As melhores cidades para morar em Portugal

As melhores cidades para morar em Portugal

21.11.2020

Se você está planejando uma mudança de país e quer conhecer as melhores cidades para morar em Portugal, hoje vamos te apresentar uma lista com as melhores opções. 

O primeiro passo para descobrir onde morar em Portugal é saber se você gosta de praia, sol e mar, ou prefere o agito das cidades grandes. Ou então, está naquele momento da vida que busca mais sossego e quer fugir das multidões. 

Portugal conta algumas grandes cidades, mas possui cidades do interior super charmosas.

As melhores cidades para morar em Portugal

De norte a sul, Portugal possui boas opções de cidades para morar. Tudo vai depender se você vai trabalhar em Portugal, estudar, os dois juntos, empreender ou então curtir a aposentadoria. 

Para investir, trabalhar e conseguir melhores salários, as duas maiores cidades do país luso são as principais e as melhores opções: Lisboa e Porto. 

Mas para criar filhos e ter uma vida mais tranquila, existem outras boas opções. Veja a seguir quais são as melhores cidades para morar em Portugal: 

Faro – Algarve

Faro

O Algarve é sempre a escolha preferida de quem vai viver de rendas e já trabalhou bastante na vida. É hora de mimar você com belas paisagens. 

Desse modo, o Algarve possui ótimas cidades para viver no sul de Portugal. Entre elas, está a cidade de Faro. Com praias, espaços de lazer, campos de golfe, marina e ainda um Aeroporto Internacional, Faro é uma ótima opção. 

Faro é uma cidade com estilo praiano e muito procurada por aposentados europeus. A região conta com mais dias de sol por ano, cerca de 300 dias ensolarados e um clima mais ameno, com invernos menos rigorosos. 

Para quem gosta de praia e de entrar no mar, o Algarve é onde a água tem a maior temperatura de Portugal. 

Trabalhar em Portugal: como procurar emprego estando no Brasil.

Lagos – Algarve

Lagos

A cidade de Lagos também está na lista das melhores cidades para morar em Portugal. Com uma extensa área para caminhadas, possui um clima muito agradável de cidade do interior, mas com todo o necessário. 

As praias de Lagos são simplesmente sensacionais, com destaque para a Praia do Camilo, Dona Ana e a Ponta da Piedade. Na região existem casas belíssimas e muitas mansões. 

Dessa forma, a cidade tem agito no verão e calmaria no inverno. É perfeita para quem tem um estilo de vida mais descontraído. 

Visitar o Algarve: as melhores praias da Europa estão em Portugal.

Figueira da Foz – Centro

Já na região Centro de Portugal, está a bela Figueira da Foz. Uma cidade de praia, muito frequentada no Verão. Ela já foi conhecida como a “Rainha das Praias de Portugal”. Com cerca de 62 mil habitantes, fica perto de Coimbra é uma ótima opção para morar em Portugal. 

A cidade possui muitas atividades ligadas ao turismo, a pesca, indústria de sal, construção naval e agricultura, com produção de arroz. 

Ela é aconselhada para quem busca um custo de vida mais acessível, com espaços de lazer ao livre, uma extensa área de praia e muita qualidade de vida. 

Leiria – Centro

Leiria

Também na região Centro, está a cidade de Leiria, destaque em diversas listas das melhores cidades para morar em Portugal. Com ares de cidade do interior e vida tranquila, possui 63 mil habitantes. 

Ela é ideal para criar os filhos, com segurança e qualidade de vida. Sem praia, o destaque de Leiria vai para os dois rios, o Lis e o Lena. Além do Castelo de Leiria, no topo da colina, utilizado como fortaleza militar e um símbolo monumental da história de Leiria. 

Descubra algumas ideias brasileiras para abrir empresa em Portugal.

Viseu – Centro

Viseu

Já a cidade de Viseu não pode ficar de fora da lista. A uma hora de Aveiro, Viseu oferece muita qualidade de vida para seus moradores e é uma das principais cidades da região centro de Portugal. 

Com cerca de 66 mil habitantes, possui um centro histórico que encanta. Viseu também ganhou grande destaque porque ficou na 17ª posição entre as cidades europeias com maior qualidade de vida. 

Matosinhos – Norte

Do ladinho do Porto, Matosinhos é uma cidade de praia muito charmosa. Com muitos surfistas e estilo de vida praiano, possui 175 mil habitantes. 

A cidade se destaca por estar perto do Aeroporto Internacional do Porto (Aeroporto Francisco Sá Carneiro), possui bons restaurantes e ser uma ótima opção para quem trabalha ou estuda no Porto. 

Braga – Norte

Braga

Além disso, Braga não pode ficar fora da lista das melhores cidades para morar em Portugal. A cidade universitária se destaca pela sua Universidade do Minho e por ser uma cidade jovem. 

Braga também é um importante destino religioso de Portugal, com dois importantes santuários: o Bom Jesus do Monte e do Sameiro. Outro destaque da cidade é a Sé de Braga, uma das igrejas mais antigas de Portugal. 

A cidade do norte oferece uma vida tranquila, parques e boa qualidade de vida para quem vai estudar, quer formar uma família ou criar os filhos. 

Estudar em Portugal: conheça as cidades que são destinos para estudantes.

Guimarães – Norte

A cidade de Guimarães é quase que um museu a céu aberto. Com um centro histórico muito bem preservado, conta com dois campi da Universidade do Minho, supermercados, comércio e tudo que é necessário para viver. 

É uma cidade muito bem cuidada, histórica e com um dos castelos mais bonitos de Portugal. Seja para morar ou visitar, você precisa conhecer Guimarães. 

Conheça tudo sobre o Visto D2 para empreendedores em Portugal.

Viana do Castelo – Norte

Viana do Castelo

Também no norte de Portugal está a cidade de Viana do Castelo. Bem pertinho com a fronteira com a Espanha, Viana do Castelo é uma cidade litorânea, com muito a oferecer. A região possui lugares  e praias incríveis e não é muito movimentada. 

Para quem gosta de estar pertinho da Espanha, na Galícia, essa pode ser uma boa opção de cidade para morar em Portugal. Viana do Castelo fica a apenas 1h10 minutos da cidade espanhola de Vigo, com ótimas praias de água quente, gasolina mais barata e várias opções de supermercados. 

Prontinho! Agora que você já conhece a nossa seleção das melhores cidades para morar em Portugal, pesquise cada uma delas, veja fotos, a localização, distância dos aeroportos, estilo de vida e descubra qual mais combina com você! 

Também pode te interessar: como funciona o Sistema de Saúde em Portugal.

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Cidades incríveis próximo a Espanha: conheça a lista

23/11/2021
Morar

Melhores formas de começar uma vida em Portugal

21/10/2021
Morar

Como é morar em Lisboa: vale a pena morar na capital portuguesa?

19/10/2021