Melhores formas de começar uma vida em Portugal

Melhores formas de começar uma vida em Portugal

21.10.2021

Descubra quais as melhores maneiras de começar uma vida em Portugal com o pé direito.

Começar uma vida em Portugal é o sonho de milhares de brasileiros que sonham em ter uma vida mais digna e com mais qualidade de vida. Mas quais as melhores formar de iniciar uma vida no exterior? Hoje vamos te várias dicas para te ajudar nessa etapa de vida. 

Melhores formas de começar uma vida em Portugal

Veja a seguir como começar uma vida em Portugal sozinho ou em família e quem sabe até com seus cachorros (como nós fizemos lá em 2014!).

Planejamento para mudar de país

Essa palavra parece chata para muitas pessoas, mas ela que fará você não errar (ou errar menos) quando o assunto é imigração e mudança de país. Para morar no exterior é preciso muito planejamento, tempo de pesquisa, juntar dinheiro e se preparar. 

Se você vai imigrar em família, ainda precisará tentar equilibrar todas as vontades e gostos dos filhos e tentar envolver todos nessa mudança coletiva.

Quando se tem filhos adolescentes, mudar de país pode ser um grande desafio e muitas pessoas têm medo de como será o novo. A nova cidade, a nova escola, como fará amigos sendo estrangeiro, como será a comida, o clima, o transporte, tudo. 

Tudo é novo e o novo nos traz muitas dúvidas e incertezas. Por isso, quanto mais você pesquisar sobre Portugal ou país que você deseja morar, melhor. Estar preparado é fundamental para saber o que irá enfrentar. 

Descubra as melhores regiões no sul de Portugal para alugar uma casa.

Tipos de vistos – Propósito de vida e objetivos

Depois disso, é chegada a hora de escolher um motivo, um propósito para começar uma vida em Portugal. Você precisa ter muito claro o porquê. Qual o estopim do Brasil que vai fazer você partir? Você resolverá seus problemas morando em Portugal ou eles irão continuar te assombrando?

Ter um sonho, uma vontade, uma determinação é muito importante para você deixar de ser aquela pessoa conhecida ou “reconhecida” no Brasil para não ser ninguém no exterior. 

Por isso, tenha muito claro: Qual a sua meta de vida! Você quer ter mais qualidade de vida e não se importa com frio? Você quer mais segurança e não se importa em ser o estrangeiro/forasteiro no novo país?

Depois de responder essas perguntas, você deve escolher um tipo de visto para morar em Portugal, que pode ser de:

  • Estudo
  • Trabalho
  • Investimento
  • Empreendedorismo
  • Voluntariado
  • Aposentadoria/rendas próprias

Os vistos devem sempre serem feitos antes de sair do Brasil, em um Consulado de Portugal no Brasil e com tempo antes da mudança. É importante começar seu planejamento com pelo menos 6 meses de antecedência, para ter tempo de resolver tudo que precisa. 

Ao mudar de país você precisa além de um visto, vender suas coisas, organizar o que vai e o que ficará guardado na casa de parentes ou amigos. Se irá vender ou alugar sua casa, vender carro, bicicleta, etc. 

Quando mais coisas você conseguir se desfazer e pendências resolver com antecedência antes da viagem, melhor. Esse processo de mudança de país é realmente estressante e nos deixa bastante ansiosos. Por isso, faça um check list de tudo que precisa organizar e estabeleça prazos para cada item. 

Entenda como conseguir vistos para Portugal.


Seguros Promo

Morar em Portugal com cidadania portuguesa ou europeia

Se você e sua família possuem cidadania portuguesa ou europeia, não é necessário ter um visto para começar uma vida em Portugal. Isso facilita bastante e você não fica dependendo dos serviços de imigração todos os anos para renovar o seu Título de Residência. Isso já bastante coisa, pois você já começa uma coisa a menos para pensar ou resolver. 

Sem dúvidas, a cidadania portuguesa ou europeia te abrirão muitas portas: você pagará o mesmo que um cidadão português nas universidades, por exemplo. E terá muitos benefícios para poder viajar tranquilamente em toda a Europa. 

Escolhendo uma cidade para morar em Portugal

Depois de pesquisar bastante sobre as opções de visto para morar em Portugal, você deve pesquisar qual a cidade portuguesa que mais combina com você. Sem dúvida, Cascais e o Algarve são as principais escolhas dos brasileiros pela qualidade de vida, pelas praias e mais dias de sol por ano. 

Mas Portugal possui muitas opções de cidades para morar e tudo vai depender do seu estilo de vida: se gosta de praia, serra, montanha, neve ou calor. Se prefere cidade grande ou se gosta do interior, etc. 

Se vai trabalhar, estudar em Portugal ou simplesmente já trabalhou demais e agora quer aproveitar a aposentadoria. Tudo vai depender do seu propósito. Se você puder visitar Portugal antes da mudança e visitar uma lista de cidades que te chamaram atenção, melhor ainda! 

Para quem deseja abrir um negócio em Portugal, estar perto dos grandes centros é fundamental. Lembre-se que Portugal possui apenas 10,3 milhões de habitantes e é um mercado pequeno. Por isso, abrir um negócio em uma cidade turística como Lisboa ou Porto podem ser as melhores escolhas, para contar também com os turistas que visitam as duas cidades diariamente. 

Se você deseja abrir uma empresa em Portugal, não esqueça de fazer um Plano de Negócios e uma pesquisa de mercado para entender bem como funciona os negócios em Portugal. Ter um planejamento para a sua empresa em Portugal é primordial, bem como entender os hábitos de consumo dos portugueses. Conheça quais os serviços prestados pelo Conexão Europa.

Saiba como procurar um imóvel para morar em Portugal.

Conclusões

Começar uma vida em Portugal é excelente para quem busca qualidade de vida, sossego e segurança. Mas entenda, que nem tudo mundo aguenta largar tudo e recomeçar a vida do “zero”. Por isso, entenda primeiro seu propósito e pesquise bastante sobre Portugal antes da mudança. 

Se você procura um imóvel para comprar em Portugal, alugar ou investir, entre em contato com o Conexão Europa e tenha uma assessoria para resolver onde você irá morar antes mesmo de chegar em Portugal.   

Veja também quais as 7 cidadanias europeias mais solicitadas por brasileiros.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como é morar em Lisboa: vale a pena morar na capital portuguesa?

19/10/2021
Visitar

Conheça Braga e Aveiro: destinos para visitar em Portugal

07/10/2021
Visitar

Como procurar um imóvel para morar em Portugal

05/10/2021