Cuidados ao alugar um apartamento em Portugal

Cuidados ao alugar um apartamento em Portugal

09.03.2022

Tenha atenção aos cuidados ao alugar um apartamento em Portugal, tudo que você precisa ter atenção antes de assinar o contrato!

Quando vamos morar fora, uma das maiores preocupações está em encontrar um lugar adequado para viver. Por isso, hoje vamos falar dos cuidados ao alugar um apartamento em Portugal e dar algumas dicas para quem está de mudança para o país europeu.

Exterior walls, balconies and rooftops of large apartment buildings in central Lisbon, Portugal.

Cuidados ao alugar um apartamento em Portugal 

É importante ter em conta o contexto da mudança e as necessidades que você e sua família terão no dia a dia. Isso porque logo na chegada ter tudo próximo pode facilitar o processo, mas a localização do imóvel não é a única coisa importante a ter em conta. Confira abaixo a lista de dicas e cuidados ao alugar um apartamento em Portugal:

Localização

Logo na chegada em Portugal, você vai passar pelo processo de adaptação. Por isso, escolher um imóvel com uma boa localização é fundamental, especialmente se você tiver filhos pequenos ou pessoas mais velhas na sua família. Opte sempre por uma rua ou bairro que tenha todas as comodidades do dia a dia.

Sem falar que ter uma padaria, banco, farmácia, pet shop, restaurante, supermercado, posto de gasolina e outras facilidades pode ajudar no processo de adaptação. É o famoso “se sentir em casa”, pois se sentir seguro principalmente no começo pode (e vai) fazer toda a diferença no percurso. E isso (acredite) passa por ter tudo nas mãos!

Melhores formas de começar uma vida em Portugal.

Vizinhança

Antes de fechar o aluguel, tente observar o edifício ou casa com calma. Converse com os taxistas da área, vá aos comércios mais próximos e até pergunte para os policiais que estiverem próximos como é a região. É que geralmente os corretores de imóvel, até por falta de conhecimento, não falam os detalhes que podem fazer a diferença.

Por isso, deixe a preguiça de lado e busque o máximo de informação possível. Apesar de parecer bobagem, saber onde está pisando vai colocar mais realidade no imóvel que você está alugando e evitará surpresas (e custos) indesejadas. E uma dica: visite em dias alternados e inclua uma passadinha no fim de semana para ver como é!

Umidade

Rinite, bronquite, asma, sinusite e tosse. A umidade pode ser um fator muito importante para fazer despertar algumas dessas doenças. Por isso, um dos cuidados ao alugar um apartamento em Portugal passa pela conservação e nível de umidade. Abra as janelas, tente passar as mãos na parede para sentir bolhas, olhe para o teto e os banheiros.

Faça isso para evitar problemas futuros, sem contar que um imóvel úmido é um lugar caro para esquentar no inverno. Deixe a emoção de lado e tenha olhos de águia para verificar tudo nos mínimos detalhes. Uma casa úmida é uma casa gelada no inverno e que pode trazer muito mofo e problemas graves de saúde.

Atenção a posição do sol

Outro dos cuidados ao alugar um apartamento em Portugal a ter em conta é a incidência de luz solar. Pois é, os melhores imóveis para alugar em Portugal são os que estão voltados com a face para o sul. Como o país europeu está no hemisfério norte, as casas e apartamentos virados para o sul são mais quentes e iluminados.

Uma dica é: provavelmente o seu smartphone tem uma bússola eletrônica ou você pode baixar uma e instalar. Tente utilizá-la quando visitar o imóvel e veja para que direção as janelas principais estão viradas. Se for para o norte, os dias serão menos ventilados, iluminados e a chuva será um problema nos dias de inverno.

Cidades preferidas pelos brasileiros para morar em Portugal.

Janelas duplas, prédio com capoto e gás encanado

Falando em umidade e sol, um imóvel com janelas duplas e gás encanado é uma mão na roda. As janelas de vidro duplo ajudam a isolar o barulho e a manter a casa mais quente no inverno e mais fresca no verão. Olhe para as janelas com carinho, verifique se isolam bem o som exterior e se vedam completamente quando estão fechadas.

Aproveite para perguntar se o prédio possui algum tratamento térmico. Em prédios mais novos ou recém reformados, é comum a instalação do capoto. O isolamento é feito com placas de isopor (esferovite em Portugal) e isso pode fazer muita diferença nos meses de inverno e de verão.

Por fim, olhe a instalação de gás e veja se é encanado ou de botijão (botija em Portugal). É que se o gás for encanado, você nunca vai precisar se preocupar em tomar banho gelado ou ficar sem cozinhar porque o botijão esvazia. Gás encanado é mais seguro e é uma vantagem.

Valor do aluguel em Portugal

Muito cuidado com o valor mensal do aluguel. Tente não comprometer muito da sua renda com o aluguel, pois no começo geralmente estamos convertendo de real para euro e € 100 (cem euros) de diferença no aluguel pode significar uma excelente compra no supermercado todos os meses.

Contrato e documentos

Um dos cuidados ao alugar um apartamento em Portugal é com o contrato e documentos. Isso porque muitos donos de imóvel querem alugar “no fio do bigode” e sem um documento que dê garantia para os inquilinos. A melhor coisa a fazer é alugar por imobiliária, pois as chances de problemas diminuem (apesar do aumento do preço).

Descubra os documentos necessários para alugar um imóvel em Portugal.


Seguros Promo

Classificação energética

A, B, C, D ou E. Você já deve ter visto nos eletrodomésticos aquele selo com as letras. Em Portugal os imóveis também contam com classificação energética e os com melhor avaliação são os que exigem menos gasto com energia. Tente encontrar um imóvel bem classificado para que muitos dos itens anteriores estejam contemplados.

Descrição dos itens do interior (estado de conservação)

Por último e não menos importante, veja a descrição completa dos itens e peça para o dono do imóvel ou imobiliária uma lista completa. É o tal de começar certo para terminar bem. Veja o estado de conservação dos móveis e do imóvel em geral e peça para que os “defeitos” sejam descritos para evitar problemas na entrega.

Aproveite para ler também: Como procurar um imóvel para morar em Portugal.

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Como está Portugal com relação a guerra?

10/03/2022
Morar

Cuidados ao alugar um apartamento em Portugal

09/03/2022
Visitar

Abastecer carro em Portugal: saiba como

22/02/2022