Delícias gastronômicas da Itália para trazer na mala

Delícias gastronômicas da Itália para trazer na mala

08.02.2022

Além das muitas recordações gravadas na sua memória gustativa ou através das suas fotos de férias, uma viagem à Itália é uma deliciosa oportunidade de trazer para casa um pedacinho desta terra gourmet.

Infelizmente você não conseguirá trazer um cone com o melhor gelato do mundo, nem um pedaço de pizza napolitana na mala, mas há uma variedade incrível de produtos fáceis de transportar para reviver, em casa, os sabores italianos.

Veja só as delícias gastronômicas da Itália que você deve trazer na mala de acordo com as especialidades de cada região.

Pasta and pizza course meal

Salame, Azeite e Alcaçuz | Calábria 

Quem visita as belas praias da Calábria, certamente sentirá falta das águas azuis de Tropea, mas sobretudo da farta e deliciosa comida calabresa quando chegar em casa.

Para diminuir a saudade dessa terra acolhedora e gulosa, traga na mala a especialidade local, a nduja.

Esse salame cremoso e picante é completamente delicioso e diferente das outras charcutarias italianas: é perfeito para espalhar sobre o pão quentinho.

Para seu jantar italiano já em casa ficar ainda melhor, não esqueça de trazer uma boa garrafa de azeite de oliva. Apesar de o azeite ser produzido em várias regiões italianas, como Apúlia, Toscana e Sicília (que detêm a maior parte da produção), nas pequenas produções da Calábria você encontra azeites muito especiais.

Ah, não esqueça de trazer na ainda na mala algumas caramelle di liquirizia, as balas de alcaçuz fabricadas pela Amarelli. A empresa calabresa centenária produz uma infinidade de variedades da bala que são um verdadeiro deleite para os amantes de alcaçuz.


Seguros Promo

Pistache | Sicília

Infelizmente você não conseguirá trazer na mala uma dezena de cannoli, nem um pedaço de cassata siciliana. 

Os doces da Sicília você deve aproveitar – e muito – enquanto estiver em solo italiano.

Mas nada te impede de trazer um bom pote de creme de pistache de Bronte.

A Sicília cultiva um dos mais saborosos pistaches do mundo e, a partir dele, são produzidos dezenas de produtos alimentares de lamber os beiços.

O creme de pistaches é um deles. E, já avisando, um pote apenas pode ser pouco. 

Acredite, depois de provar o creme de pistache de Bronte, o clássico creme de avelãs italiano ficará relegado à uma segunda opção.

Biscoitos e Vermute | Piemonte

Seu destino é o Piemonte?

Então não deixe o território sem explorar os sabores dos Baci di Dama, os deliciosos biscoitos italianos com duas metades de massa de biscoito de avelãs aeradas unidas por uma camada de chocolate derretido.

Se quiser algo ainda mais original, procure pelo Garessini, o pequeno biscoito artesanal piemontês feito de avelãs e cacau que arriscamos dizer que será o melhor que você irá provar em toda a vida.

Além dos docinhos, aproveite que você está na terra do mais conhecido vermute do mundo e traga na mala uma garrafa de alguma das edições especiais de Martini. 

Aceto balsâmico | Emilia-Romagna

É bem provável que você terá um problema de excesso de bagagem se quiser trazer todas as delícias da culinária da Emilia-Romagna pra casa.

Mas algumas delas são indispensáveis na mala de um bom gourmand.

Deixe um espacinho especial para uma garrafa de aceto balsâmico de Modena, um belo pedaço do queijo que melhor combina o doce e o salgado, o parmigiano reggiano, e, claro, para algumas fatias do inimitável presunto de Parma.

Queijo e Espumante | Lombardia

Se o seu destino é Milão e as cidades do seu entorno, prepare-se para comer muito bem! Risotos e raviolis recheados com carne ou vegetais estarão na sua mesa todas as refeições.

Para reviver esses sabores na sua volta para casa, a pedida é se levar alguma amostra dos queijos da região. Gorgonzola e Grana Padano estão entre as especialidades culinárias lombardas.

Para beber – e comemorar sua viagem pela Itália – nada melhor que um Franciacorta, o espumante produzido pelo método clássico francês conhecido como o “champagne da Itália”.

Assegure-se, ainda, de levar um vidro de mostarda mantovana: as frutas em calda com sabor levemente picante são o acompanhamento perfeito para o seu Grana Padano.

Cantucci e Vinho | Toscana

Enquanto você visita as atrações de Florença, Siena e San Gimignano, fique de olho nas lojas com produtos locais e procure por pacotes de cantucci.

Eles são uma especialidade da Toscana e geralmente são servidos no final da refeição com um pequeno copo de vinho de sobremesa, conhecido como Vin Santo.

Os cantucci são feitos com amêndoas e depois de assados duas vezes em forno se tornam bem secos e firmes e, por isso, ao comer, os italianos costumam molhá-los no vinho.

Assim, para replicar essa doce tradição italiana já em casa, ao lado de um pacote de cantucci, você precisará escolher entre as dezenas de exemplares de vinho da Toscana. 

Nesse caso, Vino Nobile di Montepulciano, Brunello di Montalcino e Chianti são lembranças perfeitas da Itália. 

Limoncello | Costa Amalfitana

Depois de aproveitar dias de sol e mar na Costa Amalfitana na região da Campânia, você certamente irá querer levar uma pequena recordação para casa com você e não há nada mais característico do território que o Limoncello.

A bebida feita com os limões que crescem nos jardins da Costa é uma das especialidades locais mais populares e absolutamente indispensável ao final das refeições enquanto se desfruta da vista do mar. 

Não se esqueça, portanto, de trazer uma garrafa do autêntico Limoncello como lembrança da Itália para saborear já em casa na companhia da família ou de amigos.

> Planejando sua viagem para a Itália? Não deixe de conferir as dicas do Go Europa para aproveitar todas as atrações de Roma e da Costa Amalfitana.

Orecchiette | Apúlia

O país que empresta ao mundo as técnicas e sabores da sua gastronomia possui tantos tipos de pastas quanto você pode imaginar.

Rici, fettuccine, fusilli, penne, rigatoni são apenas algumas delas e você certamente irá prová-las – com os mais diversos molhos e acompanhamentos – em sua viagem pela Itália.

Depois disso, claro, você terá todo o direito de querer trazer alguns pacotes da vera pasta italiana para casa.

A questão é que a maioria dos “macarrões” na Itália são feitos na hora e, portanto, não podem viajar. 

Mas você pode encontrar variações secas dessas mesmas massas em vendas locais. 

Se você passar pela Apúlia, escolha entre as várias cores e sabores de orecchiettes ou, se preferir, um belo pacote de orecchiette 5 colori.

A massa que parece uma pequena conchinha é símbolo da gastronomia da Apúlia e, nessa versão, ganha cor e sabor de tomates, espinafres, beterrabas e nero di seppia.

Se quiser deixar seu jantar em casa bem original, leve da Itália um vidro de um bom sugo de pomodoro (artesanal, per favore!) e um pedaço de queijo maturado de cabra para ralar sobre a pasta.

Temos certeza de que com essa combinação você terá as melhores lembranças de comida da Itália na sua casa. 

Leia também: 

Itália – Cultura e Tradições

Rotas do vinho imperdíveis na Toscana

Pizza de Napoli e seus requisitos