Como procurar um imóvel para morar em Portugal

Como procurar um imóvel para morar em Portugal

05.10.2021

Se você está planejando recomeçar a vida no exterior, saiba como procurar um imóvel para morar em Portugal. 

Encontrar um imóvel para morar em Portugal pode ser uma tarefa difícil de se fazer estando no Brasil e principalmente quando você não conhece bem as cidades portuguesas para escolher um bairro. Com o mercado imobiliário bastante disputado, para encontrar um imóvel em Portugal é preciso ter bastante persistência. Veja tudo a seguir e as melhores dicas para encontrar um imóvel. 

Como procurar um imóvel para morar em Portugal

O primeiro passo para procurar um imóvel para morar em Portugal é decidir a cidade que você irá residir com sua família. Se você vem sozinho para Portugal para estudar em uma universidade, precisará morar perto dela para se deslocar com mais facilidade. 

Se você irá trabalhar em Portugal e já tem um contrato de trabalho, pode escolher um imóvel mais próximo do seu trabalho para ganhar tempo no seu dia a dia e ter mais tempo de qualidade.

Além disso, pesquise quais os melhores bairros para morar em Portugal, que aqui se chamam freguesias. Navegue também pelo Google Maps e Google Street View da cidade pretendida para conhecer as ruas e ver se você gosta do local. 

Nem sempre o mais barato será o local ideal para você, por isso, pesquise bastante de acordo com seu estilo de vida e gosto pessoal. Se tem praia perto, lugares para caminhadas, parques, mercados, farmácia, escolas, padarias, boates, casas de show, teatro, o que você gosta de fazer nas suas horas de lazer. 

Conheça as Melhores regiões no sul de Portugal para alugar uma casa e morar no Algarve. 

Principais sites de busca de imóveis em Portugal

Conheça quais os sites de busca de imóveis em Portugal e quais as imobiliárias para pesquisar casas ou apartamentos:

Sites:

Imobiliárias:

  • REMAX
  • ERA
  • Century 21
  • KW Portugal
  • LUXIMOS Christie´s
  • Engel & Voelkers 
  • Comprar Casa
  • Zome
  • Frontal Imobiliária

Também pode te interessar ler: como comprar e financiar imóvel em Portugal.

Tipologia dos imóveis em Portugal

Veja quais as diferenças na tipologia dos imóveis em Portugal na hora de procurar um imóvel para morar em Portugal:

  • Apartamento: um imóvel em prédio. Quando o imóvel é RC (rés de chão) 
  • Estúdio: uma quitinete/flat
  • Moradia: casas 
  • Prédio: edificio inteiro para compra
  • Terreno: espaço para construir
  • Duplex: imóvel de dois andares
  • Quinta: propriedade rural, mais afastada da cidade, normalmente são chácaras ou fazendas.

Quartos

Já para sua pesquisa por imóveis em Portugal, saiba como funciona o número de quartos:

  • T0: quitinete
  • T1: um quarto
  • T1 + 1: um quarto maior e um quarto pequeno sem janela
  • T2: dois quartos
  • T3: três quartos
  • T4: quatro quartos

*Portanto sempre que você ver um anúncio de imóvel escrito T1 + 1, ou T3 + 1, significa que o cômodo +1 não tem janela. 

Veja também qual a classificação energética do imóvel para economizar na conta de energia elétrica, se tem gás encanado, se tem vidro duplo, elevador, garagem, aquecimento ou lareira, etc.  

Lembre-se de olhar todos os detalhes do anúncio e se possível, visite o imóvel pessoalmente para confirmar todas as informação anunciadas pela imobiliária. Outro fator importante é verificar se o imóvel pega sol e qual o horário do dia, para evitar mofo ou umidade. 

Veja quais os documentos necessários para alugar um imóvel em Portugal.

Mercado imobiliário em Portugal

Mesmo com a pandemia, os preços dos imóveis em Portugal continuam em alta. Os preços têm subido ano a ano. Ainda que com a pandemia podemos perceber mais imóveis para vender e alugar, os preços continuam altos. 

Neste ano, entre janeiro e junho de 2021, 96.612 casas foram vendidas em Portugal, um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Em 2020, o ano de início da pandemia, os preços dos imóveis em Portugal caíram, mas em 2021 já voltaram a aumentar novamente.

O valor dos imóveis vendidos no primeiro trimestre de 2021 representaram € 15,5 bilhões de euros, um aumento de 26% em relação ao ano de 2020. 

Leia também: Portugal é seguro para viver? Entenda porque o país é o quarto mais pacífico do mundo. 


Seguros Promo

Quais as melhores cidades para morar em Portugal?

Encontrar o melhor lugar para morar em Portugal vai depender muito do seu estilo de vida. Muitos brasileiros preferem a região do Algarve, no sul de Portugal, por conta do clima. Com mais dias de sol por ano e inverno bem mais ameno, morar no Algarve é ter muita qualidade de vida e boas praias. Aliás, as praias mais bonitas de Portugal.

Já a região metropolitana de Lisboa é a mais indicada para trabalhar. Com um importante hub de tecnologia, Lisboa e região contam com muitas opções de empresas. Amadora e Oeiras também se destacam nesse cenário de empresas de tecnologia e multinacionais. 

Em Lisboa é onde tudo acontece. Portanto, quem quer investir em um negócio, conseguir um melhor emprego ou estar no principal centro financeiro e cultural de Portugal, deve optar por Lisboa para morar. 

Já na região norte de Portugal é onde estão grande quantidade de indústrias de Portugal. Porém, o clima é mais frio, com invernos mais rigorosos e chuvosos. 

Entre algumas cidades do Centro de Portugal que se destacam na qualidade de vida são: Viseu e Leiria. 

É importante que você pesquise bastante sobre a cidade que pretende morar, veja o custo de vida, se tem praia próxima, emprego, escolas, universidades, para descobrir qual combina mais com seu estilo de vida. 

Além de pesquisar os imóveis em Portugal, você pode contratar um serviço especializado para busca da sua casa em Portugal, de quem já conhece o mercado imobiliário português. O Conexão Europa oferece a assessoria para comprar, vender ou alugar uma casa, um apartamento ou escritório no país luso

Antes da mudança para Portugal

Antes de viajar para Portugal, você precisa organizar sua documentação, organizar a viagem e também contratar um seguro de saúde internacional. Por isso, pesquise os melhores preços no site Seguros Promo, para poder comparar as opções de seguradoras no mercado e escolher a melhor para sua idade (relação cobertura X preço). 

Já para encontrar passagens aéreas com preços promocionais, nós recomendamos o site Passagens Promo, para encontrar as melhores tarifas e descontos para sua viagem para Portugal. 
Veja também: como encontrar o melhor local para viver em Portugal.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como é morar em Lisboa: vale a pena morar na capital portuguesa?

19/10/2021
Visitar

Conheça Braga e Aveiro: destinos para visitar em Portugal

07/10/2021
Visitar

Como procurar um imóvel para morar em Portugal

05/10/2021