5 boas razões para você visitar a Itália no inverno

5 boas razões para você visitar a Itália no inverno

18.07.2021

A Itália recebe, em média, 60 milhões de viajantes internacionais todos os anos, a maioria dos quais prefere o verão, quando o sol está brilhando para visitar.

A questão é que a estação mais quente do ano no hemisfério norte não coincide com as férias de verão do Brasil, o que, em outras palavras, quer dizer que você terá que enfrentar o frio se quiser viajar durante os primeiros meses do ano para a Itália.

Antes que você veja algum inconveniente nisso, nós estamos aqui para te convencer que há muitas boas razões para visitar a Itália no inverno.

Pode separar i guanti e la sciarpa: suas roupas de frio vão passear na Itália no próximo inverno!

Seguici!

1 – A Itália é mais barata na baixa temporada para visitar

Nosso primeiro bom motivo para ir à Itália no inverno tem a ver com o seu bolso. 

Como em qualquer país, se você viajar durante a baixa temporada, os preços caem consideravelmente. 

A baixa temporada na Itália dura entre novembro e março; são cerca de seis meses para desfrutar deste belo país. 

O custo de um hotel cinco estrelas em Roma em janeiro custará cerca de 310 euros a diária, enquanto o mesmo estabelecimento custará cerca de 340 euros por noite durante os meses de pico: de junho a agosto. 

E, com exceção dos feriados, durante os meses de inverno você economiza também com a passagem: é nessa época que encontramos os voos mais baratos com destino às principais cidades da Itália.

2 – Os locais turísticos estão mais acessíveis

Em vez de longas filas no verão e multidões nos pontos mais turísticos do país, você terá a chance de viajar de forma bem mais tranquila nos meses mais frios. 

No inverno, o turismo em massa diminui, e você está livre para ver e visitar a Capela Sistina, o Coliseu, a Catedral Santa Maria del Fiore em Florença ou o Duomo de Milão sem ser empurrado pelas multidões.

Fique atento somente ao horário de funcionamento das atrações, que costumam ser mais restritas durante o inverno.

3 – A Itália é o lar do Carnaval europeu

Falar que a Itália é o país do Carnaval para nós, brasileiros, pode soar no mínimo estranho.

Mas é assim que os europeus vêm à península da bota, especialmente a cidade de Veneza, que todos os anos se veste para celebrar, em incríveis bailes de máscaras, a festa que antecede a quaresma.

Contradizendo o que dissemos acima, é possível que você encontre uma multidão na cidade dos canais nessa época do ano, mas ainda assim o clima é bem menos frenético que nas férias do hemisfério norte.

Se quiser um Carnaval mais calmo de verdade, procure pelas festas populares que acontecem nas praças de quase todas as pequenas cidades do país, com direito à comida e vinho distribuídos de graça aos “foliões”.

Não espere um Carnaval com a mesma pompa dos bailes de Veneza, mas não tenha dúvida: as festas do interior são dignas de nota 10 nos quesitos animação e autenticidade.

4- A comida de inverno na Itália é diferente

Ousamos dizer que nenhum outro país respeita tanto a sazonalidade dos alimentos quanto a Itália. Isso significa dizer que a gastronomia muda completamente conforme as estações do ano por lá.

Claro, pizza e pasta você sempre encontrará na Itália, mas se quiser provar um dos pratos mais típicos de Florença, o peposo, você fatalmente terá que fazer a sua viagem durante o inverno. O mesmo acontece com a polenta e a fonduta, ou o fondue italiano, no Vale d’Aosta. 

Além disso, somente no inverno você tem a chance de degustar o panetone italiano, o melhor do mundo, e também o vin brulé, uma espécie de quentão italiano que é essencial para aquecer os dias frios do inverno europeu.

5 – A Itália tem algo único durante as férias de inverno para visitar

E por falar em panetone, não há como não citar as festividades religiosas do Natal, que na Itália ganham importância e destaque ímpar. 

Se você caminhar por qualquer cidade italiana durante esta época do ano, não ficará desapontado. Você descobrirá belas decorações e luzes em todos os lugares.

Para quem é realmente fã da decoração de Natal, o destino ideal é Nápoles e sua famosa Via San Gregorio Armeno, também chamada de “viela do Natal”, uma rua dedicada ao mundo do presépio e das decorações para a festa de Natal.

Outras opções são conhecer o famoso mercado de Natal de Florença, na Piazzale Michelangelo, ou mesmo assistir à magnífica missa na véspera de Natal na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

> Tenha dicas exclusivas de viagem,  em vídeo, para desfrutar do melhor de Roma!

Motivo Bônus: Esquiar nos Alpes italianos

Se você gosta de esquiar, a Itália te dá mais uma incrível razão para visitá-la no inverno!

Vá até as Dolomitas, no norte do país, para enfrentar as pistas italianas dos Alpes localizados na fronteira com a Áustria, classificados como Patrimônio Mundial da UNESCO.

As paisagens são de tirar o fôlego!

Além do esqui convencional, você pode se aventurar no esqui cross-country, caminhada na neve ou, ainda, nas atividades relaxantes em um dos belos resorts da região.

> Lembre-se de contratar sempre um seguro viagem quando for à Europa, principalmente se for se aventurar em esportes radicais!


Seguros Promo

A Itália está repleta de monumentos magníficos e lugares majestosos, mas acaba sendo vítima de toda essa beleza e superocupada por turistas durante o verão.

Mas, para a nossa felicidade, há excelentes razões para visitar o país durante os meses mais frios do ano.  As paisagens mudam, os turistas são menos numerosos, muitos eventos são organizados, permitindo que você descubra um novo lado da Itália.

Portanto, pode programar sua viagem para a Itália durante o inverno! Garantimos que você irá se divertir muito e voltará já querendo marcar o retorno para voltar ao país no próximo ano.

Descubra mais sobre os destinos imperdíveis da Itália em:

POSTS RELACIONADOS

Morar

Educação na Itália: como funciona o sistema escolar italiano

14/09/2021
Visitar

Seguro viagem para a Itália, vale a pena?

16/08/2021
Morar

Melhores regiões na Itália para trabalhar

15/08/2021