Roteiro completo para a cidade de Como na Itália

Roteiro completo para a cidade de Como na Itália

20.08.2020

Procurando um roteiro para a cidade de Como na Itália?

Nesse artigo vamos guiar você pelo maravilhoso Lago de Como e passear pelas ruas e monumentos da cidade de Como na Itália, cuja beleza atrai milhares de turistas e serve de inspiração para cineastas de Hollywood. 

Prepare-se para viajar por uma das mais belas cidades italianas antes mesmo de sair de casa!

Paisagem de tirar o fôlego no lago de Como

COMO, onde e porque: um pouquinho sobre a cidade

Como está localizada ao norte do território italiano, na fronteira com a Suíça e é conhecida pelo seu cenário naturalista fascinante.

Belas paisagens em meio a lindas casas em Como na Itália

A apenas uma hora de trem de Milão, esse pedacinho do paraíso na terra é o refúgio preferido dos italianos que vivem na segunda maior cidade da Itália. 

Mas o local que agora é sinônimo de férias e relaxamento já teve dias menos gloriosos. 

Uma passada na História e na Ciência

O passado de Como registra inúmeras invasões, destruições, saques e períodos de dominação francesa e espanhola. A muralha que circunda a cidade até os dias de hoje não deixa o passado de confrontos ser esquecido.
Fundada pelos romanos no primeiro século antes de Cristo, a cittá de Como foi murada pela primeira vez por ordem de Júlio César, mas setenta por cento das fortificações que hoje circundam o centro histórico foram renovadas na época medieval.

Vista aérea do Lago de Como na Itália

Já na era contemporânea, a cidade de Como na Itália entrou para a história como berço de um dos mais importantes cientistas modernos: Alessandro Volta, o inventor da pilha elétrica.

Se você está achando o nome familiar, acertou. É dele que deriva a palavra “voltagem”, a unidade de medida que utilizamos até hoje para conhecer a tensão elétrica entre dois pontos. 

Dada a sua importância, a vida e a obra de Volta são homenageadas em vários pontos da cidade.

O Turismo e a sétima arte na cidade de Como


Imperadores e cientistas a parte, o capítulo atual da história de Como está mesmo ligado à atividade turística e a sua paisagem arrebatadora: o imenso lago azul que tem as montanhas dos Pré-Alpes como pano de fundo é literalmente coisa de cinema!

Lago de Como na Itália, o imenso lago azul que tem as montanhas dos Pré-Alpes como pano de fundo é literalmente coisa de cinema!

Para quem quiser uma palinha sobre o que encontrará ao vivo em Como, há uma lista de filmes que foram gravados no local:

  • Um Encontro Para Sempre (1995), 
  • Star Wars: Episódio II – Ataque dos clones (2002), 
  • Doze Homens e Outro Segredo (2004), 
  • Casino Royale (2006), 
  • Imagina Só… (2016) e 
  • Mistério a Bordo, com Jennifer Aniston e Adam Sandler, gravado em Como no verão de 2018.

Enquanto a pipoca estoura na panela, você descobre agora o que fazer na cidade de Como!

Cidade de Como na Itália: roteiro completo

Vista aérea da Cidade de Como na Itália
Vista aérea da Cidade de Como

Acorde cedinho, tome um belo café da manhã e se prepare para um dia intenso em Como!

Comece o passeio em Como pela Piazza Vittoria, e observe a arquitetura militar da imponente Porta Torre de 40 metros de altura, construída em 1192 como principal acesso à cidade fortificada.

Centro Histórico

No centro histórico, caminhe até a Praça San Fedele, na qual está a 

Basílica de San Fedele, com sua fachada de estilo neorromano, completamente reconstruída em 1900. No seu interior você encontrará tesouros bem mais antigos, como pinturas que datam mais de 500 anos.

Siga na direção do Duomo de Como, com sua abóbada verde, chamada de Catedral de Santa Maria Assunta. Sua edificação tem início em 1396, concomitantemente ao Duomo de Milão. A construção da Catedral de Como, entretanto, atravessou vários séculos de história, terminando apenas em 1740 e por isso possui um misto de estilos diversos: a belíssima cúpula cênica é barroca e a fachada gótica é ornamentada por estátuas da época renascentista.

Repare agora na construção encostada à esquerda do Duomo, que se estende até a Torre Civica. Ali está o Palácio de Broletto, um belíssimo edifício de 1215 caracterizado pela fachada em linhas horizontais em mármore branco e cinza.

Alessandro Volta, o inventor da pilha elétrica e cidadão ilustre da cidade de Como na Itália

Siga o passeio na Piazza Volta, tire uma foto da estátua com a imagem do ilustre cidadão de Como e chegue até a Piazza Cavour.

A principal praça de Como te dará as boas-vindas a um dos lagos mais bonitos da Europa e o mais profundo também. Aprecie a vista do Lago de Como sem moderação.

Se a sua visita estiver programada para os meses de julho e agosto, logo você verá uma grande fila formada à beira do lago. Percorrendo o longo alinhamento humano com os olhos, você encontrará a bilheteria de onde partem os barcos que navegam sobre as águas de Como. 

Bellagio

Chegou a hora de conhecer a cidade de um ângulo singular. Pegue o barco rápido que vai até Bellagio, um vilarejo belíssimo com suas majestosas residências nobres, reconhecida como um destino de luxo.

Bellagio, destino de luxo na região do Lago de Como

São 50 minutos de um agradável passeio que passa por várias cidadezinhas a beira do lago. O bilhete (somente de ida) custa 14,80 euros. Outra opção é pegar o barco lento que leva duas horas até Bellagio e custa 10,40 euros.

