Quais os impactos da guerra na Ucrânia para quem mora na Alemanha

Quais os impactos da guerra na Ucrânia para quem mora na Alemanha

07.03.2022

Reviver a rotina de um conflito militar é um pesadelo para muitos europeus e os impactos da guerra na Ucrânia para quem mora na Alemanha estão causando preocupação, pois as consequências poderão durar anos.

Para quem está vivendo na Alemanha, são as pequenas mudanças no dia-a-dia que nos faz perceber que o medo da guerra se estender para outros países é real. 

Somente para citar um exemplo, ao ir no mercado você já não encontra facilmente farinha de trigo, por exemplo. 

Aliás, quando encontra, há uma limitação de 4 pacotes por pessoa, já que tal ingrediente é um dos que sofrerá impacto na importação, já que boa parte vem da Rússia e da Ucrânia (responsáveis por cerca de 33% do trigo mundial).

impactos da guerra na ucrânia para quem mora na alemanha
fonte: pixabay

Além disso, as contas também prometem aumentar.

A começar pela gasolina, que já está custando 25% a mais, há também as contas domésticas.

A estimativa é que as contas de energia e gás devem aumentar, como consequência dos impactos da guerra na Ucrânia na Alemanha.

Como o governo alemão está prevendo os impactos da guerra na Ucrânia para quem mora na Alemanha

O novo chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, já indicou que parte do PIB alemão vai para as forças armadas alemãs, pelo menos 2%. 

Ou seja, depois do conflito iniciado pela Rússia, a Alemanha se viu obrigada a investir novamente em força militar, o que não fazia desde a Segunda Guerra.

Além disso, foi anunciado pelo Banco Central Alemão (Bundesbank) que os impactos da guerra na Ucrânia para quem mora na Alemanha poderão refletir diretamente na economia, e desacelerar a sua recuperação pós-pandemia.

Um setor que sofrerá consequências é o da indústria, já que a dependência energética que a Alemanha possui com a Rússia, foi diretamente impactada.

Além disso, há outros impactos da guerra na Ucrânia para quem mora na Alemanha, que também já foram previstos pelo governo, que são relacionados com a alimentação.

Bom, além do trigo que falamos acima, outros cereais, como a cevada, centeio e milho também são importados da Rússia e da Ucrânia. 

impactos da guerra na ucrânia para quem mora na alemanha
fonte: pixabay

Com as sanções feitas contra a Rússia, tais alimentos terão de ser importados de outros lugares. Como consequência, os seus preços poderão aumentar, já que a quantidade não será suficiente para todo o continente europeu. 

Assim, para quem mora aqui na Alemanha, é melhor preparar o bolso, pois o segundo semestre de 2022, que é quando as safras costumam ser importadas, o mercado poderá estar bem mais caro!


Seguros Promo

Algumas medidas para diminuir os impactos da guerra na Ucrânia para quem mora na Alemanha

Para tentar minimizar os estragos que só uma guerra consegue causar, o governo alemão, recentemente, aprovou um programa que pretende ajudar a população alemã a pagar as suas contas.

Assim, para todos aqueles que declaram imposto na Alemanha, será possível ter acesso a 300€ de ajuda de custo para cobrir o aumento das contas de casa. 

Além disso, está prevista também uma redução por três meses no imposto sobre o combustível.

Por outro lado, para quem não anda de carro, mas somente de transporte público, o programa também prevê uma redução por três meses no preço dos bilhetes mensais.

A notícia é “boa”, apesar do motivo que a gerou, mas mesmo assim, para quem mora aqui, o ideal é que nada disso estivesse acontecendo.

Como a Alemanha está ajudando os refugiados da Ucrânia

A Alemanha é um dos primeiros países que os ucranianos chegam após atravessarem a Polônia.

Atualmente, estima-se que há na Alemanha mais de 30 mil refugiados ucraniados, e todos os dias chegam trens lotados, principalmente na estação central de Berlim. 

Ao chegarem em território alemão, eles recebem atendimento, orientação, alimentação e hospedagem. 

Há inúmeras iniciativas sociais que estão organizando trabalhos voluntários. Para ajudar os ucranianos que chegam na Alemanha, as pessoas estão oferecendo, inclusive, seus próprios lares para hospedá-los.

impactos da guerra na ucrânia para quem mora na alemanha
fonte: pixabay

Além disso, a Alemanha também está dando tratamento menos burocrático para as famílias que vêm buscar refúgio aqui. 

Aos refugiados que aqui chegam, a documentação é obtida de forma mais rápida e, para os que desejarem ficar mais tempo, já podem se integrar na sociedade alemã, se matricular em escolas e também começar um trabalho. 

Algumas empresas, inclusive, estão abrindo vagas exclusivas para refugiados e elas são facilmente encontradas no LinkedIn.

Apesar do cenário acolhedor, infelizmente, a Alemanha não possui capacidade para receber todos os que estão fugindo da guerra na Ucrânia.

De toda forma, todos os que chegam em território alemão recebem bom tratamento e são bem-vindos.

Sem contar que, segundo o órgão Acnur, da ONU, a situação da guerra na Ucrânia significa uma crise migratória, cujo crescimento está sendo o mais rápido desde a Segunda Guerra.

Ou seja, se a guerra não acabar logo, todos os países da Europa deverão se preparar para receber os refugiados ucranianos e as consequências terão impacto direto na saúde, moradia e economia.

Conclusão

Atualmente, os impactos da guerra na Ucrânia para quem mora na Alemanha ainda não são tão notados, principalmente no dia-a-dia, mas somente em pequenas coisas, como a falta de farinha de trigo no mercado.

De toda forma, é uma situação que você não espera viver, ainda mais depois de uma pandemia! 

A maior preocupação, de fato, deverá ocorrer após o mês de março. Segundo os economistas alemães, é partir de março que a falta de comércio entre a Alemanha, Rússia e Ucrânia, começará a trazer os maiores impactos.

As fontes que utilizei para embasar este texto foram do site DW e deutschland.de.

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Conheça as praias da Alemanha

05/03/2022
Visitar

Como é a Páscoa na Alemanha

03/03/2022
Empreender

Como empreender na Alemanha

14/02/2022