O que fazer em Veneza? As 10 principais atrações de Veneza na Itália

O que fazer em Veneza? As 10 principais atrações de Veneza na Itália

26.12.2020

Você está procurando o que fazer em Veneza? Confira quais são as 10 principais atrações de Veneza na Itália agora!

Nosso TOP 10 inclui monumentos, museus, atrações, bairros a visitar… tudo o que você precisa saber para descobrir a cidade sobre águas mais famosa do mundo.

1- Piazza San Marco

Piazza San Marco

É impossível visitar Veneza sem pisar na famosa Praça de São Marcos e passear pelas arcadas sob as quais se enfileiram lojas e cafés.

A Piazza San Marco é certamente o local mais emblemático para visitar em Veneza: é a praça principal da cidade, ponto de encontro dos locais e também dos turistas.

Para aproveitar melhor o local sem a presença de multidões, a dica é visitar a Praça ao anoitecer ou de manhã bem cedinho. Nessa segunda opção, a ideia é aproveitar para visitar a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal e o Campanário de São Marcos, monumentos imperdíveis que a gente confere na sequência.

2- Basilica di San Marco

Basilica di San Marco

Por seus mosaicos dourados, suas imensas cúpulas, suas magníficas esculturas e altares a Basílica de San Marco merece muito uma visita.

E o passeio começa antes mesmo de entrar neste lugar repleto de ouro, pedras preciosas e mármore. A fachada da Basílica di San Marco é uma atração por si só. O imenso leão dourado com asas no alto da Igreja é um dos símbolos de Veneza.

 Para quem procura mais um bom motivo para visitar a Basílica de San Marco, já pode parar de pesquisar. A entrada é gratuita. 

3- Campanile di San Marco

Campanile di San Marco

É ainda na Piazza Centrale de Veneza que se encontra outra atração imperdível da cidade.

Com 99 metros de altura, o Campanário de São Marcos empresta seu tom terracota aos registros fotográficos mais bonitos da cidade. A menos, é claro, que se esteja fotografando lá de cima, de onde se tem a vista mais espetacular de Veneza.

Para quem pega o elevador e vai até o topo da Torre tem a oportunidade ainda de descobrir os cinco sinos do campanile, bem como conhecer toda a história da torre.

Um pequeno spoiler? O Campanile já foi um farol que guiava os navios que chegavam à costa veneziana.

4- Ponte dei Sospiri e o Museu Palazzo Ducale

San Giorgio Maggiore

Para muitos, o Palazzo Ducale é a melhor atração turística de Veneza, ao qual se tem acesso através da Ponte dos Suspiros.

O lugar cujo nome se referia aos suspiros de prisioneiros que voltavam para as suas celas, hoje, é um dos pontos mais românticos de Veneza. De acordo com o ditado, se os casais apaixonados se beijarem enquanto estiverem nesta ponte, seu amor será eterno.

E é atravessando esse caminho de tijolinhos de brilhantes que se chega ao Palazzo Ducale com sua majestosa arquitetura gótica.

O edifício construído entre 1309 e 1424 serviu de residência aos Doges, os governantes da República de Veneza, quando a cidade vibrava com a sua independência econômica e política.

Hoje, o palácio é um importante museu e oferece ao público uma bela coleção de esculturas, além de obras sensacionais de pintores como Veronese, Bellini, Ticiano e Tintoretto.

5- Teatro La Fenice

O famoso pássaro mitológico que surge de suas cinzas empresta seu nome a esse incrível teatro lírico de Veneza.

O La Fenice foi construído no lugar da residência do viajante Marco Polo, destruído e demolido depois de um incêndio em 1597. Em 1992, o teatro foi adquirido pela Câmara Municipal de Veneza, passou por uma reforma e ressuscitou outra vez das cinzas.

O que se encontra dentro do teatro é sublime: composto por 5 filas de camarotes, é uma das casas de espetáculos de maior prestígio de toda a Europa.

6- Il Canal Grande e a Ponte di Rialto

Il Canal Grande

O Canal Grande é o maior e mais bonito canal da cidade. Com 4 km de extensão, é praticamente a avenida central de Veneza.

