As paradisíacas praias do sul da Itália

As paradisíacas praias do sul da Itália

26.11.2020

Cá entre nós: todo mundo viaja para a Itália em busca de arte, história e gastronomia… não necessariamente nessa ordem. 

Mas se além de saborear as melhores massas da sua vida, conhecer de perto a história do Império Romano e se encantar com as obras de Rafael, Leonardo e Michelangelo você pudesse ainda desfrutar de praias paradisíacas?

Pois fique sabendo que a costa sul italiana é o lar de algumas das mais belas praias do mundo!

Nesse post você terá uma pequena amostra do que a Itália meridional tem a oferecer. Pode preparar o protetor solar e colocar a roupa de banho na mala porque você descobre agora 5 praias espetaculares para conhecer na Itália!

1- Otranto, Puglia

Otranto, Puglia

Com 800 quilômetros de costa, é quase impossível escolher as mais belas praias da Puglia sem cometer alguma injustiça. Otranto, contudo, resume bem o que o taco da bota representa em termos de belezas naturais e praias paradisíacas, a começar por aquelas localizadas ali mesmo na cidade. 

Apesar das multidões de verão, as praias de Otranto tem águas turquesas transparentes e areias clarinhas que permitem uma pausa relaxante sem se afastar muito do centro histórico. 

Além disso, essa parte do mar Adriático é especial para quem curte um mar quentinho e sem ondas, com a possibilidade ainda de praticar inúmeras atividades aquáticas, como mergulho com snorkel e natação. 

Já para os que preferem opções afastadas da cidade, existe uma costa inteira para explorar na Puglia! 

As melhores opções estão no oásis protegido dos Lagos Alimini, a apenas quinze minutos do centro de Otranto. É ali que fica a famosa e paradisíaca praia da Baia dei Turchi. Rodeada pela natureza selvagem, é o lugar perfeito quem busca um lugar tranquilo e deslumbrante para passar as férias.

2- Scala dei Turchi, Sicília

Scala dei Turchi, Sicília

Uma das mais belas maravilhas naturais da Sicília, esse pedacinho do sul da Itália é diferente da paisagem standard que conhecemos por praia.

Na Scala dei Turchi um penhasco rochoso branquinho desgastado pelo vento surge do mar formando uma imensa escadaria, uma arquibancada natural de onde os banhistas contemplam a natureza exuberante da Sicília. 

Para quem está se perguntando o que os Turcos têm a ver com o local, a resposta está na história. “A Escada dos Turcos” leva o nome dos piratas sarracenos – indevidamente chamados de turcos pelas populações locais -, que nos anos 1500 costumavam parar nessa praia para saquear as aldeias costeiras.

A parede em degraus que hoje é a grande atração turística do lugar, na época serviu de facilitadora para o desembarque dos piratas.

Essa obra de arte singular criada pelo vento e pelo mar fica na região de Agrigento, no sudoeste da ilha, onde fica também o Vale dos Templos, outra atração imperdível da ilha. 

Leia também:  5 excelentes motivos para visitar a Sicília: Hoje, amanhã e sempre


Para quem quer conhecer de pertinho a Scala dei Turchi, dois conselhos importantes: evite a alta temporada, principalmente em meados de agosto, e chegue de manhã cedinho, pois o estacionamento é muito concorrido. 

Além disso, saiba que o caminho a pé para chegar à praia pode ser feito por todos, incluindo crianças, mas é bom ter cuidado redobrado. Sapatos antiderrapantes são altamente recomendados.

3- Cetara, Campania

Assim como as centenas de fiordi da região, Cetara é um dos muitos cartões postais da Costa Amalfitana, uma região que definitivamente merece uma visita por quem é appassionati di spiagge

Essa simpática vila de pescadores apinhada sobre os rochedos da costa divide os olhares entre o mar azul de águas cristalinas e os pomares de frutas cítricas verdejantes: simplesmente encantador!

Toda a beleza do lugar faz com que ninguém se incomode em deitar sobre os cascalhos se o trecho de areia já tiver ocupado, nem dividir o espaço já disputado com inúmeros barquinhos de pesca que deixam o cenário ainda mais charmoso. 

