Explorando o norte de Portugal: conheça as principais cidades

Explorando o norte de Portugal: conheça as principais cidades

05.08.2020

A região norte de Portugal compreende cinco distritos, são eles: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança. Além disso, compreende a parte norte dos distritos de Aveiro, Guarda e Viseu. Em sua parte norte e leste, a região faz fronteira com a Espanha. A parte sul faz fronteira com Região do Centro de Portugal (Região das Beiras) e a oeste com o Oceano Atlântico.

Com uma área superior a 21 mil km², a região norte de Portugal corresponde a 24% do Continente. Entretanto, com uma população de 3,6 milhões de habitantes, é a região mais populosa do país e a terceira em área.

Principais cidades do norte de Portugal

Em termos populacionais, as principais cidades do norte de Portugal são: Porto, Vila Nova de Gaia, Braga, Matosinhos, Santa Maria da Feira, Maia, Vila Nova de Famalicão, Barcelos, Viana do Castelo, Vila Real, Guimarães, Chaves e Bragança.

Clima no norte de Portugal

O clima mediterrânico no país é predominante, porém na região norte de Portugal os meses de inverno costumam ser mais rigorosos em termos de temperatura e chuva. Assim como nos meses de verão onde, não raramente, as temperaturas ultrapassam os 38ºC.

Na primavera e no outono as temperaturas costumam variar bastante na região norte de Portugal. Isso porque nas cidades mais altas, as médias são mais baixas do que as cidades do litoral.

De maneira geral, o clima no norte de Portugal em relação ao sul pode se resumir assim: os invernos são mais frios e os verões podem ser mais quentes.

Melhores cidades para visitar no norte de Portugal

Se você pretende visitar a região norte de Portugal, algumas cidades precisam entrar na sua lista. Brinde os seus olhos com a vista da Ribeira do Porto, pois com certeza a segunda maior cidade de Portugal nunca mais vai sair da sua memória.

Do outro lado da ponte, você encontra Vila Nova de Gaia. A cidade das vinícolas de vinho do Porto é charmosa e a vista da cidade do Porto compensa a visita. Você pode atravessar a ponte D. LuÍs I de metrô e terá uma bela imagem da cidade.

Mais ao norte, você chega a Guimarães e desfruta de uma pequena cidade com um centro histórico maravilhoso e muito bem preservado. Além disso, você pode visitar o Castelo de Guimarães, caminhar pelas ruas estreitas do centro antigo e tirar fotos maravilhosas.

Depois de visitar Guimarães, dê uma esticada até Braga. A bela cidade no norte de Portugal é uma das poucas onde você não encontra a “Baixa” (centro), mas sim a Arcada. Além disso, no centro de Braga estão igrejas lindas e você visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte e o Santuário do Sameiro.

Ainda mais para o norte de Portugal, você se depara com a cidade de Viana do Castelo. Com belas praias, a cidade é muito limpa, segura e conta com pontos turísticos como o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, a ecoai do Vez e as praias do Cabedelo e de Moledo.

Entretanto, se você gosta de neve e quer visitar a região norte de Portugal no inverno, vá até a cidade de Bragança para ver neve. Além disso, você pode aproveitar e visitar o Castelo de Bragança e os diferentes museus.

Para finalizar, se beber bons vinhos e brindar os seus olhos com vistas impressionantes, inclua a Região do Douro na sua visita ao norte de Portugal. Com vinícolas sensacionais, você pode fazer um passeio maravilhoso em qualquer estação do ano.

Maior cidade para visitar: Porto

A maior cidade da região norte de Portugal é o Porto. Por isso, se você quiser conhecer bem, reserve alguns dias para se apaixonar pelo Porto. Veja abaixo um roteiro de 3 dias:

Dia 1: no primeiro dia, conheça a Ribeira do Porto, a Ponte D. Luís I, as caves de vinho do Porto, a Avenida dos Aliados, a Estação de São Bento, a Sé do Porto, o Palácio da Bolsa, a Livraria Lello, a Reitoria da Universidade do Porto e a Igreja dos Clérigos com sua torre emblemática.

Dia 2: no segundo dia, conheça os Jardins do Palácio de Cristal, vá até a Casa da Música e conheça o Mercado Bom Sucesso. Depois, aproveite para conhecer o Museu Serralves e seus incríveis jardins.

Dia 3: no último dia, vá até a Foz e chegue no Parque da Cidade do Porto. Visite o Sea Life Porto, o Forte de São Francisco Xavier, a Rotunda da Anêmona e curta um dia de sol na Praia de Matosinhos.

Se você ficar três dias inteiros e intensos no Porto, com certeza você vai conhecer muito bem a cidade. Não deixe de caminhar pela cidade, principalmente na “Baixa do Porto” (centro) onde você pode usufruir de boa comida, cerveja gelada ou uma taça de vinho a preços justos.

Pratos típicos do norte de Portugal

Visitar a região norte de Portugal é sinônimo de comer muito bem. Isso porque existem alguns pratos típicos que são extremamente bem servidos e você precisa experimentar quando estiver nessa região de Portugal. Veja abaixo os principais:

Tripas à Moda do Porto: o prato é típico na cidade do Porto e você pode experimentar nos principais restaurantes. Entretanto (e na minha opinião) ele é mais histórico do que apetitoso.

Cozido à Portuguesa: você encontra o prato no Vale do Rio Douro, porém em quase todas as casas portuguesas ele é servido ao domingo. A preparação é feita com vegetais (cenouras, batatas, feijão e couves) e carnes: porco, frango e vaca.

Francesinha: quer arrumar confusão em Portugal? Então diga que a melhor francesinha está em Braga e não em sua cidade natal, o Porto. Sim, a Taberna Belga serve a melhor francesinha do país e deixo você descobrir por si.

O prato é basicamente um sanduíche recheado com carne, presunto (fiambre em Portugal), salsichas e carnes frias. Para finalizar, o pão é coberto com queijo e um ovo estalado é colocado em cima. Muito e molho e batatas fritas são o acompanhamento.

-Bacalhau à Braga: claro que visitar o norte de Portugal pede um Bacalhau à Braga. O prato é delicioso e o molho com cebola caramelizada, louro e pimentas traz uma explosão de sabores.

-Caldo Verde: na região norte de Portugal, em Trás-os-Montes, você come uma das sopas portuguesas mais deliciosas. O Caldo Verde é feito com couve, cebola e batatas e é tradicionalmente servida com chouriço e azeite.

Espero que você aproveite sua viagem por Portugal e se delicie com o melhor da gastronomia portuguesa!

Procurando as melhores passagens para Porto?
Passagens aéreas saindo de

 

Quer ler mais conteúdos sobre Portugal?

>> Como morar em Portugal: conheça os vistos

>> Por dentro de Portugal: o turismo fora dos grandes centros

>> Estudar em Portugal: conheça as cidades que são destinos para estudantes

POSTS RELACIONADOS

Empreender

Por que Lisboa está se tornando um grande polo de inovação

20/11/2020
Visitar

Tour do vinho em Portugal: as principais vinícolas de Portugal

19/11/2020
Morar

Vídeo: vistos para morar em Portugal

12/11/2020