Roteiro para Fátima em Portugal

Roteiro para Fátima em Portugal

01.10.2020

Fazer um roteiro para Fátima em Portugal é entrar em um lugar cheio de significado, com uma energia incrível. Se você está planejando uma viagem por Portugal, não pode deixar de conhecer a cidade de Fátima, o principal destino religioso do país luso. 

Como chegar em Fátima

A cidade de Fátima em Portugal fica na região centro do país, a 128 quilômetros da capital Lisboa (1 hora e 20 minutos de viagem). 

É possível chegar em Fátima de carro, ônibus ou trem. Se você deseja conhecer várias cidades portuguesas e ter mais flexibilidade de horários, alugar um carro em Portugal pode ser a melhor opção.

A minha dica de roteiro para Fátima é chegue em Lisboa, alugue um carro e vá subindo. Conheça Lisboa, Cascais e Sintra, depois disso, siga para Fátima. 

Além disso, a distância de Coimbra a Fátima é de apenas 85 quilômetros (cerca de 50 minutos de viagem) e também vale a penha visitar a cidade histórica. 

Também é possível chegar à Fátima através de excursões de um dia com o Get Your Guide. Você pode reservar online com antecedência e fazer um roteiro de um dia em Fátima.

Roteiro para Fátima: o que visitar

Vista de Fátima de noite

A cidade de Fatima é mundialmente conhecida e um dos principais destinos de peregrinação católica do mundo. O local já foi visitado por diversos papas e atrai milhares de fiéis todos os anos. 

Conheça as principais atrações de Fátima:

Santuário de Fátima e Capelinha das Aparições

O Santuário de Fátima é a principal atração da cidade. Foi no local, na sua Capelinha das Aparições que Nossa Senhora de Fátima apareceu para os três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta no ano de 1917.

Já no ano de 1919, a Capelinha das Aparições foi erguida em honra de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. 

Desde então, o Santuário de Fátima é um dos locais mais visitados de Portugal, recebendo em média 6 milhões de visitantes por ano, um dos mais importantes destinos de peregrinação.  

Além disso, o Santuário conta com missas diversas vezes ao dia e em diversos idiomas. 

Depois de visitar o Santuário de Fátima e a Capelinha das Aparições, você ainda consegue visitar lugares muito importantes de demonstração da fé católica, como a casa dos três pastorinhos. 

Do lado da Capelinha das Aparições também é possível avistar a Azinheira Grande, uma árvore com mais de 100 anos que sobreviveu desde o tempo das Aparições de Fátima. 

Confira também um Roteiro de 7 dias em Portugal.

Casa dos Pastorinhos na vila de Aljustrel

Portanto, se você tiver mais tempo no seu roteiro para Fátima, a dois quilômetros de distância do Santuário de Fátima estão localizadas as casas dos três pastorinhos.

O local muito simples preserva a história, com móveis e objetos pessoais quase que intactos. 

Endereços para visitar:

  • Casa da Lúcia: Rua dos Pastorinhos 86, 2495-301 Fátima.
  • Casa de Francisco e Jacinta: Rua dos Pastorinhos 42, 2495-301 Fátima.

Basílica da Santíssima Trindade de Fátima

Basílica da Santíssima Trindade de Fátima

A Basílica da Santíssima Trindade de Fátima fica em frente ao Santuário de Fátima e foi inagurado em 2007. A igreja serve como apoio para receber os fiéis, já que o Santuário fica completamente lotado nas datas comemorativas.

O dia mais importante do ano para os fiéis é o dia 13 de cada mês, especialmente no dia 13 de maio, data da primeira aparição de Fátima. 

Contudo, no dia 13 de outubro, 5 meses depois, aconteceu a segunda aparição de Fátima, no ano de 2017. Por isso, a data é também bastante celebrada. 

O Milagre do Sol, como é conhecida a segunda aparição de Fátima foi testemunhada por cerca de 70 mil pessoas na Cova da Iria, perto da cidade de Fátima, em Portugal. 

Museu Interativo – O Milagre de Fátima

Ao lado do Santuário de Fátima também é possível visitar o Museu Interativo – O Milagre de Fátima. O museu conta a história de Nossa Senhora de Fátima com hologramas e vídeos 3D de forma bastante explicativa. 

Para quem quer conhecer toda a história das aparições de Fátima, com certeza vale a pena a visita. 

Visitar o comércio local

Depois de conhecer o Santuário de Fátima e os principais locais da cidade, não deixe de passear nas ruas perto do Santuário e ver o comércio local. 

Desse modo, você poderá comprar souvenirs, rosários, imagens de Fátima, água benta, artesanatos e diversas lembranças da cidade. Vale a pena conferir e os preços são bem atrativos. 

Conhecendo Porto: o que você não pode deixar de visitar.

Quantos dias ficar em Fátima?

É possível conhecer a cidade e fazer um roteiro para Fátima em um dia. Há boas opções de hotéis para dormir na cidade, mas você também pode aproveitar para conhecer a praia de Nazaré no mesmo dia. 

Nazaré é a cidade das ondas gigantes de Portugal e fica bem pertinho de Fátima. São apenas 55 quilômetros de distância (cerca de 45 minutos de viagem). 

Fátima em Portugal

A melhor forma de chegar em Nazaré e conhecer as duas cidades no mesmo dia é de carro. 

Suba até o Farol de Nazaré e veja as falésias lá do alto. A vista é espetacular em um dia de sol e você ainda pode ter a sorte de ver uma onde gigante de perto. 

Horários das missas em Fátima

Se você quer aproveitar sua viagem à Fátima em Portugal para assistir uma missa, confira os horários:

7h30 – Missa Basílica da Santíssima Trindade de Fátima

9h00 – Missa Basílica da Santíssima Trindade de Fátima

11h00 – Missa Basílica da Santíssima Trindade de Fátima

12h00 – Rosário na Capelinha das Aparições

12h30 – Missa na Capelinha das Aparições

14h00 – Rosário na Capelinha das Aparições

15h00 – Missa Basílica da Santíssima Trindade de Fátima

16h30 – Missa Basílica da Santíssima Trindade de Fátima

18h30 – Rosário na Capelinha das Aparições

18h30 – Missa Basílica da Santíssima Trindade de Fátima

21h30 – Rosário na Capelinha das Aparições

Acesse o site do Santuário de Fátima e confira toda a programação e horários. Além de assistir presencialmente, também é possível acompanhar as celebrações pela internet, pelo Youtube ou Facebook

Além de assistir uma missa em Fátima, muitos fiéis vão pagar promessas no Santuário. Por isso, é comum ver pessoas caminhando ajoelhadas na Capelinha das Aparições. 

Sem dúvida, é um local muito especial e mágico. Tenho certeza que você também irá se encantar e se emocionar com a energia de Fátima. 
Por dentro de Portugal: o turismo fora dos grandes centros.

POSTS RELACIONADOS

Empreender

Por que Lisboa está se tornando um grande polo de inovação

20/11/2020
Visitar

Tour do vinho em Portugal: as principais vinícolas de Portugal

19/11/2020
Morar

Vídeo: vistos para morar em Portugal

12/11/2020