O que fazer em Modena na Itália em um dia

O que fazer em Modena na Itália em um dia

17.01.2022

Símbolo de excelência e luxo, Modena é uma cidade de arte, de motores, de ótima gastronomia e de personagens ilustres.

Entre a casa de Luciano Pavarotti e o museu de Enzo Ferrari, tudo bem se você quiser visitar Modena apenas para conhecer a comida do premiado chef italiano Massimo Bottura.

Mas há muito mais o que ver e fazer em Modena. 

Se você tem apenas um dia no seu roteiro, será necessário fazer uma seleção do que visitar.

Então anote: aqui estão as cinco atrações que não podem faltar no seu passeio de um dia em Modena, na Itália.

Levizzano Castle in autumn with vineyard in foreground. Castelvetro of Modena. Italy.

5 coisas imperdíveis para fazer em Modena em um dia

O roteiro a seguir foi projetado para visitar Modena em um dia, passando a maior parte do tempo passeando por suas ruas principais.

Você pode alterar a sequência de visitação se quiser, mas pensamos também nisso: a ordem que sugerimos vai te levar às preciosidades de Modena no momento justo.

Allora, andiamo?

1- Piazza Grande 

Comece o seu passeio de um dia em Modena pelo coração pulsante da cidade, visitando a Piazza Grande.

Caminhe pelo antigo pavimento de pedras disformes e permita-se sentir o ritmo da cidade. 

Esse lugar tem o poder fascinante de unir locais e visitantes, um encontro entre a vida real – do café expresso tomado a galope pelos italianos – , e aquela aura leve, tranquila e inimitável das pessoas que estão ali de passagem.

É nesse encontro de vidas permanentes e transitórias que a atmosfera de Modena se recria todas as manhãs.

Portanto, chegue cedo, sente-se em um dos cafés e contemple sem pressa o vai e vem de pessoas pela Piazza Grande. Esta praça, com a imponente catedral românica e a torre Ghirlandina constituem, desde 1997, Patrimônio da Humanidade da UNESCO.  

2- Duomo e Torre Ghirlandina

Terminado o café, é hora de bater perna.

A primeira visita obrigatória está logo à vista: o Duomo de Modena.

Não deixe de entrar e mergulhar na sua rica arquitetura românica criada pelo arquiteto Lanfranco. 

Em seguida, tome fôlego para subir os 200 degraus da Torre Ghirlandina do alto da qual você pode ter uma vista privilegiada de 360° da cidade. 

Subindo ao topo do campanário, a 86 metros de altura, você pode desfrutar de uma bela vista de Modena: o panorama se estende desde os telhados do centro histórico até os picos dos Apeninos.

Por fim, se você gosta de arte religiosa, não pode deixar de visitar os Museus da Catedral de Modena. Localizados dentro da área delimitada pela UNESCO, completam a visita à Catedral permitindo que você entenda completamente a sua história.

3- Mercato Albinelli

Depois de desbravar o centro histórico, você já deve estar começando a sentir o cheiro de molho sugo no ar.

A dica então é visitar o mercado histórico de Modena e fazer um almoço rápido por lá mesmo. 

Não. Calma. Estamos na Itália. 

Seu almoço na Itália, mesmo em se tratando de um panini ou uma fatia de pizza, nunca deve ser rápido.

Aprecie cada bocada, sinta os sabores de cada ingrediente, curta essa experiência sensorial com os cinco sentidos bem atentos enquanto observa a estrutura arquitetônica desse mercado inaugurado em 1931.

Para os que fazem questão de provar a especialidade gastronômica local, uma taça de vinho Lambrusco vai cair bem para acompanhar a sua seleção de embutidos e queijos do mercado enquanto espera pelo seu tortellini in brodo.

Leia também: As melhores pizzas da Itália

4- Casa Museu Luciano Pavarotti

Quem nunca ensaiou, mesmo que no chuveiro, a chegar às notas do tenor mais amado do mundo?

Luciano Pavarotti, o homem que popularizou a ópera e se apresentou nos maiores teatros do mundo, nasceu e morreu em Modena.

Hoje, a sua belíssima casa, mantida como estava na ocasião da morte do cantor, se transformou em museu e está aberta à visitação.

Ali você conhecerá a vida de Pavarotti através dos objetos pessoais espalhados pela casa, incluindo roupas, objetos, fotografias e os quadros por ele pintados. Tudo isso com fundo musical.

As músicas cantadas por ele são tocadas enquanto se faz o passeio pela casa. 

> Programando sua viagem à Itália para os próximos meses? Não esqueça de cotar seu seguro viagem com a Seguros Promo!


Seguros Promo

5- Visite uma Acetaia

A nossa última dica é simplesmente imperdível: nenhuma visita à Modena estará completa sem uma visita a uma Acetaia.

Os locais que produzem o famoso vinagre balsâmico de Modena não são apenas uma fábrica, são lugares repletos de história. 

As grandes Acetaias de Modena são seculares, cuja arte de fazer aceto foi passada por várias gerações. Aliás, diz-se por lá que cada família modenese que se respeite tem a sua própria “bateria” de fabricação de acetos em casa, do contrário não pode ser tida como uma legítima família de Modena.

Se você está hospedado no centro da cidade, pode conferir toda a tradição desse produto alimentar e uma pequena produção de vinagre balsâmico tradicional junto à Câmara Municipal, na Acetaia Comunale. Entretanto, o local está aberto apenas às sextas-feiras à tarde, sábados e domingos mediante reserva no no Posto de Turismo da Piazza Grande. 

Se você estiver motorizado ou disposto a pegar um táxi, a nossa sugestão é que você conheça esse incrível produto de Modena fazendo um tour guiado por uma das muitas fábricas de aceto pelos contornos da cidade.

São mais de quarenta a sua escolha. Aqui no site oficial da cidade você encontra uma relação de todas elas.

A nossa dica é que você reserve um horário para visitar a Acetaia Pedroni e tente conciliar a sua visita a um jantar na Osteria di Rubbiara (reserve pelo e-mail info@acetaiapedroni.it).

Fundada em 1862, a acetaia da família Pedroni é uma das mais antigas de Modena e a sua história se mescla com a do restaurante da família que propõe um resgate aos pratos do passado.

Depois de descobrir como são produzidos um dos melhores acetos balsâmicos do mundo, você terá o prazer de provar o tortellini da casa, a receita secreta de frango com Lambrusco e a incrível omelete da Osteria regada ao aceto balsâmico.

É isso!

Seguindo esse itinerário, você terá descoberto essa cidade em um dia apreciando o que ela tem de melhor: arte, história, tradição lírica e gastronomia!

O que? Sentiu falta de alguma atração sobre a Ferrari? 

Se você é apaixonado por carros e velocidade, você deve visitar o famoso e moderno Museu de Enzo Ferrari, mas sobretudo, você deve conciliar sua visita à Modena a uma escapada até a cidade de Maranello

A apenas vinte minutos de carro do centro de Modena, você não pode perder as atrações da terra que é o berço mundial da Ferrari. [Você descobre tudo sobre as atrações de Maranello nesse artigo aqui!]

E se, como dissemos antes, você estiver indo à Modena especialmente para jantar em um dos melhores restaurantes do mundo, a Osteria Francescana de Massimo Bottura, nem preciso dizer que a sua viagem deve ser planejada com muita antecedência, certo?

No momento em que escrevemos esse artigo, a primeira mesa disponível para reserva é para daqui a oito meses! 

Boa sorte com a reserva e excelente viagem a Modena!