Portugal: Trabalhar no Porto ou Lisboa

Portugal: Trabalhar no Porto ou Lisboa

11.01.2021

Viver em Portugal já se tornou a realidade para milhares de brasileiros. Dados de 2019 do SEF, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do país europeu, mostram que 150 mil brasileiros residem oficialmente em Portugal. Porém, hoje vamos descobrir se é melhor trabalhar no Porto ou Lisboa, confira.

Trabalhar no Porto ou Lisboa

As duas cidades mais importantes de Portugal são, respectivamente, Lisboa e Porto. A capital do país, Lisboa, é atualmente um pólo de tecnologia na Europa e se tornou um hub de startups. Já a cidade do Porto conta com uma economia pujante e com milhares de pequenas e médias empresas.

Entretanto, na hora de escolher trabalhar no Porto ou Lisboa, surgem várias dúvidas. Por isso, agora vamos falar sobre os diferentes aspectos das duas cidades portuguesas para ajudar quem está em dúvida entre uma ou outra para viver e trabalhar.

Trabalhar em Lisboa

Trabalhar em Lisboa

Lisboa é a capital de Portugal e a cidade mais importante do país. Com pouco mais de meio milhão de habitantes, trabalhar em Lisboa se tornou a realidade para profissionais de diversas áreas.

Antes da pandemia, o turismo representava uma grande parcela da economia de Lisboa, porém são as empresas de tecnologia que proporcionam os empregos mais desejados. Na Grande Lisboa fica a sede das principais empresas de tecnologia do mundo como Google, Microsoft, Cisco, etc.

Além disso, com milhões de euros investidos por órgãos do governo em projetos de desenvolvimento, Lisboa se tornou um pólo de empresas que estão iniciando. As startups revolucionaram a capital e trouxeram profissionais altamente qualificados de diversos países.

Saiba como investir em franquias em Portugal.

Vantagens de trabalhar em Lisboa

Tudo acontece em Lisboa. A capital de Portugal é onde “tudo acontece”, isso porque a cidade abriga grandes empresas, mas também onde estão as principais emissoras de televisão e o maior aeroporto do país.

Entre as principais vantagens de trabalhar em Lisboa estão a infraestrutura de transportes e as oportunidades de trabalho. Além disso, os salários costumam ser mais altos e existem mais ofertas de emprego em determinadas áreas, como a de tecnologia.

Desvantagens de trabalhar em Lisboa

Porém, viver e trabalhar em Lisboa também conta com algumas desvantagens. A principal delas é o custo de vida elevado. Os preços dos aluguéis são altos em Lisboa, por isso você provavelmente terá que morar em uma região mais afastada.

Outra desvantagem, além do custo de vida, é que a concorrência é bastante alta. Mesmo que você seja da área de tecnologia, saiba que você estará competindo com profissionais altamente qualificados de outros países europeus para uma mesma oportunidade de trabalho em Lisboa.

Descubra quais as melhores cidades para se trabalhar em Portugal.

Trabalhar no Porto

Trabalhar no Porto

Se você pretende trabalhar no Porto ou Lisboa, saiba que na cidade do Porto o custo de vida é relativamente mais baixo do que em Lisboa. Porém, são cidades e realidades completamente diferentes. O Porto é menor do que Lisboa, mas também existem vantagens e desvantagens, confira.

Vantagens de trabalhar no Porto

Entre as vantagens de trabalhar no Porto estão a facilidade de locomoção (qualidade dos transportes), do tamanho da cidade, do custo de vida mais baixo em relação a Lisboa e da infraestrutura.

Sobre o custo de vida, o site Numbeo mostra que em relação ao aluguel, no Porto o custo é, em média, 20% mais baixo do que em Lisboa. Porém, é importante dizer que o mesmo site aponta que a diferença entre os salários mensais médios variam 22% entre Lisboa e Porto, sendo que a capital portuguesa paga melhor.

Desvantagens de trabalhar no Porto

Entre as desvantagens de se trabalhar no Porto estão as relacionadas com as oportunidades de emprego em determinadas áreas. Porém, é necessário ter em conta que apesar de as duas (Lisboa e Porto) serem as cidades mais importantes de Portugal, elas são muito diferentes.

Outra desvantagem é que os salários são em média mais baixos e de maneira geral a mentalidade é mais interiorana. Mesmo que eu não considere isso uma desvantagem, caso você venha de uma grande cidade como São Paulo, isso pode fazer a diferença no dia a dia.

Conheça as melhores cidades para morar em Portugal.

Trabalhar no Porto ou Lisboa — a sua escolha

Se você busca uma vida menos corrida e estressante, com certeza fica mais fácil escolher entre trabalhar no Porto ou Lisboa. A primeira opção (Porto) é onde você vai ter mais qualidade de vida, pois além de ser menor e mais barata em comparação com Lisboa, o Porto pode ter uma oportunidade de emprego que compensa.

Porém, se você gosta do ritmo de vida mais acelerado, se quer ter contato com pessoas do mundo todo e trabalhar em uma grande empresa de tecnologia, eu aconselho que você escolha Lisboa. Novamente é interessante dizer que são cidades completamente diferentes e com estilos de vida distintos.

Outra diferença é o clima. O sul de Portugal (Lisboa) é mais quente e tem mais dias de sol do que o norte do país (onde está a cidade do Porto)

Dica para ajudar a escolher entre trabalhar no Porto ou Lisboa

Talvez você possa encarar com uma dica boba, mas darei mesmo assim. Se você está em dúvida entre trabalhar no Porto ou Lisboa, visite as duas cidades e passe um tempinho nelas. Obviamente que não precisa ser uma grande temporada, mas alguns dias podem fazer a diferença na escolha.

Lisboa é a capital de Portugal e onde o ritmo de vida é mais acelerado. Com diversas multinacionais, mais pessoas se deslocando e aquele estresse de uma grande cidade. Porém, vale ressaltar que não se compara com outras capitais europeias como Londres e até Madrid, muito menos São Paulo ou Rio de Janeiro.

Caso você opte por trabalhar no Porto, saiba que a vida passa mais devagar na cidade portuguesa do norte. Para algumas pessoas o ritmo mais lento do Porto em relação a Lisboa pode ser um problema, mas para mim resulta em qualidade de vida e menos estresse no dia a dia.

Por isso, visite as duas cidades. Porém tente senti-las, use transporte público nos horários de ponta, se desloque num trajeto imaginário entre onde você gostaria de morar e trabalhar e faça isso algumas vezes. Tente se imaginar vivendo em uma das duas cidades que, com certeza, a decisão de trabalhar no Porto ou Lisboa ficará mais fácil.
Vídeo: conheça as opções de vistos para morar em Portugal.

Não esqueça, de no caso de você não possuir a cidadania portuguesa, que você precisará de um visto de trabalho para trabalhar em Portugal. Saiba como adquirir o visto clicando aqui.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Cartão Cidadão em Portugal, saiba como tirar o seu

24/02/2021
Morar

Salário em Portugal comparado ao Brasil

08/02/2021
Visitar

Bebidas típicas portuguesas: conheça a Ginja

01/02/2021