Toscana: 7 lugares para visitar

Toscana: 7 lugares para visitar

30.10.2020

A Toscana tem mais de 2.000 anos de história: foi habitada inicialmente pelo povo etrusco e depois pela grande civilização romana, viu nascer o Renascimento e alguns dos mais famosos artistas, escritores e cientistas do passado. Por isso, a Toscana preserva um patrimônio histórico, artístico e literário único no mundo. 

Pode-se dizer que nenhum outro lugar além da Toscana teve um impacto tão forte na cultura italiana e europeia. Pois é considerada uma cultura 360° que engloba a arte, a viticultura, a recolha de Tartufi, a produção de renomados azeites extravirgem, de artesanato e até de moda.

O papel mais importante e cartão postal da região da Toscana sempre será o berço do Renascimento, um encontro de museus, galerias e igrejas com afrescos em que ecoam os nomes imortais de Giotto, Brunelleschi, Donatello, Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo.

O que não pode faltar durante uma viagem à Toscana? Para começar com estes 7 locais:

1. Começamos nossa viagem pela Toscana por Florença

Florença - Toscana

Berço do Renascimento e da língua italiana, é um verdadeiro museu a céu aberto. Florença com seus museus, palácios e igrejas abriga alguns dos tesouros artísticos mais importantes do mundo.

Entre os locais mais famosos da cidade estão, naturalmente, a Catedral de Santa Maria del Fiore, o Batistério, a Galeria degli Uffizi, o Bargello e a Galeria dell’Accademia. As igrejas de Santa Maria Novella e Santa Croce são verdadeiras galerias de arte, assim como a Biblioteca  Medicea Laurentiana é uma expressão excepcional do gênio arquitetônico de Michelangelo.


Quando sentir-se cansado de ver museus e galerias de artes, é só sair passeando pelas lindas ruas do centro histórico de Florença. Caminhe até rio Arno e apreciei, a beleza da Ponte Vecchio e continue até o Oltrarno, a parte “mais nova” de Florença. Passe um dia nos Jardins Boboli ou suba a colina atrás da Piazzale Michelangelo (recomendo ver o por do sol, é incrível) e chegue à Igreja de San Miniato al Monte para desfrutar de uma vista incrível de Florença.

2. Siena

Siena

Localizada no coração da Toscana e rodeada por colinas, é uma das mais belas cidades medievais da Itália. Não é à toa que a cidade velha de Siena é Patrimônio Mundial da UNESCO.

O fulcro da cidade é a famosa Piazza del Campo, com sua forma particular de concha, onde se realiza o famoso Palio, um dos eventos mais importantes para os sienenses. O Palio di Siena é uma corrida de cavalos que acontece todos os anos, em julho e agosto, e suas origens remontam ao século XVII.

3. Pisa

Pisa

É a famosa pela Torre Inclinada que torna Pisa conhecida em todo o mundo. Algumas poucas horas serão suficientes para percorrer a cidade,  e ver a torre, pois por mais que seja muito famosa, existem lugares mais  impressionantes e bonitos para se contemplar, mas é claro que é interessante ver a torre com seus próprios olhos. Existem lugares mais notáveis e charmosos do que as áreas gramadas da Piazza dei Miracoli ao redor da Torre de Pisa. 

4. San Gimignano

San Gimignano

É uma pequena cidade fortificada a meio caminho entre Florença e Siena, é famosa por sua arquitetura e suas belas torres medievais que tornam o perfil da cidade singular.

No período mais próspero, as famílias ricas de San Gimignano chegaram a construir 72 torres como símbolo de seu bem-estar e poder. Destes, hoje restam apenas 14, o que contribui para tornar a atmosfera da cidade ainda mais fascinante.

Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1990, San Gimignano é uma das pequenas pérolas da província de Siena e também oferece excelentes produtos locais como o açafrão e o vinho branco chamado Vernaccia di San Gimignano.

5. Val d’Orcia

Val d’Orcia - Toscana

Castelos medievais, colinas sinuosas, aldeias antigas, belas  casas rústicas e isoladas, avenidas de ciprestes, vinhas e olivais e campos de trigo dourados: estes são apenas alguns dos elementos que constituem as fantásticas e harmoniosas paisagens do Val d’Orcia. 

Atravessada pelo rio Orcia, que dá nome ao vale, esta esplêndida região do sul da Toscana serpenteia pelas províncias de Siena e Grosseto. Toda a área é agora um parque protegido, e foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 2004. O protagonista absoluto do Val d’Orcia é na verdade uma natureza ainda intocável e bela, com cores sempre diferentes de acordo com as estações.

6. Lucca

Lucca

Lucca é uma das cidades de arte mais bonitas e queridas da Toscana, uma parada que realmente não pode faltar em um roteiro clássico de descoberta da região. 

A maioria das atrações turísticas de Lucca mantém os sinais deixados por sua história: desde os vestígios do anfiteatro romano visíveis na forma da Piazza dell’Anfiteatro, até os vestígios arqueológicos encontrados sob a igreja de San Giovanni e Reparata que datam do século XII (a primeira catedral da cidade, localizada na esquina da atual Catedral de San Martino) às várias torres e vilas construídas entre os séculos XII e XVI.

As muralhas que cercam a cidade foram excepcionalmente preservadas, apesar do crescimento e da modernização, ao contrário das de outras cidades da Toscana, incluindo Florença.

Lucca está localizado nas planícies ao pé dos Alpes Apuanos e fica a menos de meia hora da costa de Versilia e é facilmente acessível tanto de carro quanto de trem de Pisa e Florença. Pode ser visitada em um dia, mas se quiser desfruta-lá ao máximo, melhor reservar alguns dias. 

7. Ilha de Elba

Ilha de Elba - Toscana

é a maior ilha do Arquipélago Toscano e a terceira maior da Itália. Juntamente com as outras oito ilhas do arquipélago, incluindo Giglio, Giannutri e Montecristo, faz parte do Parque Nacional do Arquipélago Toscano, o maior parque marinho da Europa. É repleta de praias encantadoras e mar cristalino, imperdível para os amantes do mar.
Elba é famosa em todo o mundo por ter hospedado o grande Napoleão no exílio em 1814.

Conhecer a Toscana

Viajar pela Toscana permite que você toque monumentos e lugares de valor inestimável, os lugares simbólicos de Florença, veja a famosa Torre de Pisa,  as belas praias da Ilha de Elba, a muralha de Lucca.

A Toscana é unica, e você definitivamente precisa conhece-lá. 
Veja abaixo passeios incríveis e reserve as atrações com antecedência!

Quer saber mais sobre a Itália? Acesse este link e veja todos os conteúdos que temos sobre este belo país!

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Pratos típicos de Natal na Itália

18/11/2021
Visitar

Como aproveitar o fim de ano no inverno italiano

16/11/2021
Visitar

Rotas do vinho imperdíveis na Toscana

28/10/2021