Portugal é o 4º país mais pacífico do mundo, entenda o ranking

Portugal é o 4º país mais pacífico do mundo, entenda o ranking

04.09.2021

Morar em lugar seguro é o primeiro passo para ter qualidade de vida, veja porque Portugal é o 4º país mais pacífico do mundo.

Todos os anos o Institute for Economics & Peace (IEP) publica o Índice Global da Paz (Global Peace Index). O documento está na sua 15ª edição e classifica 163 estados e territórios independentes de acordo com seu nível de paz. Atualmente o índice é considerado a principal medida mundial de paz global. Se você pretende morar no exterior, entenda porque Portugal é o 4º país mais pacífico do mundo.

Mais sobre o ranking

Segundo informações do Institute for Economics & Peace, o Índice Global da Paz consegue cobrir 99,7% da população mundial, usando 23 indicadores qualitativos e quantitativos de fontes altamente respeitadas. O documento é desenvolvido medindo o estado de paz tendo em conta: o nível de segurança social, segurança, conflito internacional e grau de militarização.

Os resultados de 2021 mostram que o nível médio de tranquilidade e paz piorou 0,07%. Segundo a publicação, o número mostra a nona deterioração da paz nos últimos treze anos, com 87 países melhorando e 73 registrando pioras. No entanto, a mudança na pontuação é o o segundo menor da história do índice.

Veja como transferir dinheiro para Portugal.

Guerras e pandemia

O Global Peace Index de 2021 revela um mundo em que os conflitos e crises que surgiram na última década começaram a diminuir. Porém, os conflitos armados e guerras podem ser substituídos por uma nova onda de tensão e incertezas como resultado da pandemia de COVID-19 e tensões crescentes entre muitas das principais potências.

Todavia, é certo que o impacto total da pandemia de COVID-19 na paz ainda está se revelando. Embora algumas formas de violência tenham diminuído no curto prazo, do outro lado aumentou o mal-estar com bloqueios e uma incerteza crescente em relação à economia que resulta em uma sociedade menos estável em 2020.

O documento mostra que mais de 5 mil eventos violentos relacionados à pandemia foram registrados entre janeiro de 2020 e abril de 2021. Contudo, a publicação sugere que ainda é cedo para avaliar totalmente os efeitos de longo prazo da pandemia no índice global da paz.

Veja a cotação do Euro e como transferir dinheiro para Europa.

Portugal é o quarto país mais pacífico e seguro do mundo

A Islândia está em primeiro lugar da lista e continua sendo o país mais pacífico do mundo, posição que ocupa desde 2008. É juntada no topo do índice pela Nova Zelândia, Dinamarca, Portugal e Eslovênia. 

O Afeganistão é o país menos pacífico do mundo pelo quarto ano consecutivo, seguido por Iêmen, Síria, Sudão do Sul e Iraque. Todos, exceto Iêmen, foram classificados entre as cinco nações menos pacíficas desde 2015, com o Afeganistão sendo classificado entre as três nações menos pacíficas desde 2010.

Oito dos dez países no topo do Global Peace Index estão localizados no continente europeu. Esta é a maioria dos países europeus ser classificado entre os dez primeiros da história do índice. 

Singapura caiu fora dos dez primeiros, substituída pela Irlanda que melhorou em três lugares. Apenas três das nove regiões do mundo se tornaram mais pacíficas em 2020. 

A maior melhoria ocorreu no Oriente Médio e Norte da África (MENA — MENA é uma sigla na Língua inglesa referindo-se a regiões do Médio Oriente e Norte da África), seguida pela Europa e Sul da Ásia.

Conheça os melhores países europeus para abrir uma Startup e começar um negócio.

Regiões mais e menos pacíficas

No entanto, a MENA ainda é a região menos pacífica no mundo. Na Europa a melhoria em paz foi impulsionada por melhorias internas em controles, segurança e proteção, incluindo melhorias em impacto do terrorismo, manifestações violentas e crimes violentos. No entanto, a instabilidade política e militar fizeram os gastos aumentarem.

A maior deterioração regional ocorreu na América do Norte, que piorou em todas as análises feitas pelo ranking. O principal motivador na queda e piora na tranquilidade foi uma deterioração no domínio da proteção e segurança, especialmente nos Estados Unidos, onde o crescimento civil agitação levou a percepções crescentes de criminalidade e instabilidade política.


Seguros Promo

Índice de paz: panorama geral 

Nos últimos quinze anos, a paz diminuiu. Dos 163 países analisados pelo Global Peace Index, 86 registraram melhorias, enquanto 75 registraram deteriorações e dois não registraram alteração na pontuação. A deterioração ano após ano na paz tem sido muito mais comum, com a paz apenas melhorando quatro vezes desde o início do índice.

15 de 23 indicadores utilizados no ranking pioraram entre 2008 e 2021. A militarização foi o único domínio a melhorar. Terrorismo e agitação civil foram os maiores contribuintes para a deterioração global da paz. Noventa países registraram aumento da atividade terrorista, enquanto apenas 50 tinham níveis mais baixos de terrorismo. 

Como encontrar a melhor passagem aérea: veja as nossas dicas.

Portugal é o 4º país mais seguro do mundo

O Global Peace Index mostra Portugal como o 4º país mais pacífico do mundo. Porém se analisarmos somente os países da União Europeia, Portugal ocupa a segunda posição do países mais seguros. E o fato do país europeu ser considerado um dos países mais pacíficos do mundo atrai muitos brasileiros que buscam mais tranquilidade e segurança.

Importante ressaltar que a questão da segurança em Portugal vai além da violência e de questões policiais, pois se tornou um ativo na atração e retenção de pessoas e talentos para o país. Em 2020 os registros de crimes em Portugal diminuíram, mesmo com a pandemia.

De ressaltar que Portugal está, ano após ano, alcançando melhores posições no ranking mundial da paz. Em 2018, para termos uma ideia, Portugal ocupava a 18ª posição e em 2021 está na quarta.

Conheça as melhores cidades para morar em Portugal e veja qual mais combina com seu perfil. Veja também os nossos serviços para comprar imóvel em Portugal ou investir no país europeu.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Portugal é o 4º país mais pacífico do mundo, entenda o ranking

04/09/2021
Morar

Portugal é seguro para viver?

10/08/2021
Morar

Guia de viagens em Portugal, entenda porquê vale a pena

09/08/2021