Comidas típicas de Portugal: 10 opções para você se deliciar

Comidas típicas de Portugal: 10 opções para você se deliciar

12.09.2020

Portugal é um dos destinos mais visitados da Europa e não é à toa. Além de muita beleza natural e urbana, Portugal oferece uma variedade gastronômica que se destaca entre os países europeus! Pensando nisso, separamos 10 comidas típicas de Portugal para deixar todo mundo com água na boca e com vontade de visitar as terras lusitanas!

A base das comidas típicas de Portugal

Considerando um território geográfico localizado entre as montanhas e o mar, Portugal adota uma gastronomia rica em peixes, frutos do mar, azeite, carne de caça, legumes, frutas, vinhos e azeitonas!

Com tantas opções que fazem a base da cozinha portuguesa, são muitos os pratos que se destacam e a lista para escolher somente 10 comidas típicas de Portugal foi árdua! 

De qualquer forma, a curadoria foi feita, então vamos começar a nossa lista!

1. Caldo Verde

Caldo Verde

A sopa típica de Portugal, não poderia deixar de ser a primeira da lista, já que é servida geralmente como entrada. 

O caldo verde possui registros antigos que remetem ao século XV e teve sua origem na região do Minho, no norte de Portugal.

Muito consumido por lavradores (agricultores), o caldo verde foi criado como uma comida para ser preparada com aquilo que estava disponível no momento, ou seja: batatas e couve-galega (couve-manteiga). 

Com o passar dos anos, a receita se adaptou, ganhou o Brasil, mas ainda assim não pode deixar de ser considerada uma comida típica portuguesa!

2. Sardinha na brasa

Esse peixinho que geralmente é consumido enlatado na maior parte do mundo, em Portugal é considerado assunto sério e a forma típica de fazê-lo é na brasa! Quando pronto, geralmente é servido com batatas, cebola e salada, ou simplesmente em cima da uma fatia de pão.

As sardinhas são muito típicas na festa de São João, no Porto, quando as ruas ficam todas esfumaçadas, por causa das grelhas que as pessoas colocam para fora de suas casas e restaurantes, para assar sardinhas como forma de celebrar a data festiva! 

Como são peixes que possuem época certa para serem pescados, muitas vezes as sardinhas são substituídas pelo peixe carapau, que é igualmente bom, principalmente se assado na brasa!

3. Alheira

Alheira

Essa iguaria típica da culinária portuguesa, se destaca como sendo uma das 10 comidas típicas de Portugal! Ela parece uma linguiça defumada, mas na verdade não leva carne suína, mas carne de aves, pão, azeite, banha, alho e colorau.

A história da Alheira é bem interessante:

Reza a lenda que a receita surgiu na época em que a comunidade judaica estava sendo perseguida pelos cristãos, e não podia seguir as suas tradições, dentre as quais, a que proíbe o consumo de carne suína. Assim, para não sofrer violência, produziam enchidos com outras carnes e defumavam, para que os cristãos pudessem achar que eles estavam consumindo as linguiças tradicionais de carne suína e assim, concluíam que eles já não estavam mais praticando a religião judaica.

Apesar de não tem evidências verdadeiras de que a história seja real, é uma curiosidade interessante, o que torna o prato ainda mais especial!

4. Arroz de Cabidela

Nas lista das 10 comidas típicas de Portugal não poderia faltar o Arroz de Cabidela, também conhecido como Arroz de Pica no Chão.  

O que torna esse prato diferente e especial é um ingrediente polêmico que pode não agradar a todos os paladares: o sangue fresco de galinha caipira. O prato é preparado com os pedaços do frango e o sangue fresco que acabou se ser retirado na galinha, por isso ele tem uma coloração escura.

Obviamente que além do sangue, o prato leva muitos outros ingredientes que temperam e deixam o gosto muito agradável! 

5. Queijo da Serra da Estrela

O famoso queijo que derrete ao cortar, é muito típico de Portugal e leva o nome da região onde é produzido!

O queijo de sabor intenso e textura cremosa possui longa história em Portugal e há registros de sua receita que datam do século XII, o que o torna o queijo português mais antigo, e por isso ele está listado aqui entre as 10 comidas típicas de Portugal. 

Agora que já sabe da sua existência, poder visitar a Serra da Estrela, durante o inverno, para ver a neve e ainda poder comer esta maravilha acompanhada de uma boa taça de vinho, é um programa turístico sem defeitos! 

E se quiser conhecer mais sobre a Serra da Estrela, fizemos um artigo aqui, que poderá te dar ainda mais vontade de visitar Portugal!

6. Bitoque

Um prato muito típico de Portugal que é considerado simples e está presente na rotina dos portugueses, como sendo uma boa refeição para o almoço.

O prato consiste em uma carne, que pode ser de gado ou porco e geralmente acompanha batatas (fritas ou assadas), arroz, salada e um ovo frito por cima da carne, geralmente com a gema mole.

