Mercados de Natal na França

Mercados de Natal na França

08.11.2021

A França é um país deslumbrante para explorar, especialmente na época do Natal! 

Se você já teve a oportunidade de passar a data no hemisfério norte, sabe bem que do “lado de cima” do globo as celebrações são cercadas de uma magia diferente, ainda mais especial.

O clima frio, as comidas tradicionais feitas para esquentar a alma e a decoração de Natal estão espalhados por todos os lados, criando uma atmosfera única para celebrar o dia vinte e cinco de dezembro.

Depois de serem cancelados em 2020 devido à crise sanitária da Covid-19, os mercados de Natal na França estão prontos para voltar a assumir o seu papel de destaque nas festas de final de ano.

O melhor é que esses eventos são gratuitos!

É uma boa oportunidade para fazer as suas compras de Natal ou, como a gente recomenda, simplesmente para se divertir com a família ou amigos.

A tradição dos mercados de Natal na França

Os mercados de Natal foram criados no século XIV na região da Alsácia, mas foi só na década de noventa que eles se espalharam por toda a França.

Hoje, apesar dos mercados de Natal no leste da França serem os mais populares, para o nosso deleite, é possível encontrar mercados de Natal incríveis de norte a sul no território francês.

Esteja viajando por Paris, Marselha ou Lille, você poderá desfrutar da magia das festas de fim de ano e descobrir as mais belas feiras de Natal do país.

Abaixo, você descobre 7 mercados de Natal incríveis na França!

Mercado de Natal de Lille 

Para quem viaja pelo norte da França no fim de ano – ou até mesmo pela Bélgica! – a dica é aproveitar o Mercado de Natal de Lille. 

A cidade não poupa recursos para preparar o seu mercado de Natal:  toda a praça  é adornada com mil luzes, um majestoso pinheiro de 18 metros de altura e uma roda-gigante não menos imponente com seus 50 metros de altura, de onde é possível avistar parte da cidade.

O Lille Christmas Village oferece um programa de animação como passeios musicais e luminosos, oficinas para crianças e 87 casinhas com produtos artesanais e regionais para se esbaldar.

O espírito natalino fica por conta do cheiro inebriante de batatas fritas crocantes, waffles e crepes: o melhor da comida de rua da França e da Bélgica juntos em um único lugar!

O mercado acontece entre os dias 19 de novembro a 30 de dezembro de 2021, na Place Rihour e pode acomodar até 1 milhão de visitantes. 

Neste ano, entretanto, esse número deve ser controlado já que a entrada no Christmas Village de Lille estará sujeita aos regulamentos de saúde em vigor. O acesso é feito por meio de passe sanitário, a ser apresentado aos seguranças na entrada da Vila de Natal.

O uso de máscara é obrigatório e as bolsas devem passar por revistas dos seguranças.


Seguros Promo

Horários de funcionamento do Mercado de Natal de Lille:

Segunda a quinta: 11h00 – 20h30
Sexta e sábado: 10h00 – 22h00 
Domingo: 10h00 às 20h30
24 de dezembro: 11h00 às 18h00
30 de dezembro: 11h00 às 20h00
Fechado em 25 de dezembro de 2021

Mercado de Natal de Colmar 

De 26 de novembro a 29 de dezembro, você tem a oportunidade de visitar não apenas um, mas seis mercados de Natal em Colmar, na região da Alsácia.

Eles ficam espalhados nas grandes praças da cidade e são um convite a caminhar pelas belas ruas históricas da cidade francesa de arquitetura alemã em busca do próximo Mercado de Natal.

Anote os endereços: eles acontecem na Place des Dominicains, Place de la Cathédral, Place des 6 Montagnes Noires, Place de l’Ancienne Douane, Place Jeanne D’arc, em Little Venice e no Mercado fechado de Koifhus.

Na programação você encontra concertos natalinos e 186 casinhas de expositores distribuídas por todo o centro histórico, vendendo enfeites, pinheiros de Natal e comidas típicas, como o chucrute.

A diversão fica por conta da “caça ao tesouro”, uma brincadeira organizada pelo Escritório de Turismo de Colmar que faz o visitante percorrer um longo circuito pelo centro histórico da cidade em busca de um tesouro. 

