Os mais Famosos Pubs Irlandeses

Os mais Famosos Pubs Irlandeses

14.02.2021

Como todos sabemos, a Irlanda é uma terra recheada de ricas histórias e cultura, e o povo irlandês tem uma reputação bastante séria quando se trata de bebida. Então hoje vamos falar sobre os Pubs irlandeses, afinal existem relatos de alguns estabelecimentos originados no Século X e que ainda estão abertos e operando em pleno século XXI, ou seja, mais de 1000 anos de história e em funcionamento.

Origens e História

O nome Pub deriva-se do termo inglês “Public House”, algo como “Local Público” em português.

Os pubs ou bares irlandeses eram a alternativa que os trabalhadores tinham aos estabelecimentos privados que serviam bebidas alcoólicas frequentados por aqueles que podiam pagar pela entrada, ou seja, os pubs eram e são gratuitos para a população em geral… só aí já se sabe porque os pubs fazem tanto sucesso, certo?

Mas de uma forma geral, os pubs na Irlanda são locais onde as pessoas costumam se encontrar e socializar, seja com os amigos, familiares ou até pra reuniões de negócios.

pubs irlandeses

Em toda a Irlanda existem mais de 7.000 pubs, este número varia entre 7.100 e 7.400 pubs dependendo da fonte consultada, mas de qualquer maneira a lista é absurdamente grande e quase que impossível pensar em visitar ou conhecer todos, não é mesmo?

Os pubs irlandeses passaram por uma grande transformação durante o século 19, quando um movimento crescente de moderação no consumo de álcool na Irlanda forçou os publicanos (termo usado para designar quem são os proprietários e/ou responsáveis pelos Pubs) a diversificar seus negócios para compensar o declínio nas vendas de bebidas espirituosas. Assim, a ‘mercearia do Espírito’ foi estabelecida. Os proprietários de bares combinavam a gestão do pub com uma mercearia, ferragens ou outro negócio auxiliar nas mesmas instalações.

Ao contrário do que acontece com os pubs britânicos, os pubs irlandeses normalmente apresentam o nome do proprietário atual ou anterior ou da rua em que estão localizados. A decoração exterior elaborada é rara e tipificada com frisos coloridos e temas tradicionais icônicos. Usualmente, os pubs irlandeses não vendiam comida, já que jantar fora não era uma parte importante da cultura irlandesa, mas isso mudou na década de 1970 e agora a comida é uma parte significativa da experiência dos pubs irlandeses, mas não é uma regra geral, por isso existe uma sub-categoria chamada de wet-pubs para aqueles estabelecimentos que só servem bebidas alcoólicas.

Cultura e etiqueta

Durante séculos, os pubs irlandeses foram parte integrante da cultura social irlandesa. Sendo que, o pub local é um pilar da comunidade, da mesma forma que a igreja local seria. Funciona tanto como um local para consumir bebidas alcoólicas no lazer, quanto como um local para conhecer e cumprimentar as pessoas de uma localidade. Essa atmosfera calorosa e amigável se estende a estranhos também e não é incomum que estranhos ou turistas sejam atraídos para conversas com os habitantes locais.

A comida é geralmente simples e tradicional, apresentando pratos irlandeses clássicos, como ensopado irlandês ou pão de soda irlandês. As bebidas incluem uma variedade de destilados e cervejas de pressão, mas certamente pode-se esperar Guinness e uísque irlandês como Bushmills ou Jameson. Embora nem todos os pubs irlandeses apresentem música irlandesa ao vivo, isto é uma outra parte importante da cultura e que cativa seus clientes que ali costumam frequentar.

A etiqueta nos pubs irlandeses varia de um lugar para outro. Mas de modo geral, não é necessário dar gorjeta, já que os clientes devem pedir suas bebidas diretamente no bar, pagar ao barman e levar suas bebidas para seus lugares, porém a exceção a esta regra pode ocorrer em um pub que apresente garçons para servir comida e bebida, ou em ocasiões ou eventos especiais em que os funcionários do bar demonstrem habilidade, trabalho duro ou bom humor. 

Detalhe importante a essa outra regra de bons modos que diz respeito a quando você está em grupo no pub: os clientes se revezem na compra de rodadas de bebidas para o grupo como um todo e é considerado falta de educação sair antes de comprar sua rodada de bebidas. 

O nosso Famoso “Tim-Tim” ou “Saúde” em irlandês é “Sláinte” (algo pronunciado como Slawn-chuh).

