Porque morar em Coimbra pode ser uma ótima opção

Porque morar em Coimbra pode ser uma ótima opção

05.01.2021

Coimbra é uma cidade histórica de Portugal. Localizada na região centro do país, possui cerca de 150 mil habitantes. É sede da universidade mais antiga de Portugal, a Universidade de Coimbra, fundada no ano 1290. Se você está planejando morar em Coimbra, conheça tudo sobre a cidade portuguesa a seguir e quais as vantagens e desvantagens de residir na cidade.

Como é morar em Coimbra?

Coimbra é uma cidade muito importante na história do país luso, onde viveram os primeiros reis de Portugal. Além de ser a capital do Distrito, é a maior cidade da região Centro de Portugal. 

Com mais de mil anos de história, até o ano de 1255 Coimbra foi a capital de Portugal. Na cidade está localizado o primeiro Panteão Nacional, o Mosteiro de Santa Cruz

Morar em Coimbra significa ter um custo de vida mais baixo do que a capital Lisboa, ter mais qualidade de vida e mais tranquilidade. Localizada próxima das montanhas e do mar, Coimbra fica a apenas 40 minutos de distância da Serra de Lousã e a 45 minutos das belas praias de Figueira da Foz. Perfeito para aproveitar os meses do Verão europeu, entre junho e setembro. 

A distância com a capital de Portugal também é bastante favorável. De carro são apenas 2 horas de viagem (204 quilômetros) em ótimas estradas. Além disso, de comboio (trem) apenas 1h39 de alfa-pendular (o trem mais rápido) e também há a opção de viajar de ônibus para diversas cidades de Portugal, com preços acessíveis. 

Veja quais os melhores negócios para empreender em Portugal e abrir um negócio na Europa. 

Belezas e atrações de Coimbra

Morar em Coimbra
Rio Mondego

Ao morar em Coimbra você fará uma viagem no tempo. Com muitos locais importantes da história de Portugal, há muito o que visitar e ótimos lugares para passear. 

Mas não pense que você encontrará apenas coisas antigas. Coimbra também conta com modernos shopping centers, bares, restaurantes e atrações para os jovens. 

Como uma das mais importantes cidades universitárias da Europa, Coimbra tem muito a oferecer. A cidade é banhada pelo Rio Mondego, que vem da Serra da Estrela. É possível fazer caminhadas na beira do rio, passear pelas ladeiras históricas, visitar o Jardim Botânico de Coimbra. 

Além disso, Coimbra conta com duas catedrais (a Sé Velha e a Sé Nova de Coimbra) e igrejas belíssimas. E é também, o local da história de amor de Inês de Castro e o futuro rei de Portugal D. Pedro I.

A Quinta das Lágrimas é local que marca essa história de amor proibido e um dos locais mais emblemáticos da cidade e lindíssima para visitar.

Desse modo, Coimbra é repleta de atrações e monumentos importantes. A Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo ainda em funcionamento é Patrimônio Mundial da UNESCO desde o ano de 2013. 

O destaque da universidade vai para a Biblioteca Joanina, uma das mais lindas e impressionantes do mundo. Um visita obrigatória para quem está planejando morar em Coimbra, ou apenas visitar a cidade portuguesa. 

Estudar em Portugal: conheça as cidades que são destinos para estudantes.

Locais de compras em Coimbra

Além dos lugares históricos, morar em Coimbra também significa ter acesso as melhores lojas e marcas nacionais e internacionais. Entre os principais locais de compras e de entretenimento estão:

Coimbra em números

Conheça alguns números da cidade de Coimbra e descubra se ela combina com seu estilo de vida:

População: 143 mil habitantes

Número de freguesias (bairros): 18

Área: 319,4 km²

Ano de fundação do município: 1111

Região: Centro

Feriado municipal: 4 de julho (Data da Rainha Santa Isabel de Portugal). 

Shopping centers: 3 

Jardim Botânico: 1 

Conheça quais as melhores cidades para morar em Portugal, de acordo com seu estilo de vida.

A Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é um dos principais motivos que levam os brasileiros a morar em Coimbra. A universidade histórica é muito forte na área de Direito e conta com mais de 25 mil alunos, sendo 5.275 de nacionalidade estrangeira. 

Ao todos são 105 nacionalidades diferentes que frequentam a universidade. Entre as áreas estratégicas de Coimbra estão: 

  • Saúde; 
  • Clima, Energia e Mobilidade; 
  • Recursos Naturais, Agroalimentar e Ambiente; 
  • Digital, Indústria e Espaço; 
  • Património, Cultura e Sociedade Inclusiva.

Com três campi, a universidade conta com dois estádios, dois museus, 16 bibliotecas, um jardim botânico, um teatro, 14 residências universitárias e 18 cafeterias e cantinas. Ao todo são mais de 1.500 alunos que moram nas residências universitárias enquanto estudam em Coimbra. 

Veja também como fazer intercâmbio em Portugal.

Vantagens de morar em Coimbra

Agora que você já conhece melhor a cidade, descubra algumas das vantagens de morar em Coimbra, na região centro de Portugal:

  • Qualidade de vida e segurança;
  • Tranquilidade e cidade de médio porte;
  • Atrações e locais de entretenimento;
  • Boa infraestrutura;
  • Saúde pública de qualidade;
  • Perto da praia: 45 minutos de carro;
  • Universidade histórica e renomada para estudar;
  • Custo de vida mais baixo que Lisboa e Porto;
  • Vida universitária agitada.

Desvantagens

Já entre as desvantagens de morar em Coimbra estão:

  • Vida mais pacata e sem tanto agito do que nos grandes centros;
  • Poucos eventos e shows internacionais;
  • Cidade fica parada nos meses de férias universitárias;
  • Poucas opções de emprego;
  • Salário mais baixo que da capital Lisboa. 

Descubra também quais os países com menor custo de vida da Europa.

Se você pretende morar em Portugal ou em outro país da Europa, conheça os nossos serviços oferecidos. Contamos um com equipe especializada em cidadania portuguesa, italiana, alemã, espanhola, em vistos de residência, diagnósticos de mercado, compra de imóveis em Portugal. Além da internacionalização de empresas para o continente europeu. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas para morar na Europa

POSTS RELACIONADOS

Empreender

Portugal: Trabalhar no Porto ou Lisboa

11/01/2021
Morar

Porque morar em Coimbra pode ser uma ótima opção

05/01/2021
Morar

Nova lei da nacionalidade portuguesa aprovada pelo presidente

28/12/2020