Vale a pena comprar imóvel em Portugal?

Vale a pena comprar imóvel em Portugal?

24.01.2021

Se você está pensando em comprar imóvel em Portugal, saiba que 2021 promete ser um bom ano. Isso porque por conta da pandemia e da crise econômica que já esteve mais distante, há uma tendência de que os preços dos imóveis diminuam e isso pode ser decisivo para quem quer comprar imóvel em Portugal. Saiba tudo sobre o assunto a seguir.


Vale a pena comprar um imóvel em Portugal?

Vale sim, vale muito a pena comprar imóvel em Portugal. Obviamente que as condições são diferentes para quem, por exemplo, tem cidadania portuguesa ou europeia e quem não tem. Ter a cidadania europeia pode (e vai) ser um facilitador para quem pretende um financiamento de casa em Portugal.

No caso de quem não tem cidadania europeia ou portuguesa, as condições são diferentes. É natural que os bancos em Portugal busquem por garantias e no caso dos estrangeiros, as instituições financeiras vão exigir contrapartidas para quem quer financiar e comprar imóvel em Portugal.

Contudo, os juros praticados nos empréstimos e financiamento são baixos e isso fazer valer a pena comprar imóvel em Portugal. Portanto, aproveite 2021 para fazer um bom planejamento e investir e comprar uma casa, terreno ou apartamento em Portugal porque tudo indica que será um bom ano para isso.

Descubra quais os melhores bairros de Lisboa para morar.

Preços do imóveis em Portugal

Preço dos imóveis em Portugal

De 2016 até 2020 os valores dos aluguéis e dos preços dos imóveis em geral aumentaram muito em Portugal. Depois da crise de 2008, que atingiu Portugal em cheio a partir de 2012, o país europeu viu sua economia crescer como nunca a partir de 2015 ao receber grande quantidade de investimentos externos.

Dessa maneira, os preços dos imóveis e dos aluguéis experimentou um aumento que chegou a assustar. Alguns afirmavam se tratar de uma bolha imobiliária e, caso fosse, a pandemia e 2020 vieram como uma agulha afiada que ajudou a estourar tal bolha.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados do site Idealista, o valor do metro quadrado mais que dobrou entre janeiro de 2016 e janeiro de 2020. Passou dos € 1.150 em janeiro de 2016 para € 2.147 em janeiro de 2020.

Porém, se tudo eram flores para quem vendia imóveis em Portugal, a pandemia do vírus chinês caiu como uma bomba no setor. Obviamente que a diminuição dos preços ainda não é sentida de maneira geral, mas já começa a ser percebida e já existem cidades onde os imóveis estão ficando mais baratos e acessíveis.

Aluguel em Lisboa, quais são as melhores opções.

Financiamento de imóveis

Uma dúvida que surge sempre é se é melhor alugar ou financiar imóvel em Portugal. Contudo, se você fizer as contas, vai perceber que financiar sai mais barato do que alugar. Porém, a vida é cheia de poréns e vou tentar exemplificar isso e trazer para a realidade.

Apesar de os bancos em Portugal serem preparados para conceder crédito e possibilitar empréstimos para estrangeiros, incluindo os brasileiros, a cada crise as garantias exigidas aumentam. Isso porque as instituições financeiras tentam se blindar dos possíveis calotes, especialmente de pessoas que podem “sumir do mapa” a qualquer momento.

Entretanto, os brasileiros conseguem financiamento em Portugal e são, atualmente, uma das nacionalidades que mais compra imóveis e investe no país europeu. Porém, as políticas monetárias variam conforme a situação econômica atual e em 2021 não vai ser tão fácil conseguir empréstimo sem grande garantias.

Em termos de análise de crédito, por exemplo, os bancos conseguem basear suas análises tendo em consideração a declaração de imposto de renda. Os extratos de contas e comprovantes de renda, mesmo de quem recebe no Brasil, pode ser suficiente para que um banco conceda crédito para que um brasileiro possa comprar um imóvel em Portugal. 

O tempo do processo de análise de risco e crédito depende de banco para banco, mas varia entre 48 horas ou várias semanas. A principal preocupação do banco é compreender e definir a capacidade de pagamento de quem busca o financiamento.

Portanto, se quem está pensando em comprar um imóvel em Portugal quer financiamento, com a comprovação de renda suficiente, 3/4 do caminho estão percorridos.

Entre os documentos pessoais exigidos para a aprovação de crédito estão: identificação pessoal (passaporte), Número de identificação fiscal (NIF), três últimos comprovantes de salário, extrato de conta corrente (seis meses), última declaração de imposto de renda, comprovante de situação profissional.

Morar na Europa: veja os países com menor custo de vida.

Quem tem dinheiro para investir, vale a pena?

Investimento

Vale sim, vale muito a pena comprar um imóvel em Portugal. Isso porque, mesmo que a pandemia tenha bagunçado os planos de muita gente, investir em imóveis continua sendo uma boa maneira de aplicar o dinheiro.

Portugal é um país pequeno, portanto mesmo que a crise seja sentida de maneira mais rápida, a saída da crise também acontece mais rapidamente. Isso quer dizer que tudo pode mudar de figura em apenas cinco anos.

Além disso, o turismo em Portugal tem sido intenso nos últimos anos. O país europeu recebeu diversos prêmios de destaque em relação ao turismo e recebeu em 2019 mais de 27 milhões de turistas. Isso em um país com uma população de 10,3 milhões de habitantes.

Ou seja, se você tem dinheiro e quer comprar um imóvel em Portugal, saiba que existem grandes possibilidades de ganhar dinheiro com o turismo. Mas não só, pois em várias cidades do país a vida acadêmica é pujante e ter imóveis para alugar próximo das universidades é garantia de ganhar dinheiro sempre.

Tem interesse em comprar um imóvel em Portugal?

Aqui no Conexão Europa, temos uma assessoria completa para te auxiliar.
Desde a procura do imóvel, documentação necessária, conclusão da compra, mudança e muito mais.

Se quiser saber mais, clique aqui e entre em contato conosco que teremos o maior prazer em ajudar.

Para finalizar, se você está pensando em investir e comprar um imóvel em Portugal, saiba que 2021 pode ser um ano cheio de oportunidades. Com a bolha imobiliária furada pela agulha da pandemia, muito provavelmente nos próximos meses e anos surjam excelentes oportunidades de investimento no país europeu.
Veja também: Porque morar em Coimbra pode ser uma ótima opção.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Cartão Cidadão em Portugal, saiba como tirar o seu

24/02/2021
Morar

Salário em Portugal comparado ao Brasil

08/02/2021
Visitar

Bebidas típicas portuguesas: conheça a Ginja

01/02/2021