Entenda os tipos de seguros para ir a Portugal

Entenda os tipos de seguros para ir a Portugal

26.09.2021

Descubra quais os tipos de seguros para ir para Portugal tanto a turismo, quanto para residir.

Se você pretende morar em Portugal ou visitar o país europeu precisará de um seguro de viagem. Mas qual a diferença entre um seguro para morar e um para viajar? Qual dos dois e gratuito e qual é obrigatório? Hoje vamos te explicar tudo para você conhecer qual é necessário em cada situação.

Tipos de seguros para ir a Portugal

Muitas pessoas esquecem de fazer um seguro de viagem internacional na hora de viajar para Portugal por não saberem que é necessário. Portanto, a primeira coisa a saber é que o seguro de saúde é obrigatório para quem viaja para Portugal. A cobertura mínima deve ser de € 30 mil euros e o seguro é válido para toda a União Europeia.

Os turistas que viajam para o Espaço Schengen Europeu podem ficar até 90 dias a turismo, sem a necessidade de um visto. Entretanto, os viajantes devem ter a passagem de volta, comprovantes de hospedagem, comprovantes financeiros para se manter durante o período, um passaporte válido (com prazo de pelo menos 6 meses antes da validade) e um seguro de viagem internacional. 

Esse é um ponto muito importante: brasileiros podem visitar a Europa por até 90 dias, mas sempre a turismo e com todos os comprovantes que listamos acima. Para quem deseja morar no exterior, é necessário solicitar um visto prévio do país para o qual deseja residir ou possui a dupla nacionalidade europeia. 

Muito importante: em ambos os casos, morar ou visitar, o seguro de saúde é obrigatório!

Veja quais os tipos de seguros para ir a Portugal:

Seguro PB4 para morar em Portugal

O seguro PB4 é indicado para quem vai morar em Portugal. Ele é um acordo bilateral entre Portugal e Brasil e dá direito ao acesso ao Sistema Nacional de Saúde (os portugueses também tem acesso ao SUS do Brasil). Ele também é conhecido como Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM).

Dessa forma, o seguro é gratuito e pode ser solicitado por qualquer brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil. Ele também é válido para quem pretende morar na Itália ou Cabo Verde (África).

O seguro PB4 deve ser solicitado pelo site do governo brasileiro e tempo médio para ficar pronto é de 30 dias, por isso peça com tempo antes da sua viagem. Importante saber que o seguro PB4 é válido apenas para quem vai morar em Portugal.

Mas existem pessoas que também escolhem outros tipos de seguros para ir a Portugal, como por exemplo, um seguro privado, como forma de garantia para os primeiros dias e primeiras semanas no país, até escolherem um imóvel para morar e organizarem tudo.

Descubra quais as diferenças em morar no Norte e no Sul de Portugal.

Como utilizar o seguro PB4 em Portugal?

O seguro PB4 em Portugal deve ser utilizado logo na chegada ao país, para a solicitação do número de utente em Portugal. O estrangeiro já deve ter uma residência no país (sabendo o seu bairro) e deve ter a sua documentação toda em dia (Título de Residência ou Bilhete de Identidade para quem possui dupla nacionalidade europeia).

O local para o pedido do número de utente, com a apresentação do seguro PB4 deve ser feita no Centro de Saúde central da cidade (onde são feitos novos cadastros de usuários/utentes).

Normalmente não é necessário agendamento, você pode apenas chegar com os documentos, pegar uma senha e aguardar ser chamado. 

Quem tem seus documentos todos em dia para morar em Portugal, já consegue seu número de utente na hora. Mas a designação de um médico de família pode levar mais de um ano (dependendo da cidade portuguesa).

Porém, com seu número de utente você já pode ser atendido na Urgência do Hospital público, nos centros de saúde para consultas no dia, etc. Ou seja, você já pode utilizar o Sistema Nacional de Saúde – SNS de Portugal. 

Saiba como encontrar o melhor local para viver em Portugal.


Seguros Promo

Seguro de Viagem Internacional

Já um seguro de viagem internacional ou seguro de saúde internacional é destinado para quem viaja a turismo para Portugal ou outro país da Europa. O seguro é obrigatório e você pode escolher a seguradora de acordo com o seu gosto, ou estilo de viajante.

Existem coberturas mais completas e as mais simples. Além disso, o fator idade pode alterar o preço, bem como grávidas que viajam para o exterior. A escolha certa do seguro é muito importante para que ele cubra as suas despesas médicas em caso de acidente ou de uma doença no exterior. 

Outros itens comuns nos seguros internacionais de viagem são a cobertura em caso de extravio de bagagem, cancelamento de voo, diária em hotel em caso de atraso de muitas horas do voo, etc. Portanto, pesquise bem todas as opções de cobertura e compare os preços de acordo com a sua idade.

O site Seguros Promo é uma ótimo ferramenta de busca, pesquisa, comparação e contratação de um seguro de viagem internacional. Além de economizar muito, o site de mostra qual seguro é mais vantajoso, uma excelente maneira de poupar tempo e dinheiro. 

Passagem aérea para Portugal, qual o melhor momento para comprar?

Através do site, você faz tudo online, sem a necessidade de sair de casa. O seguro deve ser feito com antecedência, antes da sua viagem e você deve imprimir a apólice para levar junto na sua viagem. 

Com o seguro internacional, você será atendido em um hospital privado no exterior e terá acesso à Urgência do hospital em caso de acidente ou doença durante a sua viagem. 

Alguns seguros também incluem pacotes odontológicos e auxílio farmácia, na compra de medicamentos. Tudo vai depender de qual seguradora você escolher.  

Conclusões

Escolher um seguro de viagem para Portugal é fácil e com essas nossas dicas, com certeza você poupará bastante tempo e dinheiro. Pesquise bastante e escolha a melhor opção pra você. Tenha uma boa viagem para Portugal!

Veja também: 6 cidades europeias incríveis para visitar pós-pandemia.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como é morar em Lisboa: vale a pena morar na capital portuguesa?

19/10/2021
Visitar

Conheça Braga e Aveiro: destinos para visitar em Portugal

07/10/2021
Visitar

Como procurar um imóvel para morar em Portugal

05/10/2021