Viagem pela Itália: o que ver em Lecce

Viagem pela Itália: o que ver em Lecce

18.02.2022

Dizem que você não conhece verdadeiramente a Itália até conhecer a região sul do país. E, na nossa opinião, há mesmo verdade nisso. Conheça Lecce.

Se você quer descobrir a dolce vita no sul e está em busca de um destino autêntico na sua viagem pela Itália meridional, a nossa sugestão hoje é que você vá até Lecce, na Apúlia.

A cidade que é a capital da região conhecida como o “taco da bota”, é uma das cidades mais bonitas do sul da Itália para se visitar. 

Certamente ela irá te impressionar com seu magnífico estilo barroco do século XVII, suas igrejas, seus palácios e também sua atmosfera alegre.

Do centro histórico às atrações que rodeiam a cidade, aqui fica a nossa seleção do que ver em Lecce!

Ancient Roman theater in Lecce, Puglia region, southern Italy

Passeie pela Piazza del Duomo

Esta praça está localizada no centro da histórica cidade de Lecce e faz parte da vida cotidiana dos locais. O clima é leve e alegre, com crianças brincando e correndo atrás de bolas de sabão.

É também rodeada de edifícios e estruturas religiosas com grande valor histórico.

Entre os edifícios mais notáveis, estão o Duomo de Lecce com sua fachada barroca e o prédio episcopal, o palácio onde reside o arcebispo de Lecce, ambos do século XVII.

A maioria das estruturas são criadas em pedra de Lecce, uma rocha calcária extraída na região que dá à cidade uma cara e cor inconfundíveis.

Já o interior do Duomo ganha cores com vitrais e obras de arte em ouro, arcos majestosos e um teto que contém belas obras de arte históricas.

Saindo do Duomo e deixando a Piazza, todas as ruas e ruelas circundantes, com inúmeras lojas e restaurantes, merecem um passeio, especialmente à noite.

Visite a Basílica de Santa Croce

Por toda Itália, as Igrejas acabam tendo um grande destaque entre as atrações porque fazem parte da história, da arquitetura e das belezas artísticas das cidades. Em Lecce não é diferente.

Além do Duomo, a cidade abriga a monumental Basílica de Santa Croce, um edifício cuja  construção se estendeu por mais de um século, entre 1549 e 1695. 

Ao contrário do Duomo, entretanto, esta igreja costuma surpreender mais pela sua parte externa que interna.

A fachada frontal é realmente de tirar o fôlego. É possível passar horas apreciando todos os detalhes, como querubins, flores, frutas, animais e uma enorme rosácea, cravados em toda sua fachada de arquitetura barroca.

Surpreenda-se com o Anfiteatro de Lecce

Para quem ama história antiga, encontrar uma parte de um anfiteatro romano no meio da cidade de Lecce é um momento único.

Localizado no coração do centro histórico da cidade, junto à Piazza Sant’Oronzo, esse monumento te levará a admirá-lo e a refletir como era a vida por ali quando ele foi erguido. 

Uma verdadeira viagem no tempo!

Construído entre os séculos I e II pelos romanos, o anfiteatro permanece parcialmente soterrado sob a cidade. A parte visível é resultado de várias escavações arqueológicas.

O curioso é pensar que esse anfiteatro não foi desenterrado até 1929.

Grande parte das escadas, arquibancadas, paredes externas e colunas ainda estão muito bem preservadas e você pode realmente ter uma boa noção dessa arena que tinha capacidade para 25.000 pessoas.

Descubra a arte do papel machê no Castelo de Lecce

O castelo de Carlos V é a principal fortificação defensiva da cidade e existe há centenas de anos desde o século XVI.

O castelo está em condições fantásticas e grande parte das muralhas e torres estão intactas.

O seu interior não costuma ser muito impressionante, mas o museu do papel machê, que fica dentro castelo, vale a pena uma visita.

A cidade de Lecce é especialista na arte do papel machê desde o século XVII, quando os artesãos descobriram que, na falta de outros materiais mais preciosos, podiam fazer obras religiosas com papel.

A arte em papel machê está presente até hoje e deixou de ser estritamente ligada à religião. 

Seguindo a tradição, os artesãos de Lecce fabricam máscaras, brinquedos e belíssimos objetos de decoração com design moderno.


Seguros Promo

Atravesse a Porta Napoli

Lecce já foi completamente cercada por uma grande muralha defensiva e a Porta Napoli é uma relíquia desse passado da época medieval. É uma das três portas restantes da cidade.

Originalmente construído em 1548 em homenagem ao rei Carlos V, o portal apresenta um design barroco e, assim como os principais monumentos da cidade, é feito de pedra de Lecce.

É interessante pensar que esse portal monumental tem praticamente a mesma idade do Brasil. 

Hoje, o monumento é testemunha de uma atmosfera jovem e descontraída do vai e vem de estudantes que se dirigem à Universidade que fica ali perto. 

É uma peça fantástica da história da Itália e definitivamente merece uma visita ao caminhar pelo centro da cidade.

Desbrave o Museu Faggiano di Lecce

O “Museo Faggiano” é um edifício histórico-arqueológico privado localizado no centro histórico de Lecce. 

O local surgiu por acaso quando, em 2001, o proprietário do edifício, Luciano Faggiano, foi obrigado a quebrar os pisos para mudar a canos de esgoto que, por serem antigos, forneciam umidade às paredes.

Em meio a reforma, Luciano achou muito mais que vazamentos: descobriu um sítio arqueológico com uma coleção de 5 mil peças entre vasos e pinturas que datam desde a época pré-romana da cidade.

Através da relíquias de várias centenas de anos de história, durante a visitação é possível compreender como viviam as pessoas em diversos séculos e como a casa foi sendo adaptada por seus habitantes a cada período.

Reserve ao menos uma hora para caminhar pelo local e conversar com a família Faggiano, que administra o museu.

Descanse no Jardim Giuseppe Garibaldi – Villa Comunale di Lecce

Este é o jardim público mais impressionante de Lecce e é um ótimo lugar para um breve descanso e refresco, especialmente se você estiver viajando com crianças.

A Villa Comunale de Lecce fica na parte menos turística de Lecce, ao longo da mesma rua do Castelo. 

É um oásis verde onde você pode observar como acontece a vida dos moradores locais.

No centro do parque há um grande coreto com uma cúpula verde e uma cruz de pedra que se destaca em meio às árvores e flores.

Além disso, há várias fontes encantadoras, além de uma seleção de estátuas e monumentos em homenagem a várias figuras italianas importantes, como Giuseppe Garibaldi, que empresta o nome ao parque.

Visitar Lecce, no sul da Puglia, na Itália, é descobrir uma cidade barroca com atmosfera alegre. Em cada esquina, palácios, igrejas e monumentos construídos em pedra de Lecce esperam por você. 

Não deixe de ir!

> Programando sua viagem a Lecce para os próximos meses? Não esqueça de cotar seu seguro viagem com a Seguros Promo!