Quem está à procura do que fazer em Veneza decididamente não deve deixar de navegar sobre suas águas. É no balanço de uma gôndola sobre o Grande Canal que se tem a vista privilegiada de mansões coloridas, palácios solenes e belas catedrais.

E de belíssimas pontes também!

A Ponte di Rialto, que fica no coração de Veneza, é uma das estruturas mais bonitas da cidade.

A primeira travessia neste local foi construída no século XII em uma ponte flutuante. Em seguida, foi substituída por uma de madeira e depois por uma de pedra, mas nenhuma das estruturas durou muito.

Somente no final do século XVI, uma estrutura confiável – e deslumbrante – foi construída, a que agora é clicada por todos os viajantes de passagem por Veneza.

7- Ilha de San Giorgio Maggiore

Ilha de San Giorgio Maggiore

A Ilha de San Giorgio Maggiore fica em frente à Praça de San Marco e seguramente é um dos locais mais fotografados de Veneza.

A Principal atração da ilha de San Giorgio Maggiore é a igreja batizada com o mesmo nome. No século X, a ilha tornou-se propriedade dos beneditinos, que ali construíram um templo e um mosteiro, ambos destruídos por um terremoto no século XIII.

Só no início do século XVI surgiu uma nova igreja, construída no estilo renascentista, que ainda se encontra na ilha. É lá que se pode contemplar obras importantes de Tintoretto, em particular, “A Última Ceia” e “Maná do Céu”.

8- Dorsoduro

Dorsoduro

O Dorsoduro é um dos seis quarteirões históricos de Veneza e está localizado entre o Grande Canal e o Canal Giudecca.

Vale a pena deixar os arredores da Praça San Marco ao menos num final de tarde para ir em direção ao Campo Santa Margherita.  Frequentado por jovens universitários, o espaço tem uma atmosfera genuinamente animada. É o lugar ideal para que está em busca da vida noturna veneziana.

Já para quem passeia pelo bairro durante o dia, não pode deixar de visitar a Basílica de Santa Maria Della Salute, nem a Gallerie dell’Accademia, um dos mais belos museus da cidade.

9- Collezione Peggy Guggenheim

É no Dorsoduro que fica também um impressionante espaço dedicado às artes, o Museu de Peggy Guggenheim.

Este magnífico palácio exibe obras de arte surrealistas, futuristas e expressionistas abstratas de quase 200 artistas.

A exposição é baseada em pinturas da coleção pessoal de Peggy Guggenheim, sobrinha do famoso colecionador e fundador do museu em Nova York.

Além de oferecer uma vista direta do Grande Canal, você pode descobrir jardins, uma livraria e exposições temporárias. Não à toa o lugar é considerado pelos turistas uma das dez melhores atrações de Veneza.

10- Cannaregio

Imperdível para quem quer conhecer um bairro típico e longe da pompa da Praça de São Marcos. É ainda um ótimo lugar para comprar lembrancinhas e artesanato longe das multidões.

É em Cannaregio que se encontra ainda o antigo gueto judeu de Veneza com suas sinagogas.

Uma ótima ideia é passear pelo bairro à noite, quando pequenos restaurantes tradicionais montam suas mesas ao longo dos canais. Desfrutar o reflexo das luzes na água enquanto se saboreia um típico carpaccio veneziano é uma das experiências inesquecíveis de Veneza.

O que achou das principais atrações de Veneza na Itália?

Demais, não é mesmo? Aproveite e veja essas dicas incríveis selecionadas no Get Your Guide. Uma oportunidade incrível para fazer passeios inesquecíveis por Veneza

Só não se esqueça de um detalhe: para curtir Veneza na sua completude, aproveite a sua atmosfera romântica e se perca flanando entre suas ruas sem roteiro. Combinado?

O plano é morar em Veneza ou outra cidade da Itália?  Leia também:

POSTS RELACIONADOS

Morar

Principais meios de transporte para viver na Itália

19/06/2021
Empreender

Empreender na Itália, conheça os principais requisitos

23/05/2021
Visitar

Viagem: Custo médio de 7 dias pela Itália

22/05/2021