Roteiro de 7 dias em Portugal

Roteiro de 7 dias em Portugal

14.08.2020

Fazer um roteiro de 7 dias em Portugal é ideal para conhecer o país europeu. Com ótimas estradas, é possível conhecer 7 cidades em 7 dias. Duvida? Hoje vamos te dar todas as dicas para conhecer o melhor de Portugal e aproveitar ao máximo cada passeio.

Roteiro em Portugal: conhecendo a terra de Camões

Portugal é a terra de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago. Um país com muita história, cultura, igrejas, castelos e palácios. Em uma semana você consegue ter uma boa noção do país e suas atrações, mas para isso, precisa montar um roteiro bem detalhado com horários e sair bem cedinho do hotel.  

Confira um roteiro em Portugal e saiba como começar a sua viagem pelo país luso:

Lisboa

A sua viagem em Portugal deve começar por Lisboa, a capital e maior cidade de Portugal. Uma cidade incrível, com uma enorme quantidade de restaurantes e atrações turísticas. 

Dia 1

No seu primeiro dia em Lisboa você não pode deixar de visitar a Avenida da Liberdade, a Praça do Rossio, o Café A Brasileira no centro histórico. Coloque um tênis confortável e se prepare para caminhar muito. 

Para iniciar o roteiro em Portugal. Visual a partir do café A Brasileira no Chiado, ao fundo a praça Luis de Camões
Ao fundo a Praça Luis de Camões, vista a partir do café A Brasileira no Chiado

Depois disso, você pode fazer um walking tour (passeio turístico a pé) saindo da Praça do Rossio para conhecer o bairro de Alfama, o mais tradicional de Lisboa e cheio de casas de fado. 

É um passeio que vale muito a pena, nele você conhece a história de cada lugar e contribui com o valor que puder para o guia turístico. 

Em Alfama está também o Castelo de São Jorge e vários miradouros com vista para o Rio Tejo. Ainda a pé, você poderá conhecer a Igreja de Santo António de Lisboa, onde o santo nasceu e em mais alguns metros, visitar a Sé de Lisboa. 

Interior do Castelo de São Jorge, visita imperdível em Lisboa, no roteiro de 7 dias em Portugal
Interior do Castelo de São Jorge

Finalize o dia na Praça do Comércio e com um passeio beirando o rio Tejo para apreciar o pôr-do-sol. Pode parecer bastante para um dia, mas as atrações são bem próximas uma das outras e você pode jantar por ali mesmo, com ótimas opções na região. 

Dia 2

No segundo dia em Lisboa, é hora de conhecer a Torre de Belém, atração mais afastada do centro. São 8 quilômetros de distância da Praça do Comércio.

A Torre de Belém é um principais símbolos de Lisboa e uma visita obrigatória no seu roteiro em Portugal. No mesmo local está o monumento do Padrão do Descobrimentos e bem próximo o Mosteiro de Jerónimos e a Fábrica dos Pastéis de Belém, os originais e mais tradicionais. Eles são servidos sempre quentinhos e vale a pena cada mordida!

Depois disso, o ideal é alugar um carro em Portugal, para começar a sua viagem por Portugal.

Saiba mais detalhes da capital portuguesa:
Lugares para visitar em Lisboa: do clássico à gastronomia.

Torre de Belém, uma das várias opções para admirar o pôr-do-sol em Lisboa
Torre de Belém, uma das várias opções para admirar o pôr-do-sol em Lisboa

Cascais

No meio do segundo dia em Portugal siga para Cascais, do ladinho de Lisboa. Da Torre de Belém são apenas 24 Km. 

Em Cascais, passeie pelo centro histórico, veja as belas praias e caminhe pelo calçadão. Uma das atrações de Cascais é a Boca do Inferno, penhascos com uma gruta aberta e é lindíssimo para ver o pôr-do-sol.

Cascais no roteiro de 7 dias em Portugal

Finalize o dia comendo em Cascais e experimentando um bom bacalhau ou um outro prato com frutos do mar. 


Conheça as mais belas praias próximas de Lisboa.

Sintra

Dia 3

No terceiro dia, vá bem cedinho para Sintra e durma uma noite por lá. A cidade é super romântica e super pertinho de Lisboa (25 Km). Sintra consegue preservar sua história de maneira incrível e a quantidade de bons hotéis, impressiona. 

Seu roteiro em Portugal continua com o Castelo dos Mouros, no topo da Serra de Sintra e com uma vista espetacular lá do alto. É um passeio aconselhado para quem não tem problema de mobilidade, pois são muitos degraus. 

A visita dura cerca de uma hora e vale muito a pena! Em Sintra, você pode comprar bilhetes combos com desconto para ver várias atrações no mesmo dia.

Palácio Nacional da Pena, Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em Portugal

Depois siga para o Palácio Nacional da Pena, um palácio colorido no topo de uma rocha, a 528 metros de altitude, com vista para o mar. O palácio é lindíssimo e Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. 

Se você ainda tiver fôlego não deixe de conhecer a Quinta da Regaleira, um monumento surpreendente na Serra de Sintra. 

Durma em Sintra e aproveite os tradicionais restaurantes e tascas da vila e deguste um bom vinho português.

