Costa Amalfitana: 5 razões para visitar esse paraíso

Costa Amalfitana: 5 razões para visitar esse paraíso

15.03.2021

Por que você deveria visitar a Costa Amalfitana? Porque se não o fizesse seria uma transgressão imperdoável ao seu direito de conhecer os mais belos lugares do mundo!

Localizada na parte norte do golfo de Salerno, na região da Campania, a Costa Amalfitana está entre os destinos mais visitados da Itália, contabilizando milhões de turistas todos os anos.

E sabe o que mais interessante?

Cada um deles volta da Costa impressionado – e querendo voltar logo – por um motivo diferente. 

Abaixo você descobre 5 razões para você visitar a Costa Amalfitana, na Itália.

1. A Estrada Cinematográfica mais impressionante do mundo

A Califórnia que nos desculpe, mas a Route 1 não chega aos pés da SS-163.

Nunca ouviu falar?

Pois, então abra bem os ouvidos: estrada costeira com o visual da Costa Amalfitana vai ser difícil você encontrar em outro lugar do mundo.

É que não se trata apenas de uma imensidão azul na sua frente. É bem mais do que isso. 

Além do mar de uma tonalidade incrível (ainda estamos decidindo se é verde, azul, turquesa ou simplesmente a cor única de Amalfi) , há o contraste com as casas coloridas penduradas nas encostas, os limoeiros verdinhos com os frutos de um amarelo reluzente e as lambretas charmosas ziguezagueando entre os carros.

A SS-163 tem vida e te convida a interagir com ela. Só um conselho: se conseguir, desprenda-se do celular um minuto. Você irá querer registar cada metro quadrado da rodovia, mas o prazer de curtir todos os detalhes da vista já será memorável. 

2. A melhor pasta com frutos-do-mar da sua vida

Já provou a lagosta do Caribe, as ostras do Canal da Mancha, o King Crab do Chile ou o Salmão da Noruega?

A gente espera que sim, mas sobretudo a gente torce para que você tenha a oportunidade de provar um prato de massa com frutos-do-mar da Península Sorrentina.

Se o fruto-do-mar por si só já é bom, na Costa Amalfitana você descobrirá como ele pode ficar ainda melhor. Seus dias nunca mais serão os mesmos depois de provar Scialatielli com Gamberi Rossi ou Tartufi di Mare.

É sério! Vá à Costa Amalfitana e permita-se experimentar uma pasta típica preparada por um chef local. 

3- O charme das Vilas de Amalfi

Positano
Positano

A menos que você não tenha nenhum traço de indecisão na sua personalidade, em sua viagem para Amalfi você ficará eternamente dividido entre dois caminhos.

Parte de você irá querer correr para as praias, enquanto a outra irá querer conhecer cada uma das “cidades da Costiera”.

Cidades entre aspas mesmo, porque apesar do crescimento inerente aos destinos turísticos, elas ainda preservam o charme de uma vila de pescadores.

Não perca:

  • Positano, a mais fotogênica;
  • Ravello, e os jardins bem cuidados da Villa Rufolo;
  • Amalfi, a sua belíssima Catedral de Sant’Andrea e o interessante Museu Marítimo Arsenale de Amalfi;
  • Minori, e a sua (quase) calmaria inebriante.

4- As praias

Cinque-terre

Não podemos fugir do óbvio, afinal, pensar em Costa Amalfitana sem pensar em praia é como separar Champagne da bebida.

Mas ao contrário da luxuosa e opulente região francesa, as praias da costa mais paradisíaca de toda Itália atrai justamente pelas suas pequenas doses de beleza natural, muitas vezes escondidas nas escarpas íngremes que formam Amalfi.

Para encontrá-las, você terá que descer longas escadas ou ir de barco, mas o esforço certamente valerá a pena.

Coloque na sua lista:

  • Praia do Fiordo di Furore, a preferida dos fotógrafos e de 10 em cada 10 usuários do Instagram;
  • Marina di Praia, o pequeno trecho de mar azul tem a companhia de uma antiga torre sarracena, oferecendo uma paisagem única;
  • Baía de Erchie, um paraíso escondido entre rocha e mar, entre Cetara e Maiori, que só pode ser alcançada a pé;
  • Marina di Cetara, a pequena praia de apenas 90 metros de extensão é abençoada pelas águas claras e pelo sol até o final da tarde.

E por falar em Cetara, ela está também na nossa lista de praias mais bonitas do sul da Itália. Para saber quais são as outras, não deixe de conferir: As paradisíacas praias do sul da Itália

A nossa sugestão é que você procure pelos recantos públicos e gratuitos, mas se você preferir, pode contar com a comodidade – e a beleza – também das praias privadas.

5- Os “Jardins” da Costa e o seu fruto: o Limoncello

Limoncello Costa Amalfitana

Como quinto e último lugar nós poderíamos ter falado das inúmeras trilhas com vistas estonteantes da Costa, da possibilidade de ir até Capri de barco ou até mesmo do passeio de semi-submarino para ver o mundo subaquático de Sorrento.

Mas era impossível não falar da fruta nem da bebida espirituosa de Amalfi, porque nada representa melhor a região quando os seus “jardins” de limões.

E nem podia ser diferente. Fontes históricas testemunham que os limões da Costa Amalfitana eram conhecidos desde os tempos da Roma Antiga, se confundindo com a própria história da Costa Amalfitana.

Como símbolo deste território, os limões estão retratados com cores vibrantes características  nas famosas cerâmicas, nos tecidos e nos postais que se encontram em todas as lojas. 

Isso sem mencionar que o limão de casca espessa, cor amarela clara e aroma intenso de Amalfi dá vida ao licor de limão mais copiado do mundo. 

Você verá limoncello sendo vendido por todos os lados pela Costa e também será o suvenir que você trará para casa: aconselhamos vivamente que o faça!

Então, conseguimos te convencer a visitar a Costa Amalfitana? Tarefa fácil, não é mesmo?

A gente adorou relembrar toda a magia e emoção que esse lugar proporciona. Da próxima vez que for escolher um destino para viajar, por favor, não se esqueça da Costa Amalfitana!

Para mais dicas sobre a Europa, fique de olho aqui no blog e siga também nosso Instagram para acompanhar as novidades!

Aqui você encontra dicas e artigos como esses:

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Viagem: Custo médio de 7 dias pela Itália

22/05/2021
Morar

Como trabalhar com turismo na Itália

01/05/2021
Visitar

A cidade de Maranello na Itália, berço mundial da Ferrari

21/04/2021