Sintra precisa estar em seu roteiro para Portugal

Sintra precisa estar em seu roteiro para Portugal

02.09.2020

Fazer um roteiro em Sintra é uma parada obrigatória para quem visita Portugal. Do ladinho de Lisboa, Sintra é uma das cidades mais turísticas do país, super romântica e cheia de atrações. Descubra o que visitar e dicas para sua viagem por Portugal.

O que fazer em Sintra

É possível conhecer Sintra em um dia, mas eu recomendo que você durma pelo menos uma noite na cidade, porque ela conta com ótimos restaurantes para aproveitar a noite.

Localizada na Serra de Sintra, a cidade possui ótimas opções de hospedagem, com hotéis e pousadas muito charmosas. Você pode optar por passar um final de semana romântico em Sintra, ou então passar a sua lua-de-mel em Portugal.

Para quem viaja em família, também há atrações para todas as idades, mas a maioria dos passeios exige disposição para caminhadas e subidas de degraus. Com castelos e palácios, lá do alto é possível ver o mar em um dia de sol.

Veja também um roteiro de 7 dias em Portugal e descubra o que fazer no país europeu.

Como chegar em Sintra

A cidade está localizada a 30 quilômetros de Lisboa e para fazer o seu roteiro em Sintra, você pode escolher entre ir de carro ou de comboio (trem).

Saindo de Lisboa, a viagem de carro dura apenas 28 minutos e há caminhos sem pedágio (portagem), como pela estrada A37.

Mas, por outro lado, se você não quiser alugar um carro, poderá fazer uma viagem de 1 hora 5 minutos de trem até Sintra (Portela de Sintra). Você pode optar em pegar o trem na Estação Lisboa Santa Apolónia ou na Estação Oriente.

Os bilhetes podem ser comprados com antecedência pelo site Comboios Portugal, que vale mais a pena. Chegando em Sintra é possível se locomover de ônibus turístico, que te deixa na porta das atrações.

Conheça as mais belas praias próximas de Lisboa.

Roteiro em Sintra

Depois disso, comece seu roteiro em Sintra fazendo check-in no hotel ou indo direto para a primeira atração turística. Coloque sapatos confortáveis e aproveite para caminhar pelo centro histórico. Conheça as principais atrações de Sintra para visitar:

Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros (ou Castelo de Sintra) é um castelo no alto da serra da Sintra, construído sobre rochas.

Construído no século X, após a conquista muçulmana na Península Ibérica, o castelo possui uma visão privilegiada para o mar.

A visitação possui muitas subidas e degraus, portanto, não é recomendada para quem possui mobilidade reduzida.

O tempo de visitação é de em média 1,5 hora e é possível chegar até o castelo com ônibus turístico 434, que liga a estação de trem até o Castelo dos Mouros e ao Palácio da Pena.

Palácio Nacional da Pena

O Palácio Nacional da Pena é um dos locais mais emblemáticos de Portugal e visita obrigatória durante o seu roteiro em Sintra.

Ele está localizado no alto de uma colina, rodeado por uma enorme floresta. O palácio é cheio de cores, muito bem preservado e com muitas salas e quartos para visitar.

É possível subir até o Palácio de ônibus, ou ir caminhando, mas a subida é bastante íngreme. Além disso, é possível comprar bilhetes combos para visitar as várias atrações de Sintra no mesmo dia. 

Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira é um palácio classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO e outro lugar incrível para visitar em Sintra, Portugal.

Possui enormes jardins, lagos e grutas em mais de 4 hectares. É um dos lugares tradicionais para visitar no seu roteiro em Sintra e vale a pena a conhecer.

Palácio Nacional de Sintra

O Palácio Nacional de Sintra foi utilizado pela Família Real Portuguesa até o final da Monarquia, em 1910. Hoje é uma propriedade do Estado Português e está aberto a visitação do público.

Cabo da Roca

O Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da Europa. Com uma vista espetacular para o Oceano Atlântico, o Cabo da Roca está localizado no Parque Natural de Sintra-Cascais. O local é repleto de falésias e conta com um farol e loja turística.

Para visitar o Cabo da Roca, o ideal é ir de carro. O trajeto de carro é de 30 minutos (sendo 19,5 quilômetros do Palácio Nacional de Sintra).

Onde se hospedar

Existem opções de hospedagem em Sintra para todos os bolsos. Há muitas opções de hotéis 5 estrelas e spa para quem busca conforto para curtir férias inesquecíveis. Entre os melhores hotéis de Sintra estão:

  • Hotel Tivoli Palácio de Seteais
  • Penha Longa Resort
  • Vila Galé Sintra Resort Hotel Conference & Spa
  • Hotel Tivoli Sintra
  • Sintra Boutique Hotel
  • Arribas Sintra Hotel (beira-mar)
  • Sintra Marmoris Palace

Gastronomia portuguesa em Sintra

Durante o seu roteiro em Sintra não deixe de experimentar os pratos típicos portugueses. Portugal possui uma gastronomia muito rica, com muitos frutos do mar, peixes grelhados e pratos com bacalhau regados a muito azeite.

Entre os pratos do litoral de Sintra estão o robalo, o polvo, mexilhões e percebes. Entretanto, não são só frutos do mar que você encontrar em Portugal.

Nas carnes, o leitão de Negrais, a carne de porco às Mercês e o cabrito e a vitela assada são os destaques da gastronomia de Sintra.

Em Sintra não deixe de provar os doces tradicionais: a queijadinha da padaria Queijadas da Sapa, um local muito tradicional que funciona desde 1756. Além disso, os travesseiros de Sintra também são muito saborosos.

Os locais mais tradicionais para comer os doces típicos portugueses em Sintra são:

  • Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa
  • Casa dos Fofos de Belas
  • Fábrica de Queijadas Casa do Preto
  • Fábrica de Queijadas Gregório
  • Fábrica de Queijadas Constância Piriquita – Queijadas e Travesseiros 

Visita à adegas em Sintra

Se você estiver com tempo durante o seu roteiro em Sintra, aproveite para visitar uma das adegas da região e fazer a prova de vinhos portugueses.

Veja a lista das adegas de Sintra para visitar:

  • Adega Beira Mar
  • Adega Regional de Colares
  • Adega Viúva Gomes
  • Caves Visconde de Salreu
  • Casal Santa Maria

Aproveite para conhecer também um roteiro de 3 dias Lisboa e Porto, para quem tem pouco tempo para conhecer Portugal. Tenha uma boa viagem!