Trabalhar em Portugal: como procurar emprego estando no Brasil

Trabalhar em Portugal: como procurar emprego estando no Brasil

18.09.2020

Se você sonha em trabalhar na Europa e está em busca de um emprego em Portugal, é importante saber como está a sua área de atuação no país luso. Hoje vamos te contar onde procurar emprego em Portugal e quais profissões precisam de validação do diploma. 

Emprego Portugal: onde encontrar um

Antes de procurar um emprego Portugal é importante saber que o país europeu do sul da Europa tem uma realidade totalmente diferente do Brasil. 

Com 10,3 milhões de habitantes, Portugal possui hábitos culturais diferentes, processos seletivos mais longos, um mercado de trabalho muito menor e demandas diferentes do Brasil. 

Veja a seguir onde é possível procurar emprego Portugal ainda estando no Brasil. 

LinkedIn

O LinkedIn é a maior plataforma profissional para conectar empresas e profissionais. Um currículo bem completo é fundamental para ser visto pelos recrutadores. 

Através do LinkedIn você pode encontrar um emprego em Portugal, pesquisar as empresas que estão contratando e submeter sua candidatura diretamente no site. 

Lembre-se também de disponibilizar o seu currículo em inglês e criar uma boa rede de contatos profissionais. Além disso, faça contato com headhunters que trabalham em Portugal e faça uma apresentação da sua trajetória. 

Conheça quais os segmentos que mais crescem em Portugal: as tendências de mercado para 2020.

Net Empregos

O Net Empregos é o maior site de emprego Portugal. Em média são 500 novas vagas publicadas por dia. Já anunciaram no site mais 217 mil empresas e empregadores. 

Você pode pesquisar pelo cargo desejado, pelo setor de atuação, cidade e tipo de emprego (full-time, part-time, estágio ou teletrabalho/home office). 

Veja também como morar em Portugal: conheça os vistos.

SAPO Emprego

O portal SAPO Emprego é outra opção para encontrar em trabalho em Portugal. Além das vagas em Portugal é possível encontrar algumas oportunidades em outros países da Europa, como Inglaterra, França, Alemanha, Malta e Bélgica. 

Ao todo são mais de 27 mil vagas cadastradas e você pode filtrar sua busca por área, setor ou Distrito. 

Indeed

O site Indeed é motor de busca de empregos disponível em diversos países do mundo. Ele está disponível em mais de 28 idiomas e você consegue encontrar emprego Portugal.

Além de fazer a busca por profissão ou cargo, também é possível cadastrar seu currículo e receber novas ofertas de trabalho por e-mail. 

Alerta Emprego

O site Alerta Emprego é outra plataforma para busca de emprego Portugal. Grandes empresas portuguesas e mundiais cadastram suas oportunidades no site e é possível localizar as vagas em Portugal para a sua área de atuação. 

Jobtide

Além disso, o Jobtide é mais uma opção para a sua busca por uma oportunidade de trabalho em Portugal. Mais de 20 mil pessoas já foram contratadas pela plataforma e você pode cadastrar seu currículo e receber as novas vagas por e-mail. 

Veja as iniciativas do governo de Portugal para retomada da economia.

BEP – Concursos públicos

O BEP (Bolsa de Emprego Público) é um site de empregos públicos em Portugal. Nele você consegue localizar os editais abertos para trabalhar no setor público em Portugal, como assistente técnico, assistente operacional, técnico superior, entre diversos cargos.

Importante ressaltar que para a maioria das vagas é necessário ter cidadania portuguesa ou residir em Portugal legalmente há mais de 6 meses e ter um Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres

Carga de Trabalhos

Já no portal Carga de Trabalhos é possível encontrar trabalho em Portugal na área de Comunicação, Marketing e Tecnologia da Informação. Há muitas oportunidades para designers, programadores, fotógrafos e profissionais de Marketing em diversas cidades portuguesas. 

Vagas pelo Mundo

Para quem busca um emprego no exterior, em Portugal ou na Europa, também pode acompanhar o site Vagas pelo Mundo. Com novas vagas semanalmente, é possível ver ofertas exclusivas de emprego Portugal e ver dicas para fazer o seu currículo e trabalhar no exterior. 

Empresas de recrutamento em Portugal

Outra forma de encontrar um emprego Portugal ainda no Brasil é através de agências e empresas de recrutamento. Existem diversas empresas mundiais e locais, onde é possível cadastrar o seu currículo pela internet. 

Veja a lista das principais empresas de Recursos Humanos em Portugal:

Randstad
Hays
Adecco
Kelly Services
Michael Page
Egor
Gi Group

É necessário validar o diploma em Portugal?

Antes de se candidatar a uma das vagas de emprego em Portugal, você precisa verificar se a sua área de atuação necessita da validação do diploma. 

As áreas da saúde precisam de validação para atuação no exterior. Cada país europeu possui um processo de validação diferente, mas normalmente ele acontece em uma universidade pública. 

Profissionais da área de Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Educação Física, entre outras. Engenheiros e advogados também precisam se cadastrar na Ordem para poder atuar em Portugal. 

As taxas cobradas para reconhecimento do diploma brasileiro em Portugal varia entre € 350,00 a € 650,00 dependendo do curso e da universidade. 

O processo de validação do diploma leva entre 6 a 12 meses para ser concluído e é necessário ter uma carga horária mínima do seu curso no Brasil para ser aprovado. 

Leia também: Levar uma empresa para a Europa: quais são os desafios?

É necessário um visto de trabalho após conseguir um emprego em Portugal?

Sim. Para trabalhar em Portugal é necessário obter um visto prévio feito no Consulado de Portugal no Brasil. 

Existem vários tipos de visto para morar em Portugal, como visto de estudo, de empreendedor, de trabalho, de aposentado. 

Para o visto de trabalho é necessário primeiro que o profissional seja selecionado para uma vaga em Portugal e que receba um contrato ou promessa de contrato de trabalho. Depois disso, o visto de trabalho pode ser feito. 

Quem possui cidadania portuguesa, ou de outro país europeu, não tem a necessidade de um visto para morar na Europa. Apenas um cadastro na prefeitura e meios de subsistência são necessários, um processo muito mais simples e que não passa pelo SEF Portugal (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras). 

Se você precisa de assessoria para o visto de trabalho em Portugal ou para obtenção da sua cidadania europeia, entre em contato conosco e solicite um orçamento. Teremos todo o prazer em responder as suas dúvidas.

POSTS RELACIONADOS

Empreender

Por que Lisboa está se tornando um grande polo de inovação

20/11/2020
Visitar

Tour do vinho em Portugal: as principais vinícolas de Portugal

19/11/2020
Morar

Vídeo: vistos para morar em Portugal

12/11/2020