Visitar o Algarve: as melhores praias da Europa estão em Portugal

Visitar o Algarve: as melhores praias da Europa estão em Portugal

02.06.2020

Não é exagero: existem muitas praias paradisíacas pela Europa, mas o Algarve certamente é responsável por uma boa parte delas. Não deixe de visitar!

Esse que é o principal destino de férias dos portugueses já ganhou (vários!) World Travel Awards, o “Oscar” do turismo, pela qualidade das suas águas, pela beleza natural da sua costa e até mesmo pela excelência das suas unidades hoteleiras.

Por isso, no nosso artigo de hoje, você acompanha esse roteiro para praieiros e conhece as melhores praias da Europa, em Portugal, claro!

As melhores praias da Europa, no Algarve

Entre os World Travel Awards, existe uma categoria chamada “Melhor Destino de Praia”. Basta dizer que o Algarve, que tem algumas das praias mais lindas da Europa, já ganhou esse prêmio nada menos que 7 vezes: em 2012, 2013, 2015, 2016, 2017 e 2019. 

Vitória após vitória, o Algarve se consolida como um dos lugares mais procurados do continente para as férias de verão e recebe cada vez mais visitantes, tanto europeus, quanto de todas as outras partes do mundo.

Veja algumas das belezas que você não pode esquecer de visitar quando estiver de férias no sul de Portugal.

Roteiro para praieiros: visitar o Algarve em 3 dias

Dia 1: Praia da Dona Ana + Praia do Camilo 

Tanto a Praia da Dona Ana quanto a do Camilo ficam na cidade de Lagos. Por lá, o turismo é muito acessível: é possível caminhar da cidade até ambas as praias, que ficam cerca de 20 minutos distantes (a pé) uma da outra.

E, quando bater a fome, Lagos ainda oferece uma culinária vasta e vinhos deliciosos, a preços bem mais baixos do que o padrão europeu.

A Praia do Camilo é pequenina e acessível através de uma escadaria imensa. Lá de cima, você entende porque turistas acostumados às belezas naturais como as do Brasil e do Caribe estão se rendendo aos encantos do Algarve.

Camilo certamente está entre as melhores praias da Europa e do mundo. A restrita faixa de areia e águas cristalinas ficam protegidas do vento por falésias de rochas claras, iluminadas pelo sol. Algumas delas se estendem até o meio do mar, criando grutas que você não sabe se prefere admirar de cima ou explorar pela água.

Com mais infraestrutura na areia, mas sem perder o posto entre as melhores praias da Europa, está a Dona Ana. Por lá, você encontra areias extensas, falésias belíssimas, água clarinha e muitos turistas, que se alimentam nos dois bares da praia e descansam nas espreguiçadeiras que podem ser alugadas.

Dia 2: Passeio de barco pelas grutas + Praia Marinha + centro histórico de Albufeira

No segundo dia do nosso roteiro para praieiros, chegou a hora ver a costa lá do meio do mar. O dia começa em um passeio de barco pelas várias grutas que o Algarve esconde. Para isso, é preciso prestar atenção à natureza: o passeio só é feito em dia de mar calmo e pouco vento. 

A mais famosa delas é o Algar de Benagil, uma gruta enorme e com uma abertura para o céu, como se a caverna tivesse um olho azulzinho. Ela aparece em 10 de 10 fotos tiradas para mostrar as praias mais lindas da Europa e não é por acaso.

Albufeira
Albufeira
Imagem: Nacionalidade Portuguesa

Depois, hora de conhecer a Praia da Marinha, ali pertinho. Por lá, você encontra falésias em tons de dourado e uma água azul tão transparente que é perfeita para observar a vida marinha. Entre as espécies mais comuns estão ouriços, peixes variados, estrelas-do-mar e até cavalos marinhos.

Essa beleza natural toda já foi inclusive premiada pelo Guia Michelin como uma das melhores praias da Europa. E com razão! Além de maravilhosa da areia, a Praia da Marinha ainda oferece no seu canto direito um grupo de falésias saindo da água que funcionam quase como a sua própria Ponta da Piedade (ponto panorâmico famoso de Lagos).

Por fim, vale passear pela cidade de Albufeira, que já era ponto turístico antes do Algarve ser incluído entre as melhores praias da Europa.

A parte antiga da cidade lembra um pouco Cascais, com lojinhas, restaurantes com vista para o mar, bares e movimento típico de um balneário paradisíaco. Já no quesito vida noturna, a diversão se concentra na Strip, um trecho da cidade nova cheio de bares, luzes e música até de manhã.

Dia 3: Praia de Alvor + pôr do sol em Sagres

Hora de conhecer outras duas cidades: Portimão e Sagres.

A Praia de Alvor é mais extensa, com mais infraestrutura e um calçadão excelente para prática esportiva. Ela tem menos dos paredões maravilhosos que emolduram as praias do Algarve, mas conta com a mesma água cristalina das demais.

Para quem cansar de ficar ao sol, Alvor é uma cidade que oferece também bares, restaurantes e lojinhas para explorar sem pressa. 

Algarve
Algarve
Imagem de Pierluigi D’Amelio

E para encerrar a viagem, vale demais correr para assistir o pôr do sol no Cabo de São Vicente, em Sagres, onde dizem que é o mais bonito do país. Aqui só vale a atenção de levar um casaco: venta bastante nesse mirante, então vai fazer frio em pleno verão!

E aí, depois desse roteiro para praieiros, está convencido de conhecer algumas das melhores praias da Europa em uma viagem pelo sul de Portugal? Aproveite: o Algarve tem mais de 6 meses de sol e temperaturas bem mais próximas do Brasil que qualquer outra parte do território português. 

Quer curtir um pouco mais sobre as praias de Portugal? Separamos 14 dicas sobre a Ilha da Madeira para você aproveitar tudo por lá também.

POSTS RELACIONADOS

Empreender

Portugal: Trabalhar no Porto ou Lisboa

11/01/2021
Morar

Porque morar em Coimbra pode ser uma ótima opção

05/01/2021
Morar

Nova lei da nacionalidade portuguesa aprovada pelo presidente

28/12/2020