Diferenças em morar no Norte e no Sul de Portugal

Diferenças em morar no Norte e no Sul de Portugal

11.07.2021

Mesmo Portugal sendo, em comparação com o Brasil, um país “pequeno” em termos territoriais e de população, existem muitas diferenças em morar no Norte e no Sul de Portugal. Por isso, confira quais são as principais diferenças em termos regionais no país europeu.

Norte e Sul, dois países diferentes dentro da mesma nação

O Norte e o Sul de Portugal estão separados por pouco mais de 700 quilômetros. Parece pouco, mas em termos culturais, de clima, de economia e até da preferência de marcas é muita diferença. Se fizermos um resumo em termos de cidades, poderíamos colocar Porto (Norte), Lisboa (Centro) e Faro (Sul).

Contudo, as três cidades são muito diferentes e hoje você vai descobrir mais sobre as diferenças em morar no Norte e no Sul de Portugal. Confira:

Morar no Norte de Portugal

A região Norte de Portugal é a mais populosa do país ficando à frente até da Área Metropolitana de Lisboa. O Norte português conta com 86 municípios e 1.426 freguesias e compreende os distritos (equivalente aos Estados no Brasil) de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança, e o norte do distrito de Aveiro, Guarda e Viseu.

A cidade do Porto e sua região metropolitana são as áreas mais populosas do Norte de Portugal e contam com mais um milhão de habitantes. Em termos culturais, a região Norte de Portugal muito rica e variada. 

Conhecendo Porto: o que você não pode deixar de visitar.

Economia no Norte de Portugal

45% das exportações portuguesas partem do Norte de Portugal. Além disso, a região é responsável por 29% de toda a riqueza gerada na economia nacional. A região norte também é muito industrializada e conta com empresas têxteis, de calçado, transformação de alimentos, indústrias mecânica, elétrica, eletrônica e química.

Importante ressaltar que a região Norte de Portugal é um importante polo reconhecido internacionalmente em Investigação & Desenvolvimento (I&D) nas mais diversas áreas científicas e tecnológicas. Conta com importantes universidades e centros de investigação.

Explorando o norte de Portugal: conheça as principais cidades.

Morar no Sul de Portugal

A região Sul de Portugal é também denominada de Região do Algarve. O Sul do país europeu é a região mais importante em termos turísticos e uma das mais importantes da Europa. Em 2020, dados mostram que o Algarve era a segunda região de Portugal com maior poder de compra, atrás apenas da Área Metropolitana de Lisboa.

No Sul de Portugal é onde residem a maioria dos estrangeiros, vindo principalmente de outros países europeus em busca das belas praias. E são os cidadãos de nacionalidade britânica os que estão em maior quantidade entre a população estrangeira residente no Algarve.

Economia do Sul de Portugal

Foi depois da inauguração do Aeroporto Internacional de Faro em 1965 que a região Sul de Portugal foi impulsionada para o turismo. Hoje o turismo é a principal atividade econômica e motivos não faltam. Tanto as belezas naturais exuberantes quanto o clima apelativo e com 300 dias de sol por ano são a chave para o sucesso do turismo no Algarve.

Com o turismo em baixa por conta da pandemia, a economia se voltou para grandes eventos internacionais. Campeonatos mundiais de vôlei, golfe e mais recentemente a corrida de Fórmula 1 no Autódromo Internacional do Algarve estão trazendo outras perspectivas para a região.

Castelos em Portugal para se hospedar: veja uma lista incrível!

Principais diferenças em morar no Norte e no Sul de Portugal

As principais diferenças em morar no Norte e no Sul de Portugal estão relacionadas à economia e ao clima. Os residentes da região Norte contam com uma economia alicerçada na indústria e no comércio, já as pessoas que moram no Sul do Portugal dependem quase que exclusivamente do turismo.

E a pandemia de COVID-19 colocou o Algarve em uma situação extremamente preocupante. Com o turismo praticamente proibido nos últimos meses, comerciantes locais, donos de hotéis e pousadas se viram em uma situação de desespero no sul de Portugal.

Não que a crise econômica não esteja sendo sentida no Norte do país, porém são consequências diferentes. Aliás, no norte de Portugal o turismo é representativo, porém não é determinante e com isso é possível perceber uma grande diferença no impacto que a pandemia teve no país.

Clima no Norte e no Sul

O clima no Norte é muito diferente do Sul de Portugal. No Norte o inverno é marcado por meses de muita chuva e frio intenso, enquanto que no Sul as chuvas são mais escassas e as temperaturas não tão amenas. Sem contar que a incidência solar na região do Algarve é constante durante todo o ano.

E é justamente a abundância de dias ensolarados que tornaram a região do Algarve a preferida dos “gringos” europeus. Os ingleses, por exemplo, amam o Algarve e os dias ensolarados e, sempre que podem, buscam o Sul de Portugal para ter mais vitamina D (aquela proporcionada pelo sol) no corpo.

Visitar o Algarve: as melhores praias da Europa estão em Portugal.

Marcas preferidas e sotaque 

Outra coisa que chama a atenção e acentua as diferenças em morar no Norte e no Sul de Portugal são as marcas preferidas pelo portugueses. Em termos de cerveja, por exemplo, no Norte do país a preferência é pela Super Bock, enquanto que no Sul é a Sagres.

Mas isso também pode ser percebido no idioma falado nas ruas de cada região. O Norte de Portugal tem um sotaque característico e em algumas cidades como Braga, é comum as pessoas substituírem o “V” pelo “B”. Não é incomum ouvir as pessoas dizerem “bida” (vida), “bale” (vale), etc.

Já no Sul é o inglês que predomina como “segunda língua”. Como existem muitos ingleses que vivem no Algarve, é comum ouvir as pessoas falando inglês em restaurantes, hotéis e no supermercado. Aliás, no Sul de Portugal você encontra pubs ingleses muito característicos.

Se você quer comprar passagens aéreas com preços baixos, confira como pesquisar no site Passagens Promo e comparar os preços para viajar para Europa!

POSTS RELACIONADOS

Morar

Portugal é o 4º país mais pacífico do mundo, entenda o ranking

04/09/2021
Morar

Portugal é seguro para viver?

10/08/2021
Morar

Guia de viagens em Portugal, entenda porquê vale a pena

09/08/2021