No retorno, contorne o lago até chegar ao píer. Caminhe em direção ao centro do lago onde está a grandiosa escultura Life Eletric, construída em homenagem a Volta. O seu desenho, em tese abstrato, representa a tensão elétrica que circula entre os dois extremos de uma bateria.

Repare que a escultura está posicionada numa linha imaginária entre o Templo de Volta e o Farol Voltiano, localizado na cidadezinha de Brunate, no alto da colina.

É para lá que vamos agora! 

Brunate

O Farol Voltiano de Brunate, construído em 1927 para o centenário da morte de Volta, está a sete minutos de funicular da piazza Alcide de Gasperi. 

A torre de 29 metros de altura é conhecida como a sentinela do Vale. À noite, o farol ilumina a cidade de Como com raios de luz branca, vermelha e verde. Um espetáculo!

Durante o dia, é do alto do farol de onde se tem a melhor vista da cidade, do lago e também dos Alpes Suíços. Simplesmente imperdível! O bilhete de ida e volta do funicular custa 5,70 euros.

Já na direção oposta ao Farol está o Templo Voltiano, inaugurado em 1928. O belíssimo edifício abriga um museu científico dedicado a Volta, onde se pode conhecer um pouco do trabalho de pesquisa do cientista. A entrada custa 4 euros.

Os encantos da Villa Olmo no Lago de Como

A bela mansão na Villa Olmo

Para quem ainda tiver fôlego, o passeio termina na Villa Olmo, caminhando em sentido oeste, sempre contornando o lago. Desfrute dos belos jardins e da mansão neoclássica projetada como refúgio de verão da nobreza. 

Passeio na Villa Olmo no Lago de Como na Itália

Napoleão Bonaparte, a rainha das duas Sicílias, o Imperador da Áustria Fernando I e Garibaldi são algumas das personalidades que se hospedaram por lá.

Em 1924 a Villa passou a ser de propriedade do município e hoje abriga congressos, eventos e exposições de arte. Desfrute o último ponto do roteiro em Como relaxando nos jardins da Villa: a entrada é gratuita!

Villa Olmo na Lago de Como, incrível passeio

Está com tempo? Inclua outras atrações ao seu roteiro em Como!

Há realmente muito o que conhecer na cidade de Como e região! Por isso, a estadia dos turistas no local é de pelo menos 2 dias. 

Para quem está com tempo na agenda, não deixe de incluir no seu roteiro para a cidade de Como na Itália, as seguintes atrações:

  • Museu arqueológico Giovio: exibe a história de Como, da Pré-História à Idade Média.  As descobertas arqueológicas dessa região da Lombardia estão acessíveis ao público pelo valor de 4 euros.
  • Museu histórico Giuseppe Garibaldi: localizado no Palazzo Olginati, onde Garibaldi esteve em 1866, o museu abriga inúmeras relíquias dedicadas ao movimento de unificação da Itália. A entrada custa 4 euros.
  • Museu didático da Seda: A exibição de máquinas, teares e tecidos recontam a história da produção da seda, uma atividade que caracterizou fortemente a vida dessa região. Entrada: 10 euros.
  • Le terme de Como romana: esse sítio arqueológico impressionante se trata de um grande complexo termal da era romana. A entrada é gratuita.
  • Monumento ai Caduti: a torre de 30 metros de altura que pode ser visitada até o seu topo foi construída em homenagem aos mortos da primeira guerra mundial. Entrada: 4 euros.
  • Parco Regionale Spina Verde: Localizado na colina que faz fronteira com o lado norte da Suíça é o passeio perfeito para quem gosta de trilhas em meio a natureza. Os caminhos do parque passam por pontos panorâmicos extraordinários, locais arqueológicos e espaços relaxantes ideais para uma pausa contemplativa. O acesso ao parque é gratuito.

Além da cidade de Como: o que visitar ao entorno

Assim como Bellagio, a partir da cidade de Como é possível conhecer vários outros vilarejos encantadores cercados pela vegetação.

Se você tiver mais de um dia para desfrutar dessa maravilhosa região italiana, considere esticar o roteiro e conhecer outros belos vilarejos italianos que se concentram ao redor do Lago de Como:

  • Cernobbio: com sua fabulosa praça cercada pelas águas azuis do lago.
  • Moltrasio: suas nascentes e bosques conjugados com a beleza do Lago de Como não passarão batido na sua visita por essa encantadora região da Itália.
  • Menaggio: cidade tranquila com uma posição extraordinária nas margens do lago de Como.
  • Laglio: conhecida nos últimos anos por hospedar a vila de George Clooney.
  • Varenna: parada essencial para quem deseja visitar uma das cidades mais típicas e tranquilas do lago.
Um dos incríveis passeios em Varenna, Lago de Como na Itália
Um dos incríveis passeios em Varenna

Anotou todas as nossas dicas para montar seu roteiro em Como?

Há mesmo muitas opções para curtir um dia cheio de arte, história, cultura e beleza na cidade de Como na Itália. Mas fique tranquilo, não tem como errar! Tudo o que você escolher fazer em Como, ficará impressionado com a beleza deste deslumbrante destino italiano!

Para mais dicas sobre a Europa, siga o Instagram @conexaoeuropaa e acompanhe as novidades!

Se você quer conhecer mais sobre a Itália, veja ainda o que separamos para você:

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Pratos típicos de Natal na Itália

18/11/2021
Visitar

Como aproveitar o fim de ano no inverno italiano

16/11/2021
Visitar

Rotas do vinho imperdíveis na Toscana

28/10/2021