Napoli: 7 lugares incríveis para visitar

Napoli: 7 lugares incríveis para visitar

08.03.2021

Nós sabemos… você nem estava pensando em visitar Napoli, mas aí olhou o mapa da Itália, viu que a cidade está a poucos quilômetros da cidade perdida de Pompeia e também da belíssima Costa Amalfitana e pensou:

Será que vale a pena conhecer Napoli na Itália?

De fato, por si só, a capital da Campanha não faz parte do circuito turístico popular da Itália. Porém, quando pensamos na grande região metropolitana de Napoli, encontramos alguns dos lugares mais bonitos, mais interessantes e mais visitados de toda Itália também.

Quer saber quais são eles?

Abaixo você descobre 7 lugares incríveis para visitar em Napoli.

1- O Centro Histórico de Napoli na Itália

O Centro Histórico de Napoli

Há quem diga que ninguém conhece a Itália de verdade antes de conhecer Napoli. Nós não encontramos motivos para discordar.

Napoli respira uma genuína identidade, retratada no dialeto onipresente nas ruas, nos varais plenos de roupas estendidas em meio aos fios de iluminação e no cheiro da melhor pizza que o ser humano já inventou.

São 2500 anos de história carregados nos traços faciais, nas gesticulações exageradas, no falar alto e ao mesmo tempo de uma cidade que acolhe, mas não vive para o turismo. 

O que você vê por lá é a vida local acontecendo e, por isso mesmo, Napoli é tão interessante. Muito interessante para você deixar passar despercebida.

Visite o centro histórico em torno da Spaccanapoli – a via que corta a cidade antiga em duas -, e sinta a atmosfera real de uma grande cidade italiana que vive no seu ritmo e do seu jeito. 

Nas suas andanças pelas pitorescas e estreitas ruas do coração de Napoli, não deixe de conhecer:

  • a via San Gregorio Armeno, conhecida no mundo todo por concentrar artesanato de miniatura, especialmente de imagens para presépio;
  • a Basílica, o Monastério e a Torre de Santa Clara;
  • o Duomo di San Gennaro;
  • a Igreja Gesu Nuovo, que se salvou milagrosamente na Segunda Guerra porque a bomba que caiu sobre o seu teto não explodiu;
  • a Piazza del Plebiscito e
  • o Palácio Real, um dos edifícios mais importantes da história política de Napoli.

Depois desse passeio pelas ruas do centro histórico você já terá absorvido a atmosfera peculiar da vida em Napoli, e estará pronto para conhecer suas outras facetas.

2- Napoli Subterrânea

Com tanta vida acontecendo a céu aberto, ninguém imagina que Napoli esconde uma cidade subterrânea.

Em verdade, “escondia”, já que hoje os túneis são uma das atrações mais visitadas de Napoli. O acesso, entretanto, é feito apenas com guias, que te levam pelos labirintos da época romana e que serviram de esconderijo na Segunda Guerra.

Para uma experiência inesquecível, vá em pequenos grupos e cole no guia: preste atenção na história da criação dos aquedutos e se deixe admirar pela incrível obra de engenharia civil construída sem a ajuda dos modernos equipamentos.

3- Lungomare Caracciolo

Depois de conhecer o centro histórico e a Napoli “sotto terra”, é hora de respirar a brisa da Baía de Napoli.

A orla pede uma caminhada tranquila para apreciar o movimento, o sol e o encontro do mar com o majestoso Vesúvio.

Vesúvio

O calçadão se estende por mais de dois quilômetros, mas a sugestão é que você inicie o passeio pelo Porto, onde fica o Castelo Nuovo e siga em direção a Villa Comunale. Aproveite os ótimos restaurantes para comer e beber com a vista privilegiada.

Se estiver buscando pela vera pizza napolitana, a dica é provar a de Gino Sorbillo, o pizzaiolo apaixonado por Napoli e embaixador da pizza napolitana no mundo.

