14 dicas sobre a Ilha da Madeira, um destino insular de Portugal

14 dicas sobre a Ilha da Madeira, um destino insular de Portugal

20.05.2020

Uma das delícias de Portugal é a possibilidade de sair do óbvio nas suas viagens: o país oferece praticamente de tudo que o viajante quiser ver e ainda mais. Uma dessas gratas surpresas é a possibilidade de visitar a Ilha da Madeira, um balneário delicioso e preços muito acessíveis dentro da Europa.

Se você nunca ouviu falar nesse destino ou quer saber mais sobre o que pode encontrar por lá, acompanhe o artigo de hoje com 14 dicas sobre a Ilha da Madeira!

O que você precisa saber para visitar a Ilha da Madeira

Parte do território português, o arquipélago é composto de 4 ilhas: Ilha da Madeira, Porto Santo, Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens. A capital do território é a cidade do Funchal.

A Ilha Madeira no verão é um paraíso para turistas tanto estrangeiros quanto portugueses. Além das praias lindas, as águas são cristalinas e mais quentinhas do que a da costa de Portugal.

Uma das dicas sobre a Ilha da Madeira é que ela é um ótimo destino de fim de semana e pode ser adicionada ao roteiro da sua viagem por Portugal. Afinal, a viagem de avião de Lisboa para esse destino insular não leva nem 2h de duração.

Dicas sobre a Ilha da Madeira: um roteiro do que ver por lá

Prepare-se para se perder por esse arquipélago e nunca mais querer voltar!

Centrinhos urbanos para se explorar

Uma das dicas sobre a Ilha da Madeira mais legais é explorar o Curral das Freiras, um vale em meio a um povoado pequeno e simpático, que fica diante da costa. As vistas de lá são incríveis e o acesso é fácil, já que fica a poucos quilômetros de Funchal.

E, para quem curte se misturar aos locais, vale conferir a feira de rua que acontece ao redor da Igreja da Matriz, aos domingos no Curral das Freiras.

Outro lugar imperdível é a Câmara de Lobos. Essa pequena vila de pescadores com barquinhos coloridos é muito conectada às origens do povo da Madeira e conserva um ar rústico que deixa qualquer turista mais relaxado nas férias.

É por lá também que você conhece o Cabo do Girão, um dos miradouros mais altos da Europa, com 580m de altura. Para os aventureiros, o local oferece a chance de pular de bungee-jumping ou parapente. Já para os viajantes mais tranquilos, é possível observar uma boa parcela do verde da Madeira no seu esplendor, da Câmara dos Lobos até o Funchal.

Passear pela capital Funchal também é uma diversão. Por lá, você encontra artesanatos, conhece melhor a cultura local, entende o dia a dia de quem vive na principal porção da Ilha da Madeira e, claro, experimenta os sabores que o arquipélago tem a oferecer!

Culinária na Ilha da Madeira

Por falar em sabores, quer saber o que escolher para comer ao visitar a Ilha da Madeira? Peixes e frutos do mar, é claro! Tudo o que vem das águas do Atlântico é fresquinho por lá e tem muito sabor!

Se você busca os estabelecimentos mais refinados, que promovem uma verdadeira experiência gastronômica, então procure o Il Gallo D’Oro e o William, ambos premiados com estrelas Michelin.

Agora, se é a culinária de rua que te apetece, não exite em visitar o Mercado dos Lavradores e provar as diversas opções de frutos frescos, cheirosos e locais, além de temperos e vegetais.

Frutas Ilha da Madeira

Passeios naturais

Para quem é apaixonado por paisagens e descobertas mais naturais, esse arquipélago português não decepciona! Por isso, reunimos aqui dicas sobre a Ilha da Madeira com um olhar mais voltado para o contato com a natureza.

Para começar, se você gosta de ver animais, vale procurar um passeio de barco para avistar golfinhos e baleias. Como a ilha se localiza no meio do oceano Atlântico, é bem comum que esses cetáceos circulem por lá, dando verdadeiros shows de saltos, piruetas e interação com os barcos.

Já numa abordagem mais voltada para a aventura, uma boa também é fazer um passeio pelas grutas de São Vicente. Essas formações rochosas foram formadas há mais de 890 mil anos (!) por uma erupção vulcânica. No passeio, você consegue explorar as grutas por dentro e participar de experiências 3D interativas que ensinam sobre a formação da Ilha da Madeira. É informativo e muito curioso!

E as atrações não param por aí: há também trilhas, miradouros em picos, um teleférico para ver toda essa beleza de cima e cachoeiras para os amantes da natureza explorarem todo o verde da Madeira.

Visitar a Ilha da Madeira no Verão: onde cair no mar

Para quem não abre mão de um bom mergulho nos meses mais quentes do ano, uma das dicas sobre a Ilha da Madeira imperdíveis são as piscinas vulcânicas naturais de Porto Moniz. Por lá, é possível se banhar em águas cristalinas, se refrescando de frente para o mar e em uma absoluta calmaria.

Praia Ilha da Madeira

Já se você quer explorar o arquipélago para desbravar novos mares, bons locais para um mergulho seriam a Prainha, que fica perto da Ponta de São Lourenço, a Praia dos Anjos, na Ponta do Sol, a Praia Formosa, no Funchal, e a Praia da Laje, no Seixal.

Nesses locais, prepare-se para encontrar praias vazias (beeem diferentes de outros destinos insulares disputados na Europa) e com areias negras de origem vulcânica que contribuem para criar um cenário único.

Quer saber mais sobre outras regiões de Portugal? Acesse nossa área exclusiva sobre conteúdos e dicas para Portugal.

POSTS RELACIONADOS

Empreender

Portugal: Trabalhar no Porto ou Lisboa

11/01/2021
Morar

Porque morar em Coimbra pode ser uma ótima opção

05/01/2021
Morar

Nova lei da nacionalidade portuguesa aprovada pelo presidente

28/12/2020