Estudar na Itália: Conheça as cidades que são destinos para estudantes

Estudar na Itália: Conheça as cidades que são destinos para estudantes

15.07.2020

As cidades universitárias são todas animadas e agitadas, e na Itália as cidades universitárias além isso, ainda são muitas vezes ricas em arte, cultura e entretenimento. Mas quando se fala em estudos, outros fatores contam, como a escolha do curso, o ensino utilizado e o prestígio da universidade também somam muito, e para alguns chega ser fundamental. Além do que, se você decidir estudar na Itália, a atmosfera da cidade e suas peculiaridades influenciam na escolha. 

Estudar na Itália: Milão

Estudar na Itália - Milão - Imagem de Igor Saveliev
Estudar na Itália - Milão - Imagem de Igor Saveliev

Milão não precisa de grandes apresentações. A cidade mais movimentada e frenética da Itália oferece muito: clubes, bares, lojas de luxo e preços acessíveis para todos, shows, exposições, eventos, arte, bibliotecas, parques, cultura.

A cidade de Milão também é famosa por suas diversas e renomadas universidades, estaduais e privadas. Milão é uma cidade universitária sublime. Encontram-se a maior concentração de estudante da Itália, distribuída pelas incontáveis universidades que há.  

Milão contam com universidades prestigiadas e e estão entre as melhores universidades da Itália e do mundo como é o caso da Politecnico di Milano, depois há outras excelentes universidades como a Università degli Studi di Milano, Università Cattolica del Sacro Cuore, Università Commerciale Luigi Bocconi, a maioria das universidades apresentam programas em inglês. E você encontrará uma vasta diversidades de alunos, e intercambistas. 

Enfim, Milão pode oferecer tudo… exceto o mar. 

Estudar na Itália: Roma

Estudar na Itália - Roma - Imagem de Dominique Devroye
Estudar na Itália - Roma - Imagem de Dominique Devroye

Roma é a escolha para qualquer estudante de história, arte, design ou arquitetura, que deseja estudar na Itália e que provavelmente se sentirá em casa com cenas incríveis ao seu redor, como a Capela Sistina, Escadarias da Praça da Espanha, Fontana di Trevi, Coliseu… 

Roma como Milão oferece universidades respeitadas globalmente, entre elas estão a Sapienza-Università di Roma, Università degli Studi Roma Tre, Università degli Studi Guglielmo Marconi, Università degli Studi Niccolò Cusano, Libera Università Internazionale degli Studi Sociali (LUISS Guido Carli). 

Viver em Roma, como em qualquer outra cidade grande, significa ter uma ampla gama de possibilidades à sua disposição. Os lugares onde os estudantes universitários se encontram são muitos e muito diferentes entre si.

Veneza

Estudar na Itália - Canal em Veneza - Imagem de Free-Photos
Estudar na Itália - Canal em Veneza - Imagem de Free-Photos

Veneza é uma obra-prima italiana, única e inimitável que o mundo inveja. Sempre foi uma encruzilhada de diferentes culturas e não é por acaso que sua universidade tem uma vocação internacional. É claro que mudar para Veneza não é exatamente como mudar para outras cidades, mas o charme que tem é imbatível.  

As universidades em Veneza são, Venice Internacional University, Università luav di Venezia, Ca' Foscari University of Venice. Quem o estudou descreve como uma experiência de vida única em uma das cidades mais bonitas do mundo. Bem, podemos acreditar!

Toscana

Estudar na Itália - Montepulciano, Toscana - Imagem de Hans Bischoff
Estudar na Itália - Montepulciano, Toscana - Imagem de Hans Bischoff

A região da Toscana é conhecida por suas paisagens, tradições, história, legado artístico e sua influência na cultura como o berço do Renascimento Italiano. Toscana também é famosa pelos vinhos!  E a região da Toscana abriga cidades como Florença, Pisa e Siena, onde encontramos conceituadas Universidades. 

A universidade de Siena está rodeada pelas belíssimas colinas da Toscana como pano de fundo, que é realmente um testemunho do esplendor italiano. Siena é conhecidas por seus programas de idioma, arquitetura, arte e história. 

A Università degli Studi di Siena é uma das mais antigas universidades públicas da Itália, foi fundada em 1240 e Originalmente chamava-se de Studium Senese.  Para aqueles que querem uma experiencia fora da loucura das grandes cidades, Siena é perfeita. 

A Università di Pisa é uma das mais antigas e prestigiadas universidades italianas e européias. Fundada em 1343, possui um tamanho considerável, especialmente em relação ao número de habitantes da cidade que a abriga. Não é por acaso que é a primeira universidade da Toscana em número de estudantes. 

Pisa é uma cidade agradável, conhecida por todos por sua famosa torre inclinada e por sua Piazza dei Miracoli, rica em história e turistas. Se você está procurando uma universidade ilustre em uma animada cidade de arte, Pisa é para você!

Florença conhecida como o berço do renascimento italiano é um dos destinos mais populares do mundo para estudantes internacionais, principalmente para quem quer estudar arte e historia da arte é uma experiência incomparável para qualquer pessoa. 

Florença é uma cidade de médio porte, ou seja, os que desejam estar em um maior contato contato com locais, que significa oportunidades de experimentar a imersão cultural. 

A Accademia di Belle Arti di Firenze é uma prestigiosa escola de ensino artístico de Florença, e uma das mais tradicionais da Itália, fundada em 1563.  Florença também conta com a Università degli Studi di Firenze oferece diversos cursos. A Accademia Italiana é uma universidade internacional de artes plásticas.

Conclusão

Não importa onde você decida estudar na Itália, haverá oportunidades para mergulhar na cultura, na história, na comida, na arte e no mundo natural; portanto, não se preocupe muito com o local onde irá estudar. 

O país é fácil de se locomover de trem e ônibus; saiba que em qualquer cidade em que você estuda pode servir como ponto de partida para o resto do país. Meu conselho é fazer o máximo de exploração possível durante a sua aventura única de estudar no exterior. Buon viaggio!

 

Outros artigos que separei sobre a Itália:

>> Conhecendo a Itália: além das grandes cidades
>> Roteiro pela Itália: 4 cidades fora do comum que você deve visitar
>> 8 dicas de viagem: Primeira vez na Itália

POSTS RELACIONADOS

Morar

Estudar na Itália: Conheça as cidades que são destinos para estudantes

15/07/2020
Visitar

Conhecendo a Itália: além das grandes cidades

03/07/2020
Visitar

5 excelentes motivos para visitar a Sicília: Hoje, amanhã e sempre

26/06/2020