Charadas, trocadilhos, indicações dadas por estátuas, sinais, cores, .. .todas essas pistas ajudarão a encontrar a palavra misteriosa. Depois é só voltar ao Escritório de Turismo para validar a palavra encontrada e receber a recompensa.

Ah, bom saber: pela inviabilidade, o mercado não exigirá a apresentação do passe sanitário, já que os mercados não estão concentrados em um único lugar. O uso de máscaras, entretanto, é obrigatório.

Horários do mercado de Natal de Colmar:

Segunda a quinta-feira: 10h00 às 19h00
Sexta, sábado, domingo: 10h00 às 20h00
24 de dezembro: 10h às 17h
25 de dezembro: 14h às 19h
26 de dezembro: 10h às 20h

Mercado de Natal La Défense, em Paris 

O mercado de Natal La Défense é um dos maiores da Ile de France. Localizado no Paris de La Défense, costuma acomodar mais de 350 expositores em mais de 10.000 m².

Esse ano, levando em conta ainda a condição pandêmica, o mercado foi reduzido. 

Serão 7.500 m2 de mercado comportando 200 quiosques de compras em vez das 350 habituais.

Diferente da maioria dos mercados de Natal da França, o mercado de Natal de La Défense é um pouco menos genuíno em termos de produtos locais. Em contrapartida, nenhum outro oferece tanta diversidade.

Expositores de todo o mundo, do Iêmen à Madagascar, colocarão à venda produtos dos seus países aos visitantes, numa verdadeira festa dos povos que está sendo chamada de “viagem ao redor do mundo”.

Além disso, é possível participar de ateliers gastronômicos gratuitos durante os dias de semana, no horário do almoço.

Fique ligado: o evento acontece entre 25 de novembro e 29 de dezembro e para entrar no mercado de Natal de La Défense será obrigatória a apresentação do passe sanitário.

Horários do mercado de Natal de La Défense:

Segunda a quinta: 11h00 às 20h00
Sexta-feira: 11h00 às 22h00
Sábado das 10h00 às 22h00
Domingo das 11h00 às 20h00

Mercado de Natal de Reims

A apenas 45 minutos da capital, a cidade de Reims, na região de Champagne, muda de cara em dezembro e passa a ser a cidade do Papai Noel.

O mercado de Natal da cidade conta com 135 pequenos expositores que se espalham aos pés da imponente Catedral de Reims.

A promessa para os visitantes é de encontrar uma grande variedade de produtos gastronômicos, artesanais e festivos de 9 países e 9 regiões francesas diferentes. 

Quiosques vendendo champanhe e os famosos biscoitos cor-de-rosa de Reims, claro, não podem faltar.

Uma oportunidade única de descobrir as tradições natalícias francesas locais e também de fora do território.

O Marché de Nöel de Reims vai de 26 de novembro a 29 de dezembro.  Apresentação do passe sanitário, passagem por revistas e uso de máscaras serão obrigatórios.

Horários do mercado de Natal de Reims:

Segundas-feiras: 14h00 às 20h00 *
Terças, quartas e quintas-feiras: 10h30 às 20h00
Sextas-feiras: 10:30 às 22:00 *
Sábados: 10h00 às 22h00
Domingos: 10h às 20h
Fechado em 25 de dezembro
* Segundas-feiras , 20 e 27 de dezembro das 10h30 às 20h
* Sexta-feira, 24 de dezembro das 10h30 às 18h00

Mercado de Natal de Estrasburgo 

“Christkindelsmärik”, que significa em alemão, “o mercado do menino Jesus” é o verdadeiro nome do mercado de Natal em Estrasburgo. 

É o maior mercado de Natal da Alsácia, o mais famoso da França e também um dos mais visitados. 

Realizado desde 1570, é também um dos mais antigos… não é à toa que Estrasburgo é conhecida como a capital do Natal. 

O mercado de Natal de Estrasburgo este ano é composto por 314 expositores, instalados em 13 locais por todo o perímetro da Grande Île, no centro histórico de Estrasburgo.

O destaque fica por conta das decorações natalinas noturnas. Para ir de um mercado de Natal a outro, as iluminações irão guiá-lo pelas ruas de Estrasburgo até a Place Kléber, onde fica a grande árvore de Natal de Estrasburgo.

