As melhores cidades para se trabalhar em Portugal

As melhores cidades para se trabalhar em Portugal

18.10.2020

Se você está planejando trabalhar em Portugal, precisa conhecer como
é o mercado de trabalho português, se é necessário validar o diploma e
conhecer as melhores cidades.


Veja a seguir dicas para trabalhar em Portugal e quais as regiões com
mais oportunidades de emprego.

Melhores cidades para se trabalhar em Portugal

Antes de mais nada, é importante saber que Portugal possui um mercado de trabalho pequeno. Com uma população de 10,3 milhões de habitantes, tudo é menor em Portugal. 

As empresas portuguesas valorizam a criatividade do profissional brasileiro

Portanto, até mesmo nas multinacionais instaladas no país, o número de funcionários é menor. Desse modo, se você pretende trabalhar em Portugal é importante pesquisar bastante como está a sua área de atuação.

Lisboa

Na capital de Portugal é onde estão localizadas a maioria das vagas de Portugal. Em Lisboa tudo acontece: decisões políticas, eventos, shows, espetáculos, onde recebe mais turistas. 

Desse modo, Lisboa está entre as melhores cidades para trabalhar em Portugal e onde os salários são mais altos. Entretanto, a competitividade é grande e uma vaga pode ter dezenas de candidatos portugueses e estrangeiros. 

Por isso, é muito importante preencher os requisitos para a vaga e ter diferenciais, como ampla experiência em determinada área e domínio de outros idiomas como inglês, espanhol ou francês, por exemplo. 
Conheça quais os melhores bairros de Lisboa para morar.

Oeiras

A cidade de Oeiras fica do ladinho de Lisboa e possui grande empresas instaladas na cidade. É a cidade de Portugal com o maior número de pessoas com Ensino Superior, qualificação e grande poder aquisitivo. Uma ótima opção para busca de emprego.

Porto

Na segunda maior cidade do país, também é possível conseguir vagas para trabalhar em Portugal. O Porto possui uma grande quantidade de comércio, restaurantes, hotéis, empresas e prestadores de serviços. 

Escolhida como melhor destino europeu por três anos, o Porto possui aeroporto internacional e recebe uma grande quantidade de turistas todos os anos.

Visto de trabalho em Portugal

Para trabalhar em Portugal você precisa de um visto de trabalho ou possuir cidadania portuguesa (ou europeia). O visto de trabalho deve ser feito ainda no Brasil, no Consulado de Portugal no Brasil. 

Portanto, se você for selecionado para uma vaga em Portugal, precisará de um contrato de trabalho ou de uma promessa de contrato de trabalho para poder solicitar o visto e então agendar sua viagem. 

Esteja com todos os documentos em ordem para poder trabalhar em Portugal.

Por isso, antes de se candidatar a uma vaga de emprego no exterior é muito importante que você já tenha seu passaporte em mãos, que vá organizando sua documentação e juntando dinheiro para a mudança. 

Em Portugal é muito raro uma ajuda de custo para a mudança e o visto. Dessa forma, é importante que você tenha dinheiro suficiente para o visto, para a passagem aérea, para alugar um imóvel e as primeiras despesas. 

Nós recomendamos que você junte dinheiro para 6 a 12 meses para poder morar em Portugal, com alguma folga financeira para uma eventual emergência.

Morar em Portugal com cidadania portuguesa

Já para os cidadãos brasileiros que possuem dupla nacionalidade europeia não é necessário qualquer tipo de visto. Apenas um cadastro na Câmara Municipal da cidade que você escolher morar.

Na Câmara você deve informar o local que vai residir e solicitar o Certificado de Registo da Cidadão da União Europeia. O processo é muito mais simples, do que um visto no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras).

Segmentos que mais crescem em Portugal: as tendências de mercado para 2020.

Salário mínimo em Portugal

O salário mínimo em Portugal é € 635,00 euros em 2020 (valor bruto, sem os descontos). Atualmente, com esse salário é difícil se manter no país europeu, porque o custo de vida tem aumentado significativamente. 

Por isso, muitos brasileiros optam em dividir apartamento ou quando a mudança é em família, os dois trabalharem para se manter. 

O salário em Portugal é ainda um dos mais baixos da Europa, por isso, é preciso saber quanto você vai ganhar, se vale a pena a mudança e como você vai pagar um aluguel. 

Pesquisa e planejamento são a chave para qualquer mudança para o exterior. Tenha tudo muito bem estruturado e jamais viaje de forma ilegal para Europa.

Média salarial em Portugal

Atualmente em Portugal a média salarial é de € 1.276 euros por mês (salário bruto) para as profissões mais qualificadas e com maior demanda, de acordo com dados do INE (Instituto Nacional de Estatística). 

É o caso dos profissionais de TI (Tecnologia da Informação) com formação, experiência e domínio de inglês. Os candidatos que possuem esses requisitos tem mais possibilidade de contratação tanto em Portugal, quanto nos outros países da Europa.

Como um brasileiro pode conseguir emprego em Portugal

Para trabalhar em Portugal é preciso seguir algumas dicas:

Capriche no seu Currículo

O primeiro passo para conseguir um emprego em Portugal é criar um bom currículo. Pesquise quais os modelos mais utilizados na Europa.

Para trabalhar em Portugal, criar um modelo de currículo europeu ajuda bastante

Resuma sua trajetória profissional e acadêmica em duas páginas, utilize uma boa foto e mostre seu interesse em trabalhar em Portugal. Se você possuir cidadania portuguesa ou europeia suas chances aumentam porque a contratação é muito mais simples para a empresa.

Perfil no LinkedIn

O LinkedIn é a sua vitrine profissional. Disponibilize seu perfil em português e inglês, deixe ele bem completo, com foto, introdução e quais atividades desenvolveu em cada cargo ocupado. 

Siga as empresas que atuam em Portugal e fique de olho nas vagas abertas. Sempre que surgir uma oportunidade na sua área se candidate. 

Entretanto, tenha paciência, os processos seletivos podem ser longos. Enquanto isso, você pode ir preparando o restante da documentação para o visto e ir fazendo um planejamento.

Encontre agências de emprego

Além de se candidatar sozinho para as vagas, você também pode entrar em contato com agências de recrutamento e headhunters (caça-talentos) que atuam no país luso. 

Confira também ideias brasileiras para abrir empresa em Portugal.

Validação do diploma em Portugal

Importante saber que nem todas as profissões precisam de validação de diploma em Portugal. Profissionais da área de Administração, Gestão, Tecnologia, Comunicação, Marketing, Gastronomia, Turismo não precisam validar o diploma para trabalhar em Portugal. 

Já os profissionais da área da saúde precisam validar o diploma para poder atuar. Confira os cursos que exigem validação em Portugal:

  • Medicina
  • Medicina Veterinária
  • Odontologia
  • Psicóloga
  • Fisioterapia
  • Enfermagem

Além disso, os engenheiros precisam se inscrever na Ordem dos Engenheiros em Portugal para poder atuar. Bem como os advogados, que precisam ter OAB do Brasil e se inscrever na Ordem dos Advogados de Portugal para poderem trabalhar em Portugal.

Veja também:

POSTS RELACIONADOS

Empreender

Por que Lisboa está se tornando um grande polo de inovação

20/11/2020
Visitar

Tour do vinho em Portugal: as principais vinícolas de Portugal

19/11/2020
Morar

Vídeo: vistos para morar em Portugal

12/11/2020