4- Castel dell´Ovo

Castel dell´Ovo
Castel dell´Ovo

Isso mesmo, Castelo do Ovo. Nome curioso para um Castelo, não é mesmo? 

Conta a lenda napolitana que um poeta teria escondido um ovo encantado na cave do castelo e que a proteção da cidade de calamidades e desastres dependia da integridade desse ovo. 

Se ele se quebrasse, haveria problemas para Nápoles e os napolitanos. Até hoje ninguém achou ovo nenhum, mas a lenda é replicada geração após geração, dando nome ao castelo mais antigo da cidade.

Ele está situado na pequena ilha de Megaride, na Baía de Napoli, e tem uma vista fantástica desde o seu terraço. 

É possível visitar as duas torres e vários ambientes do Castelo, em especial o grande terraço panorâmico com os canhões espanhóis voltados para a cidade.

A entrada da atração é gratuita!

5- Monte Vesúvio

Monte Vesúvio

Para quem gosta de um passeio em meio a natureza, não pode deixar de ir até o Parco Nazionale del Vesuvio, subir ao topo do vulcão que destruiu Pompeia.

A cratera é impressionante e a vista lá de cima é incrível.

Para atingir o topo é preciso caminhar cerca de 30 minutos. Não é difícil, mas a subida pode ser um pouco penosa para os despreparados. O visual, entretanto, compensa todo o esforço. 

6- Pompeia

Pompeia, Napoli

Ninguém consegue ficar indiferente a Pompeia, a cidade romana submersa pela erupção do Vesúvio. 

O passeio pelo sítio arqueológico te leva direto ao que era a vida em 79 dC.  Há histórias a cada casa ou lugar que se entra e são centenas delas!

Portanto, vá com calma e reserve um dia inteiro para esse lugar. Entre nas casas, bordéis, templos e volte no tempo com as cozinhas, ruas e edificações preservadas que registram o que acontecia no momento em que a vida da cidade foi abruptamente interrompida. 

Pompeia está entre os lugares mais visitados da Itália, com cerca de 2 milhões de pessoas todos os anos e é, sem dúvida, um lugar imperdível para quem vai a Napoli.

7- Capri, a ilha

Capri, Napoli

E para terminar a nossa lista com os lugares mais incríveis para visitar na cidade metropolitana de Napoli na Itália, a gente não podia deixar de fora a ilha de Capri. 

Tudo o que você terá que fazer é embarcar em uma balsa. Em menos de uma hora você deixa o centro de Napoli e desembarca naquela que é conhecida como a ilha mais sedutora do mundo.

O ideal para relaxar e voltar com as baterias carregadas é ficar alguns dias na ilha, mas se o tempo for um condicionante para você, saiba que é possível fazer um bate-e-volta. E que bate-e-volta!

Não deixe de fora um passeio de barco pela Gruta Azul, uma bisbilhotada nas lojas de artesanato de Anacapri e a ida de funicular até o topo de Capri.

Se tiver tempo e – grana! – programe um jantar com a vista única que a ilha proporciona ou volte para Napoli e seja feliz com uma insuperável pizza margherita.

E é com desejo vibrante de você poder provar todas as delícias  e atrações da cidade que a gente termina a nossa lista com lugares incríveis para conhecer em Napoli. 

Ah,  se você tiver tempo de visitar seus arredores, um passeio à Costa Amalfitana é absolutamente recomendado.

Aqui mesmo no blog você encontra 5 razões para visitar esse paraíso, o post que fará você não ter mais nenhuma dúvida de embarcar para a região de Napoli na Itália.

Quer mais dicas sobre viagem na Itália?

Confira também: 

POSTS RELACIONADOS

Morar

Educação na Itália: como funciona o sistema escolar italiano

14/09/2021
Visitar

Seguro viagem para a Itália, vale a pena?

16/08/2021
Morar

Melhores regiões na Itália para trabalhar

15/08/2021