Ao contrário do grande mercado de Natal de Paris, em Estrasburgo a tradição fala mais alto. Produtos que não façam parte da cultura local estão proibidos de serem comercializados.

Foi com esse lema que churros espanhóis, paninis italianos e bichinhos de pelúcia vindos da China foram cortados do Mercado há anos atrás. 

Espere, portanto, por um mercado de Natal autêntico e repleto de enfeites, presépios, artesanato local, vinho quente e muitos kougelhopf, bretzels e bredeles, a famosa bolacha típica da Alsácia.

O mercado de Natal de Estrasburgo vai de 26 de novembro a 26 de dezembro e o uso de máscara continua obrigatório nesta edição de 2021.

Horários do mercado de Natal de Estrasburgo:

O mercado funciona diariamente das 11h às 20h.
Nos dias 24, 25 e 26 de dezembro: a abertura dos expositores é voluntária, portanto, nem todos estarão necessariamente abertos.

> Viaje tranquilo para a França: não esqueça de cotar seu seguro viagem com a Seguros Promo!

Mercado de Natal de Marselha

Para quem visita o sul da França no final do ano, a notícia é boa. O mercado de Natal de Marselha começa em 20 de novembro e se estende até 2 de janeiro.

É possível então curtir um pouco do clima natalino além do réveillon. 

O Mercado de Natal de Marselha acontece num dos pontos tradicionais da cidade, no Porto Velho, Quai de la Fraternité, perto da Roda Gigante. 

O mercado não é dos maiores, mas as especialidades locais são bem variadas e por isso, é provavelmente o mercado de Natal mais imperdível de Bouches-du-Rhône.

Entre os mais de 40 artesãos expositores, prepare-se para encontrar sabonetes, cristais, biscoitos, decorações, cerâmicas, pinturas, velas, tecidos, couros, chocolates, brinquedos de madeira, …

Para visitar o Mercado de Natal de Marselha não esqueça da máscara e do passe sanitário. Além disso, é possível que você tenha que passar por um controle de visitantes na entrada, com a revista das bolsas.

Horários de funcionamento do mercado de Natal em Marselha:

Segunda a Quinta: das 10h00 às 19h00
Sextas e sábados: das 10h00 às 20h00
Domingos: das 10h às 19h

Mercado de Natal de Bordeaux

Pretende visitar o sudoeste francês nesse final de ano?

Então você não pode deixar de dar uma volta pelos Mercados de Natal de Bordeaux.

Apesar dos mercados de Natal mais populares da França se concentrarem na região leste,  é possível encontrar esses espaços com produtos artesanais, gastronomia típica e atrações para crianças e adultos também no outro lado do país. 

A cidade de Bordeaux, por exemplo, oferece vários mercados de Natal, todos muito diferentes uns dos outros. 

O principal, com 100 expositores, fica nas Allées de Tourny, no coração do centro histórico de Bordeaux, mas há também o que se realiza nas margens do rio Garonne. São cerca de vinte artesãos que oferecem produtos locais combinados com os vinhos locais e a gastronomia típica que vai de castanhas assadas ao Canelé, o “panetone” de Bordeaux.

O mais interessante em termos de inovação, entretanto, fica do outro lado do rio. 

O Xmas Market Darwin é um local descolado que combina espaço de coworking, skate park, tatuadores, lojas de produtos orgânicos e um restaurante animado: um mercado de Natal diferente do que estamos acostumados a ver.

Resumindo, os 70 estandes de artesãos locais do Xmas Market oferecem apenas presentes e serviços alternativos, da moda, perfeito para quem tem fome de novidade. 

O Mercado de Natal de Bordeaux vai de 26 de novembro a 26 de dezembro. Será solicitado o passe de saúde na entrada do mercado e também o uso de máscara.

O mercado principal é aberto diariamente, das 10:30 às 21 horas.

Esperamos que você esteja contando os dias para enfrentar o friozinho do inverno europeu ao som de músicas natalinas e ao sabor de chocolate quente.

Os mercados de Natal da França estão esperando por você!

Leia também: 

Tradições de Natal em Portugal

Natal inesquecível na Lapônia, a terra do Papai Noel