da história da cidade 

Seria muito impróprio sugerir para você provar todas as variedades de vinho do Porto nas inúmeras caves de Vila Nova de Gaia?

Espero que você possa perdoar esse nosso deslize, mas certamente é algo que recomendamos, especialmente aos apreciadores de vinho. 

Se esse não é o seu caso, apegue-se à rica história das caves produtoras de vinho e embarque no passeio com o mesmo entusiasmo dos enófilos: você irá tomar conhecimento de como a história do vinho e do território se misturaram, além de ter a melhor vista da cidade do Porto do outro lado do rio!

Anote o nome das caves de visitação obrigatória: Calém, Graham’s, Ferreira, Le Taylor’s e, por último, o Instituto dos Vinhos do Porto e do Douro. Esse pequeno, mas interessante museu, traz explicações sobre o trajeto do vinho do Porto, alguns utensílios utilizados na antiga produção e muita informação curiosa sobre a bebida que é verdadeiro símbolo de Portugal.

> Leia também:  Bebidas típicas portuguesas: conheça a Ginja

Razão #5: Prove a deliciosa gastronomia portuguesa

Durante a sua viagem a Portugal, você terá a oportunidade de apreciar vários prazeres da vida, entre elas, a comida!

O país tem muitas e variadas especialidades e a Cidade do Porto se destaca como um grande polo gastronômico.

Comece o dia com uma xícara de café no Majestic, um café Art Nouveau onde reina a atmosfera da Belle Époque. Seu nome honra o lugar, considerado uma das mais belas “cafeterias” do mundo. 

Para o almoço, escolha um dos menus fabulosos de cozinha nacional servidos nas vinícolas localizadas em Vila Nova de Gaia. Se for a sua primeira vez em Portugal, não deixe de provar Bacalhau à Gomes de Sá ou Polvo à Lagareiro.

E para completar as refeições do dia, termine o dia no Café Santiago, ao lado do luxuoso Palácio da Bolsa para degustar as melhores “Francesinhas”, sanduíche típico do Porto, saborosíssimo, feito com vários tipos de carne, queijo, ovo e um molho típico feito de tomate e cerveja. 

Você não pode se despedir do Porto sem prová-lo!

Aí estão os principais motivos que nos levaram a ir visitar – e a querer voltar sempre – ao Porto, em Portugal.

Com as suas encostas íngremes, a francesinha, as caves de Vila Nova de Gaia e a riqueza paisagística e cultural, o Porto sempre nos surpreende. Prepare-se: a cidade fará o mesmo com você!

> Que tal ter um guia de viagem passo a passo, em vídeo, para você descobrir os segredos mais bem guardados da cidade do Porto? Clique aqui e descubra como! 

>> Descubra ainda outros roteiros imperdíveis de Portugal:

Roteiro em Coimbra: o que fazer na cidade portuguesa

Óbidos em Portugal: a cidade cercada por muralhas


Seguros Promo

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como é morar em Lisboa: vale a pena morar na capital portuguesa?

19/10/2021
Visitar

Conheça Braga e Aveiro: destinos para visitar em Portugal

07/10/2021
Visitar

Como procurar um imóvel para morar em Portugal

05/10/2021