Inverno na Espanha: saiba como aproveitar

Inverno na Espanha: saiba como aproveitar

25.11.2021

Na Espanha, assim como nos outros países do Hemisfério Norte, o inverno começa no dia 21 de dezembro e termina no dia 20 de março. É o período do ano que divide opiniões: há quem ame o inverno e há quem fuja dele.

Se você pretende viajar para a Espanha durante o inverno, é bom que saiba que, dependendo da região em que você estiver, o inverno poderá ser mais ou menos rigoroso, porque as temperaturas variam bastante entre o Norte e o Sul.

De modo geral, o Sul do país tem temperaturas mais amenas, enquanto no Norte os termômetros marcam temperaturas bem mais baixas, até negativas em algumas cidades. Por isso, saber como é o inverno na Espanha é fundamental para você decidir o seu roteiro nos meses mais frios do ano. Veja algumas dicas para aproveitar o inverno na Espanha.

A dica é aproveitar as coisas boas do inverno

Se pararmos para pensar, apesar das temperaturas baixas, o inverno tem muitas coisas boas, não é? O principal para poder usufruir é saber se adaptar ao que a estação oferece de melhor. 

Passear ao sol, tomar um bom café, vinho ou sangria e degustar a maravilhosa culinária espanhola são ótimas pedidas. Não deixe de provar uma tortilla de batata, paella, batatas bravas e um bom cozido madrilenho.

Também não esqueça também de ficar de olho na comida de rua. As minhas dicas são castanhas assadas e churros, principalmente com chocolate.

Conheça as regiões mais frias

Para quem não tem medo do frio, bons destinos para aproveitar o inverno na Espanha são as regiões do País Basco, Castilla y León, Aragón e Asturias. 

Quem é um verdadeiro apaixonado pelo inverno deve considerar conhecer a Cordilheira dos Pirineus, na região entre Catalunha, Aragón e Navarra. É nesse local que você vai encontrar algumas das estações de esqui mais conhecidas do país.

Na região de Madrid, que também registra temperaturas baixas no inverno, vale a pena conhecer a Serra de Guadarrama, onde fica a conhecida estação de esqui de Navacerrada. Como em Madrid a neve não é muito frequente, uma chegadinha na Serra garante que você não vai embora da Espanha sem aproveitar a neve.

A região da Galícia fica na fronteira com Portugal, e é muito conhecida pelas cidades de Santiago de Compostela, Vigo e Corunha, também tem um bom clima para aproveitar o lado bom do inverno.

Só não vá se arriscar e fazer o Caminho de Santiago nessa época do ano. Há quem faça, mas o caminho que já é naturalmente difícil, se torna ainda mais complexo com as baixas temperaturas da região.

Tire proveito da baixa no turismo

Outra boa ideia é aproveitar para conhecer as principais cidades do país durante os meses mais frios. Sabe por que isso é uma ótima ideia? Porque durante o verão, essas cidades recebem milhares de turistas, o que aumenta os preços, a lotação de restaurantes, hotéis e museus e o tempo nas filas de espera. 

Portanto, se você pretende conhecer cidades como Madrid, Barcelona, Valência, Zaragoza, Santiago de Compostela, Granada, Salamanca, Bilbao e Sevilha, fazer isso durante o inverno é uma ótima oportunidade de aproveitar com muito mais tranquilidade.

Vá para as regiões mais quentes do país

Alguns ótimos lugares para conhecer durante o inverno, até porque mantêm a temperatura mais amena mesmo nos meses de inverno são Andaluzia, Almería, Alicante, Barcelona, Múrcia e Valência.

A região da Andaluzia, especialmente, é uma das mais quentes do país. Por lá, há muito o que conhecer: Sevilha, Cádiz, Málaga, Jerez, Jaén, Marbella e Granada. Tenho certeza de que em alguns momentos você vai até esquecer do inverno!

Veja também esta lista das melhores atrações do inverno na Europa e saiba como aproveitar os dias mais frios.

Aproveite a neve

Já agora, se você não teme o frio e a sua ideia é aproveitar a neve, e quem até sabe se arriscar no esqui, também não faltam opções na Espanha. O país tem diversas estações para a prática do esporte, de norte a sul. 

Há estações para os amadores e para quem já tem experiência no esporte. Além disso, o custo de algumas cabe até nos orçamentos mais enxutos. 

Algumas das estações mais conhecidas para ver a neve e praticar um dos esportes preferidos no inverno são:

  • San Isidro (León)
  • Baqueira Beret (Pirineo de Lleida)
  • Cerler (Pirineo Aragonés)
  • Formigal (Pirineo Aragonés)
  • Alto Campoo (Cantábria)
  • Astún (Aragón)
  • Fuentes de Invierno (Asturias)
  • Boi Taull (Pirineo Catalán)

Você sabia que até mesmo nas regiões menos frias existem opções para ver a neve na Espanha? Experimente conhecer as estações de esqui Navacerrada, La Pinilla e Valdesqui, que ficam na na região de Madrid.

Você também pode ir até Vall de Núria ou La Molina, que estão perto de Barcelona, Sierra de Béjar (em Salamanca) e Sierra Nevada (na região de Granada). 

É possível visitar as estações de esqui durante todo o período de inverno, mas janeiro e fevereiro são os melhores meses para aproveitar bem as estações.

Saiba quais são os melhores destinos para esquiar na Europa.

Deixe as praias para depois

Se você quer conhecer o litoral do país, talvez esse não seja o melhor momento. É verdade que a praia tem sempre beleza, até mesmo nos dias mais frios. Mas traçar um roteiro pelas praias espanholas pode ficar para um outro momento.

Além de temperaturas baixas, você corre o risco de ser pego pelo vento e pela chuva e pode acabar com seus planos frustrados. Se for possível, deixe para conhecer as praias e as ilhas espanholas na primavera ou no verão. Com certeza você vai aproveitar muito mais.

Entretanto, se a praia é uma parada obrigatória no seu roteiro pelo inverno espanhol, escolha ir até as Ilhas Canárias. A temperatura nas praias da ilha não costuma ser tão baixa. De dezembro a março, a temperatura média é de 15 graus. Nada mal para o inverno!


Seguros Promo

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Herança árabe na Andaluzia

18/03/2022
Visitar

O que fazer na noite espanhola: dicas para todos os gostos

18/03/2022
Visitar

Os segredos de Madri

10/03/2022