Fátima e Nazaré

Dia 4

No seu quarto dia em Portugal, pegue o carro alugado e siga bem cedo para Fátima e Nazaré. As auto-estradas em Portugal são muito boas, porém a maioria com pedágio (portagem). Neste caso, reserve o carro com Via Verde para não se preocupar em pagar na hora. 

Além deste fator, existem portagens eletrônicas que precisam ser pagas depois, chamados de SCUTs. Por isso é recomendado pedir o Via Verde disponível no carro de aluguel para debitar tudo no seu cartão e também evitar uma multa indesejada. 
De Sintra a Fátima são 146 quilômetros pela A1, uma viagem bem tranquila. Chegando em Fátima, vá direto para o Santuário de Fátima e conheça esse lugar mágico.

Santuário de Nossa Senhora de Fátima, roteiro emocionante em Portugal

No local está a Capelinha das Aparições, onde aconteceu uma das aparições de Nossa Senhora de Fátima. É um local que vale a pena conhecer, tanto para devotos, quanto para turistas. 

A visita ao Santuário dura cerca de 2 horas e depois disso, você já pode seguir para Nazaré. Em média você levará 45 minutos de carro até a cidade das ondas gigantes e pode almoçar por lá em uma marisqueira (restaurante de frutos do mar frescos).

Um dos belos visuais em um dos miradouros / mirantes em Nazaré, Portugal

Em Nazaré suba de carro até o Miradouro do Suberco e ao Farol de Nazaré. A vista é espetacular lá do alto. A temporada das ondas gigantes em Nazaré vai entre outubro a fevereiro, mas essas ondas não acontecem todos os dias. A Praia do Norte foi onde aconteceu a maior onda que alguém já surfou no mundo. 

Depois de conhecer Nazaré continue sua viagem por Portugal até a cidade do Porto, no norte do país e durma por lá. A viagem de Nazaré ao Porto tem 213 quilômetros, cerca de 2 horas.

Porto

Visual noturno do Porto com a ponte Dom Luís I ao fundo

Dia 5

No seu quinto dia de roteiro em Portugal é chegada a hora de conhecer o Porto, um dos principais destinos europeus. É uma cidade linda, histórica e cheia de ruelas e becos para se perder e caminhar. 

No Porto, não vale a pena utilizar carro, o melhor jeito de conhecer a cidade é a pé. Comece seu passeio pela Avenida dos Aliados, conheça a Estação de São Bento e seus incríveis azulejos.

Porto, umas das principais cidades da Europa e destino certo no Roteiro de 7 dias em Portugal

Depois suba para a Sé do Porto e caminhe por cima da Ponte Dom Luís I. Uma vista panorâmica para quem não tem medo de altura. Desça de teleférico até Vila Nova de Gaia e almoce na Ribeira do Rio Douro

Ribeira do Douro na cidade de Vila Nova de Gaia

Existem muitos restaurantes incríveis com vista para o Rio Douro, com menus turísticos que valem a pena. Depois disso, faça um tour pelas caves de vinho do Porto, com degustações. 

Fique dois dias na cidade do Porto para poder conhecer bem a cidade e toda sua história.

Dia 6

No segundo dia na cidade do Porto, conheça a Livraria Lello, uma das mais bonitas do mundo, com uma escada em caracol de tirar o fôlego. Visite também a Torre dos Clérigos e coma a tradicional francesinha, um prato típico do Porto.

Para aprofundar um pouco mais na cidade: Conhecendo Porto: o que você não pode deixar de visitar

Guimarães

Castelo de Guimarães

Termine seu roteiro de 7 dias em Portugal na cidade de Guimarães (55 quilômetros de distância do Porto). Guimarães é uma cidade pequena, muito bem preservada e parece que estamos viajando no tempo. 

É uma cidade que possui ótimos restaurantes e passar algumas horas por lá já é suficiente para conhecer todos os pontos turísticos. 

Dia 7

Comece seu passeio na muralha Aqui Nasceu Portugal, siga para o Largo da Oliveira (um ótimo lugar para almoçar ou lanchar). Depois vá caminhando até o Castelo de Guimarães. 

Percorra as ruas estreitas a pé e descubra cada cantinho da cidade onde nasceu Dom Afonso Henriques, rei de Portugal.

A pequena e preservada Guimarães, dica para incluir no roteiro em Portugal

Dicas de outros roteiros em Portugal

Se achar que o roteiro de 7 dias em Portugal está muito corrido, você pode tirar algumas cidades. Há quem prefira fazer apenas Lisboa e Porto em vários dias e conhecer tudo com mais calma. Tudo depende do seu estilo de viajante e com quantas pessoas está viajando. 

Em casal é super tranquilo fazer 7 cidades portuguesas em 7 dias. No entanto em grupo, pode ser mais complicado, porque cada um pode ter uma lista do que quer visitar. 

Portugal é um país com muitas atrações e se você tiver tempo sobrando nas suas férias, pode aproveitar para conhecer a Espanha na mesma viagem. Espero que você tenha gostado das dicas! 


Veja também:

POSTS RELACIONADOS

Morar

As melhores cidades para se trabalhar em Portugal

18/10/2020
Empreender

Como investir em franquias em Portugal

16/10/2020
Morar

Como fazer intercâmbio em Portugal

09/10/2020