Tour do vinho em Portugal: as principais vinícolas de Portugal

Tour do vinho em Portugal: as principais vinícolas de Portugal

19.11.2020

Conhecer a Europa é mergulhar em uma incrível descoberta gastronômica. Se você está planejando fazer um tour do vinho em Portugal, conheça a seguir as principais vinícolas de Portugal, onde ficam e como visitar.

Tour do vinho em Portugal: as principais vinícolas de Portugal

Portugal é um grande produtor de vinhos e possui vários rótulos premiados mundialmente. O ano de 2019 foi de recordes na produção e exportação de vinho. Portugal vendeu quase 296 milhões de litros, um aumento de 2,5% em relação ao ano anterior. O setor é grande responsável pela geração de riquezas no país.  

Veja a seguir as melhores vinícolas de Portugal para visitar:

Rota do Vinho do Porto 

O vinho do Porto é o vinho mais famoso de Portugal e a região do Douro é onde o vinho é produzido. É uma região lindíssima, com o rio Douro como destaque, montanhas e muito verde. 

Além disso, é possível fazer cruzeiros saindo do Porto e até mesmo se hospedar em uma vinícola e ter uma experiência incrível. 

A região do Alto Douro Vinhateiro é considerada Patrimônio Mundial. Entre as melhores cidades para visitar estão: Lamego, Peso da Régua, Pinhão e Vila Real. Existem uma imensidão de quintas produtoras de vinho e muitas delas são abertas ao público para fazer enoturismo. 

Importante saber que no Porto ficam as caves de vinho do Porto, mas ele não é produzido na cidade. Ele é produzido no Douro, a cerca de 100 quilômetros, em uma região bastante alta e com paisagens encantadoras e muito românticas. 

Confira algumas das principais vinícolas de Portugal para visitar:

Quinta da Pacheca

A Quinta da Pacheca é um dos mais famosos locais para um tour do vinho em Portugal. Localizada no Douro, é possível fazer uma visita de um dia ou então dormir em um barril de vinho com muito conforto e ter uma experiência inesquecível em contato com a natureza. 

A vinícola possui vinhos do Douro, vinho do Porto e Moscatel. É uma das quintas mais conhecidas da região do Douro e possui mais de um século de história. 

Endereço: Rua do Relógio do Sol, 261, 5100-424 Lamego.

Passagem aérea para Portugal, qual o melhor momento para comprar?

Quinta do Seixo

Já a exuberante Quinta do Seixo também faz parte da rota do vinho do Porto. É uma vinícola para visitar em Portugal na margem sul do rio Douro. Está localizada entre a cidade da Régua e a Vila do Pinhão. 

A Quinta do Seixo é a produtora do vinho Sandeman, de 1790. O tour do vinho em Portugal pode ser feito em diversas ocasiões, com opções de piquenique, visita à adega, visita vintage ou clássica. 

A Sogrape é a proprietária da Quinta e responsável pela produção e exportação dos vinhos portugueses. Entre as propriedades da marca estão as Caves Ferreira e as Caves Sandeman, ambas em Vila Nova de Gaia e a Quinta do Seixo – Sandeman no Douro. 

Endereço: Valença do Douro. 5120 – 495 Tabuaço. Portugal

Quinta do Bomfim

A Quinta do Bomfim é um dos locais incríveis para fazer um tour do vinho em Portugal. Possui uma vista panorâmica para o Rio Douro e está localizada na cidade de Pinhão (Alto Douro). 

Dessa forma, a visita conta com museu, passeios as vinhas, adega e barrica. Além da visita a uma antiga cave de vinho construída no ano de 1896. A sua estrutura conta com mais de cem anos de história no armazenamento de vinhos do Porto e o transporte pelo Rio Douro em direção a Vila Nova de Gaia para o amadurecimento adicional. 

No local é possível degustar e comprar alguns dos vinhos do Porto mais famosos. O Porto Vintage 2007 da Dow´s, o único Porto Vintage do século com 100 pontos da Wine Spectator. Além do Vintage Port da Dow´s de 2011 que foi premiados como o número 1 Vinho do Mundo em 2014 pela Wine Spectator. 

Endereço: Pinhão, 5085-060 Pinhão, Alijo.

Lugares para visitar em Lisboa: do clássico à gastronomia: dicas para descobrir a capital portuguesa.

Rota dos Vinhos Verdes

Já os vinhos verdes de Portugal são produzidos na Região Demarcada dos Vinhos Verdes. São vinhos jovens, leves, frutados e frescos. Eles são únicos no mundo e produzidos na região Entre os rios Douro e Minho. 

Entre os vinhos produzidos estão vinhos brancos, tintos, rosés e espumantes. Ao todo são mais de 22 mil produtores de vinhos verdes em Portugal. 

E ao contrário do que muitas pessoas pensam, o vinho verde não se dá pela sua cor, nem é apenas vinho branco, servido gelado. O vinho verde tem esse nome por ser um vinho jovem. 

Quinta da Aveleda

A Quinta da Aveleda é um das principais vinícolas de Portugal. É a produtora do famoso Vinho Casal Garcia, o vinho verde mais vendido e exportado de Portugal. Com 150 anos de história a empresa familiar possui um espaço belíssimo para visitar. 

Fazer um tour do vinho em Portugal e conhecer a Quinta da Aveleda vale a pena a cada minuto. Existem visitas com piquenique, degustação de vinhos, cursos, workshops de culinária e eventos privados. 

O local é ideal para visitar em um dia de sol, porque os jardins centenários são lindíssimos. 

Endereço:  Quinta da Aveleda. Penafiel, Portugal. 

Explorando o norte de Portugal: conheça as principais cidades para visitar.

Quinta de Santa Cristina – Vinhos e Enoturismo

A Quinta de Santa Cristina é outro destino para fazer um tour do vinho em Portugal. A Quinta é produtora de vinhos verdes e espumantes. Localizada em Celorico de Basto, fica a uma hora da cidade do Porto. 

As visitas guiadas incluem degustações de vinhos e produtos regionais. Além disso, são ofertados workshops, eventos e experiência nas vindimas, para pisar nas uvas. 

Endereço: Rua de Santa Cristina, 80, Veade, 4890-573 Celorico de Basto.

Agora que você já conheceu algumas das opções de visitas para fazer um tour do vinho em Portugal, visite os sites e faça sua reserva. Com certeza você vai ter uma experiência incrível de enoturismo em Portugal! Os vinhos portugueses são simplesmente sensacionais! 

Confira também um roteiro de 3 dias Lisboa e Porto e saiba o que visitar nas principais cidades portuguesas.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Portugal é o 4º país mais pacífico do mundo, entenda o ranking

04/09/2021
Morar

Portugal é seguro para viver?

10/08/2021
Morar

Guia de viagens em Portugal, entenda porquê vale a pena

09/08/2021