Cada restaurante possui um diferencial para oferecer o Bitoque, podendo variar no tempero ou nos acompanhamentos. De qualquer forma, são todos pratos fartos que valem uma refeição que te satisfará por longas horas.

7. Prego no pão

O lanche que consiste em um pedaço de carne bovina no pão, merece a posição na lista das 10 comidas típicas de Portugal, já que ele é  muito simples e prático e é uma ótima opção para uma refeição rápida.

Geralmente o lanche é oferecido com uma carne de boa qualidade e pode ser acompanhado com queijo da Serra da Estrela, o que torna o lanche ainda mais apetitoso! 

Se estiver em Portugal e se deparar com este prato, não deixe de prová-lo, pois apesar de aparentar ser simples, ele pode surpreender pelo sabor e tempero.

8. Francesinha

O prato típico da região norte de Portugal e que ganhou maior fama no Porto é um prato que merece estar na lista das comidas típicas de Portugal, principalmente por ser tão peculiar!

A Francesinha possui uma história curiosa que vale compartilhar. 

As pessoas contam que o prato surgiu como uma forma de ironizar um prato típico francês, o “croque-monsieur”, que possui um formato bem parecido com o da Francesinha, que é pão, presunto, queijo e molho bechamel. 

A diferença é que a versão portuguesa do prato é formada por  linguiça, salsicha fresca, presunto, carnes frias e bife de carne bovina, coberta com queijo posteriormente derretido e ainda é guarnecida com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri e pode ser servida com batata frita como acompanhamento. Ou seja, o nome Francesinha surgiu como uma ironia para dizer que o prato era uma versão mais completa e robusta do prato francês.

O prato ganhou fama principalmente na cidade do Porto, onde é servido em muitos restaurantes e o que diferencia o prato de cada um deles é o molho, que é o ingrediente principal e secreto que irá valorizar o prato.

Por ser um prato bastante pesado, a Francesinha é uma refeição de almoço e, para alguns, já vale até para a janta!

Aliás, se você se interessa pelo norte de Portugal, não deixe de ler este artigo aqui.

9. Arroz de Feijão

Arroz e feijão

Se você acha que a ideia de arroz e feijão é uma exclusividade brasileira, enganou-se! 

A versão portuguesa do prato é um pouco diferente, já que o arroz é servido misturado com o feijão, com uma textura mais caldosa e serve de acompanhamento para carnes e peixes.

Por ser uma comida típica de Portugal, ela é facilmente encontrada em restaurantes mais tradicionais e muitos brasileiros se iludem ao pedi-la, pensando que irão receber a versão clássica brasileira, porém, mesmo sendo diferente, vale experimentar!

10. Bacalhau

E obviamente não poderia ficar de fora da nossa lista de 10 comidas típicas de Portugal o prato mais consumido pelos portugueses!

O peixe queridinho de Portugal é utilizado em vários pratos e preparos e pode ser servido como entrada e prato principal. 

Servido como entrada

Os pratos mais comuns feitos com bacalhau e que são servidos de entrada, são: 

  • Bolinho de bacalhau ou pastel de bacalhau – o clássico que é servido como uma entrada saborosa. A versão recheada com o queijo da Serra da Estrela está ganhando ainda mais destaque em Portugal e é uma delícia!
  • Pataniscas – são pedaços de bacalhau desfiado, que são empanados com farinha de trigo e depois são fritos.
  • Punheta de Bacalhau – é como se fosse uma versão portuguesa do ceviche e geralmente é consumido com pão e azeitonas.

Servido como prato principal

O bacalhau, quando é a estrela de uma refeição pode ser servido em várias versões, cada uma com suas características, mas todas muito saborosas:

  • Gomes de Sá – a receita original propõe que o bacalhau seja cortado em pequenas lascas amaciadas em leite e depois de cozido, com muito azeite, alhos e cebola, é servido com azeitonas pretas, salsinha e ovos cozidos.
  • À Brás – o prato é uma versão mais prática e rápida para consumir o bacalhau, já que é preparado com o bacalhau desfiado, batatas e ovos, tudo misturado e temperado.
  • Com natas – é a versão cremosa e muito saborosa do bacalhau. Geralmente é preparado com um molho branco e ele é montado em uma assadeira, intercalando batatas e bacalhau e, ao final ainda é gratinado com queijo!

Além das que falamos aqui, há muitas outras versões de pratos com bacalhau, o que torna este ingrediente um dos mais típicos de Portugal e o que mais representa a gastronomia portuguesa!

E você? Ficou com vontade de conhecer ainda mais sobre Portugal e sua delícias gastronômicas?

POSTS RELACIONADOS

Empreender

Por que Lisboa está se tornando um grande polo de inovação

20/11/2020
Visitar

Tour do vinho em Portugal: as principais vinícolas de Portugal

19/11/2020
Morar

Vídeo: vistos para morar em Portugal

12/11/2020