Curiosidades da cidade do Porto

Curiosidades da cidade do Porto

15.12.2021

Morar em Portugal é o sonho de muitos brasileiros, descubra algumas curiosidades da cidade do Porto.

Sempre que você ouvir falar (ou visitar) Portugal, imediatamente na sua cabeça aparecerão duas cidades: Lisboa e o Porto. A primeira, obviamente, é a capital do país e o destino principal de quem visita ou pesquisa sobre Portugal. Porém, em segundo lugar absoluto você vai se deparar com a linda, encantadora e impressionante cidade do Porto.

A cidade do Porto está localizada no norte do país e possui muita história e segredos. 

Curiosidades da cidade do Porto

O Porto é a segunda maior cidade de Portugal e conquista o coração de quem a visita. Nela você tem montanha, rio e mar, mas também história, arquitetura, gastronomia e locais que brindam os olhos com tanta beleza. Falar do Porto é fácil, mas hoje queremos algo mais e vamos trazer curiosidades da cidade do Porto, confira:

Centro histórico

O centro histórico da cidade do Porto foi declarado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1996 por ter uma paisagem urbana notável com mais de 2.000 anos de história. Batizada pelos romanos de Portus no século I aC., a Cidade Invicta era um lugar com interesses militares, comerciais, agrícolas e demográficos.

Cidade Invicta

Outra das curiosidades da cidade do Porto é que ela é carinhosamente chamada por seus moradores de Cidade Invicta. Pois é, o título foi oficialmente instituído pela Rainha D. Maria II, pois a cidade que nunca foi invadida, por isso saiu invicta das várias tentativas. O Porto resistiu a uma guerra civil de 1832 a 1834 e ao cerco das tropas miguelistas. Sendo assim, a cidade do Porto é a Invicta!

Descubra 5 razões para visitar o Porto, Portugal.

Melhor destino europeu

Nos anos de 2012, 2014 e 2017, a cidade do Porto foi eleita como o Melhor Destino Europeu pela Best European Destinations Agency. Isso colocou o Porto no radar do turismo europeu e mundial e impulsionou muitos negócios, especialmente os relacionados à acomodação de hóspedes e restaurantes.

Vinho do Porto

Uma das curiosidades da cidade do Porto está relacionada ao mundialmente famoso vinho do Porto. Porém, você sabia que a cidade em si não conta com grande produção da bebida? Pois é, a fama nasce porque os milhões de litros produzidos nas quintas que ficam à beira do Rio Douro são armazenados na cidade em caves dedicadas à bebida.

Tour do vinho em Portugal: as principais vinícolas de Portugal.

Gustave Eiffel e o Porto

Você sabia que foi o engenheiro Gustave Eiffel, o mesmo que dá nome a famosa Torre Eiffel de Paris, que desenhou a Ponte de D. Maria Pia no Porto? Eiffel viveu em Portugal, na cidade de Barcelos, entre os anos de 1875 e 1877 e assinou ao menos 80 projetos no país, especialmente na região norte.

Como procurar um imóvel para morar em Portugal.


Seguros Promo

Harry Potter e o Porto

A autora da série Harry Potter, a escritora J. K. Rowling, viveu na cidade do Porto no começo da década de 1990. Rowling foi casada com um português e alguns lugares que a inspiraram são até hoje pontos turísticos no Porto. Veja quais são:

– Livraria Lello & Irmão: a escadaria de Hogwarts teria sido inspirada na da livraria, por isso o local atrai milhares de visitantes todos os anos;

– Café Majestic: reza a lenda que o rascunho de Harry Potter e a Pedra Filosofal foi concluído por Rowling em uma das mesas do icônico café;

– Universidade do Porto: as roupas e trajes utilizados pelos personagens de Harry Potter teriam sido inspirados nos trajes acadêmicos utilizados pelos alunos da Universidade do Porto;

– Jardins do Palácio de Cristal: o local teria sido fonte de inspiração para a autora da série, pois ela costumava combinar por lá quando viveu em Portugal.

Maior sinagoga da Península Ibérica

Na cidade do Porto fica a maior sinagoga da Península Ibérica e uma das maiores da Europa. A Sinagoga Kadoorie, que foi inaugurada em 1938, reúne centenas de judeus de ao menos 30 países diferentes e é um ponto importante da cultura judaica na cidade portuguesa.

Coração do Rei D. Pedro IV de Portugal

O coração do Rei D. Pedro IV de Portugal, que foi o I do Brasil, está na Igreja da Lapa, na cidade do Porto. O monarca ofertou o seu coração como forma de agradecimento aos habitantes que resistiram bravamente ao cerco realizado à cidade do Porto (lembra da história do título de Invicta?).

Tripeiros

Outra das curiosidades da cidade do Porto é quem nasce por lá é oficialmente conhecido como portuense. Porém, eles também são chamados de “tripeiros”, pois conta a história que teriam entregue todos os mantimentos para os guerreiros que, no século XV foram lutar no Norte de África, mas as tripas ficaram e ajudaram a alimentar os portuenses. Aqui nasce também um prato típico local que são as “Tripas à Moda do Porto”.

Conhecendo Porto: o que você não pode deixar de visitar.

Avenida da Boavista e o Parque da Cidade

Com mais de cinco quilômetros de comprimento, a avenida da Boavista é a mais larga de Portugal e corta seis bairros (freguesias) da cidade do Porto. Aliás, ela leva ao Parque da Cidade e aqui está mais uma das curiosidades da cidade do Porto, pois ele é o único parque urbano da Europa que é virado para o mar.

Time de futebol e o Estádio o Dragão

O principal time da cidade, o Futebol Clube do Porto, é um grande rival do Benfica (clube da capital) e o campo, no Estádio do Dragão, foi o primeiro Estádio Europeu a conseguir a certificação “GreenLight”, feita pela Comissão Europeia, ou seja, respeita e faz uma utilização mais adequada da energia.

Aeroporto do Porto

O Aeroporto do Porto (Aeroporto Francisco Sá Carneiro) foi reconhecido como um dos melhores da Europa pela Airports Council International (ACI) Europe. O local respeita a “sustentabilidade, digitalização e experiência do passageiro” e está entre os melhores na categoria entre 10 e 25 milhões de passageiros transportados por ano.

Veja quais os Documentos necessários para alugar um imóvel em Portugal.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Bancos de Portugal: qual o melhor para abrir conta?

16/03/2022
Visitar

Como está Portugal com relação a guerra?

10/03/2022
Morar

Cuidados ao alugar um apartamento em Portugal

09/03/2022