Ideias brasileiras para abrir empresa em Portugal

Ideias brasileiras para abrir empresa em Portugal

09.09.2020

Atualmente mais de 151 mil brasileiros vivem em Portugal de acordo com dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). Desse modo, muitas ideias brasileiras para abrir empresa em Portugal surgem e podem ser uma excelente oportunidade de investimento no país europeu.

Quais os melhores segmentos para abrir empresa em Portugal?

Ainda que atuar em um nicho muito específico de mercado possa ser um investimento arriscado, pode ser interessante abrir empresa em Portugal pensando nos brasileiros que residem no país europeu.

Porém, é importante ter em conta que muitos produtos e serviços brasileiros já conseguiram atravessar o Oceano Atlântico e fazer sucesso em Portugal e na Europa. Alguns produtos clássicos estão no dia a dia dos europeus como os clássicos chinelos, mas não só.

Veja abaixo alguns segmentos e produtos para abrir empresa em Portugal que podem ser uma excelente opção:

Havaianas

As Havaianas são muito queridas pelos europeus e os portugueses adoram. Tanto os modelos masculinos quanto femininos fazem muito sucesso em Portugal e já estão no dia a dia das pessoas.

Com um sistema de franchising profissional e estabelecido, em Portugal existem 11 lojas das Havaianas nos principais shoppings do país. A empresa busca empresários e investidores com algumas características.

Dentre elas estão a identificação com a marca, a dedicação ao negócio, a experiência no varejo, o conhecimento regional, a capacidade de investimento e a disposição para aproveitar as oportunidades relacionadas ao negócio.

Os valores de investimento a seguir foram retirados do documento de franquias que foi publicado no Brasil, mas servem de indicadores. A taxa de franquia é de R$ 45 mil, o custo de instalação da loja a partir de R$ 300 mil.

Conheça a história de brasileiros que empreendem em Portugal.

Biquínis – moda praia

Outros produtos que são consagrados em Portugal, na Europa e no mundo são os biquínis brasileiros. A vestimenta feminina caiu no gosto das mulheres europeias por realçar as curvas e ter estampas e cortes diferenciados que valorizam o corpo.

Desse modo, abrir empresa em Portugal nesse ramo pode ser um bom negócio. Obviamente que é preciso ter em conta a sazonalidade das vendas, mas em contrapartida é um mercado que pode atender os públicos europeu e brasileiro.

Comidas

Um ramo interessante para quem pensa em abrir empresa em Portugal é o de alimentação. Porém, é preciso ter em conta que os portugueses ainda estão aprendendo a comer coxinha, pão de queijo, bolo, brigadeiro ou pastel.

Ou seja, basicamente você vai ter que focar no público brasileiro e isso pode representar alguns riscos. Além de ser uma população minoritária, muitos mercados já vendem produtos brasileiros congelados a um preço bastante acessível.

Fusion Açaí

Com vários quiosques no país europeu, a empresa Fusion Açaí pode ser uma opção para abrir empresa em Portugal. Novamente é preciso considerar o nicho, mas o consumo de açaí vem aumentando na Europa.

Tapioca 

Tapioca

A tapioca está a cada dia mais “famosa” em Portugal. Por conta de seus benefícios e por ser uma ótima opção para quem quer evitar o glúten, a tapioca já é facilmente encontrada nos mercados portugueses.

O sucesso da tapioca é tanto que já é possível encontrar tapiocarias em diversas cidades de Portugal. Os restaurantes especializados no produto ganham espaço a cada dia e podem ser uma opção para abrir empresa em Portugal.

Veja mais dicas dos melhores negócios para empreender em Portugal.

Empresas de tecnologia

Entrando no ramo de serviços, abrir empresa em Portugal na área de tecnologia pode ser a bola da vez. Como o país europeu precisa muito modernizar os seus serviços, empresas de tecnologia encontram um mercado aberto e promissor.

Com a situação da pandemia, Portugal se viu forçado a se modernizar de maneira urgente. Desse modo, muitas empresas de tecnologia estão crescendo e o país já conta até com uma falta de mão de obra no setor.

Portanto, se você quer abrir empresa em Portugal, pense com carinho na área da tecnologia e busque proporcionar serviços que estão em falta. Com certeza as chances de encontrar sucesso serão grandes.

Como morar em Portugal: conheça os vistos.

Quais as marcas brasileiras em Portugal?

Brasil

Diversas marcas brasileiras já estão presentes em Portugal. Podemos citar O Boticário, Quem disse Berenice, Schultz, Havaianas e etc. Entretanto, no ramo de alimentos a gama de marcas é grande e vai das famosas farofas Yoki até erva para chimarrão Barão.

Dicas para abrir empresa em Portugal

Se você pensa em abrir empresa em Portugal, é importante tem em conta alguns aspectos. Além da questão cultural, vale lembrar que o mercado português é pequeno. Afinal de contas, estamos falando de um país com pouco mais de 10 milhões de habitantes.

Contudo, é preciso ter em conta também as questões de regulação e leis. Por isso, um investimento mais do que necessário é buscar ajuda profissional de advogados e contadores (contabilistas em Portugal) para você evitar problemas de ordem fiscal e legal.

Importante dizer que Portugal recebeu em 2019 quase 30 milhões de turistas. Isso significa quase 3 vezes a população do país, ou seja, quando for pensar em abrir empresa em Portugal, considere também alcançar os turistas.

Servir ou vender também para os turistas pode significar um incremento considerável na renda da sua empresa. Obviamente que trabalhar única e exclusivamente para os turistas pode significar arriscar, especialmente em tempos de pandemia.

Para finalizar, evite investir todo o seu capital para abrir o negócio e ficar sem fluxo de caixa. É importante ter um plano de negócios bem feito e uma sobra de capital para imprevistos. Sem contar que no começo é necessário converter (de real para euro) e nós brasileiros perdemos muito com isso.

Portanto planejamento nunca é demais. Se você quer abrir empresa em Portugal, pesquise, se informe, busque ajuda profissional e, somente depois disso, invista o seu dinheiro. Se você precisar de uma assessoria especializada para abrir empresa em Portugal ou internacionalizar a sua, entre em contato conosco. Também trabalhamos com vistos e cidadanias para morar na Europa.

POSTS RELACIONADOS

Empreender

Por que Lisboa está se tornando um grande polo de inovação

20/11/2020
Visitar

Tour do vinho em Portugal: as principais vinícolas de Portugal

19/11/2020
Morar

Vídeo: vistos para morar em Portugal

12/11/2020