Como a praia é muito próxima à cidade, Cetara ainda traz outra vantagem:  a possibilidade de desfrutar dos restaurantes e de todos os serviços da vila enquanto se aproveita o sol e o mar. Quando a fome bate não há banhista que resista à oferta de atum fresco e do típico molho de anchovas pelo qual Cetara é famosa em todo o mundo. 

4- La Pelosa, Sardenha

Sabe o conceito de ilha paradisíaca? Nosso palpite é que ele tenha nascido na Sardenha! Praias de areia branca e fina, mar azul brilhante e recantos isolados protegidos por florestas estão por todos os lados.

La Pelosa também é assim, com muito mais. 

Imagine uma praia onde uma torre em ruínas surge em meio ao mar e cujas águas são tão tranquilas e límpidas que é possível caminhar vendo os detalhes dos seus pés. 

Além disso, o mar de La Pelosa é raso, o que é perfeito para crianças. É possível caminhar metros e metros antes que as águas comecem ganhar profundidade. No final, é como em uma enorme piscina de água salgada: você entra e não quer sair nunca mais. 

A praia mais amada da Sardenha fica no extremo noroeste da ilha, no município de Stintino e como todo lugar deslumbrante e conhecido, costuma ficar lotada principalmente nos meses de alta temporada. 

Por isso, como medida preventiva de preservação da paisagem natural, as autoridades locais resolveram limitar o número de visitantes à La Pelosa a partir de 2020. 

Agora, apenas 1.500 pessoas podem desfrutar da praia ao mesmo tempo, no horário entre às 8h e 18h e mediante o pagamento de uma taxa de 3,5 euros.

O bilhete dá direito a desfrutar da praia o dia inteiro e também a utilizar os serviços higiênicos.

A limitação só acontece entre os meses de junho e setembro. Fora do verão, a praia continua com o acesso liberado. Ah, crianças até doze anos não pagam.

5- Tropea, Calábria

Tropea, Calábria

Imóvel e incrédulo: é assim que você fica quando chega à Tropea. 

A Joia da Calábria, como é chamada, combina o mar azul turquesa, falésias enormes e os prédios de arquitetura tradicional que parecem mais ser uma extensão natural das encostas. 

Para quem atravessa o centro histórico da cidade e dá de cara com o mar Tirreno incrivelmente azul do alto do penhasco logo se apaixona pela cidade, mas também se dá conta que a praia não é facilmente acessível. 

Para chegar ao nível do mar, é preciso descer a longa escadaria dei Carabinieri, um esforço que é recompensado em poucos minutos, assim que a brisa do mar balança os cabelos e os pés beijam a areia fininha. Pronto, você chegou à belíssima Praia della Rotonda, considerada a mais bonita entre as que circundam a cidade de Tropea. 

Localizada ao abrigo da bela parede rochosa de São Leonardo, essa praia é o paraíso para quem curte fazer snorkeling, praticar canoagem e até mesmo andar de pedalinho: um jeito super agradável de explorar o mar celestial de Tropea.

Os melhores horários para aproveitar a Praia della Rotonda, que é a mais próxima do centro histórico de Tropea, são de manhã cedo e nos meses de maio e junho. Nesses períodos o fluxo de turistas é bem menor e você tem a chance de ter a praia só pra você.

E então, pronto para fazer as malas e partir para o sul da Itália? Agora você já sabe: praias paradisíacas com águas mornas e cristalinas estão lá só esperando por você!

Para mais dicas sobre a Europa, fique de olho aqui no blog e siga também nosso Instagram para acompanhar as novidades!

Você pensa em morar na Itália? Separamos esse texto especialmente para você: Como é morar na Itália

POSTS RELACIONADOS

Morar

Principais meios de transporte para viver na Itália

19/06/2021
Empreender

Empreender na Itália, conheça os principais requisitos

23/05/2021
Visitar

Viagem: Custo médio de 7 dias pela Itália

22/05/2021