Na irlanda, não existe essa de comprar uma garrafa de cerveja e dividir entre os amigos, por aqui pede-se uma Pint para cada, ou seja, um copo de 500 ml de cerveja por pessoa…. Logo, entende-se porque muita gente fica alegre nos pubs, não é mesmo? 

Guinness

Na sua grande maioria os pubs abrem no finalzinho da tarde e início da noite, próximo ao horário tradicional de janta daqui, que é por volta das 18 horas, e costumam funcionar até as 3h da manhã. No entanto, alguns podem abrir de dia, funcionando como um restaurante normal e servindo almoço e janta também.

Listas dos Principais Pubs Irlandeses

Mas agora vamos listar alguns dos pubs que se destacam aqui na Irlanda, seja por sua história local, seja por sua idade, seja por sua excentricidade ou seja por sua localização, ok???

Lembrando vocês novamente que a lista de pubs irlandeses é enorme e cada um de vocês pode ter uma experiência e lista diferente, dependendo de onde morar, do que gosta de beber, o propósito da visita ao pub e também do quanto está disposto a gastar….

The Brazen Head, Dublin, Co. Dublin

Este pub está localizado próximo as margens do rio Liffey, fora das muralhas da cidade de Dublin e  perto da ponte original da cidade. Detém o título de “pub mais antigo de Dublin”, pois acredita-se que tenha sido uma taberna desde 1178.

T&H Doolans, Waterford, Co. Waterford

É o pub mais antigo de Waterford, tendo sido estabelecido nos anos de 1400. 

Suas paredes do salão foram construídas há mais de 800 anos pelos normandos e está oficialmente sob preservação como local histórico.

Morahans, Ballinagare, Co. Roscommon

Os Morahans gerem este pub desde 1641. É o mais antigo estabelecimento gerido pela mesma família na Irlanda.

The Old Thatch, Killeagh, Co. Cork

The Old Thatch no condado de Cork é o pub com telhado de palha (típico) mais antigo da Irlanda e pertence à mesma família desde 1667.

Temple Bar, Dublin, Co. Dublin

Temple Bar

O Temple Bar é, sem dúvida, o pub mais pop e queridinho de todos os turistas de Dublin, pois está localizado no bairro de mesmo nome e possui uma atmosfera gostosa para passar o fim de tarde, além das ótimas bandas com música tradicional.

Além de ser um dos cartões-postais do efervescente centro da capital, o Temple Bar é considerado uns dos pubs irlandeses mais antigos de Dublin que segue em funcionamento durante séculos.

Sean’s Bar, Athlone, Co. Westmeath

O Sean’s Bar não é, apenas o pub mais antigo da Irlanda, como também, de acordo com os registros do Livro Guinness de Recordes Mundiais, o pub mais antigo de toda a Europa. E porque não do mundo já que acredita-se que o Sean’s Bar remonta aos anos de 900.

É um lugar simples e com pouco glamour, seu piso é revestido de madeira e suas paredes feitas de taipa e varas entrelaçadas com pêlos de cavalo e argila, mas apresenta uma fantástica e vibrante cervejaria ao ar livre e uma clientela entusiasmada. Em atividade desde a Idade Média e localizado perto das ruínas de um castelo normando do século 12, em Athlone, ele é o surpreendente e vale a visita.

The Quays Bar, Galway, Co. Galway

Com 400 anos de idade, localizado no vibrante Latin Quarter em Galway, este pub é um lugar marcante, com vitrais, madeira incrustada, arcos góticos e bancos de igreja.

O Quays Bar é um conhecido local de música com dois andares tocando música todas as noites da semana. Também é servida comida a partir das 12h e menu à la carte à noite.

É um local muito popular para turistas, visto que você poderá sentir o gostinho da cultura irlandesa no cais de Galway.

The Stag’s Head, Dublin, Co. Dublin

O Stag’s Head é um pub de referência em Dublin, caracterizado pelo interior de pub irlandês vitoriano tipicamente urbano. Sua área principal é uma sala longa e espaçosa com uma barra de mogno polido e nogueira, com mármore Connemara com um teto altamente decorado acima.

O’Connell’s, Galway, Co. Galway

O'Connell's pub

Outrora uma pequena mercearia e bar, o O’Connell’s está situado no centro da cidade de Galway. Com vista para o memorial John F. Kennedy, na Eyre Square, onde o falecido presidente dos EUA se dirigiu a uma enorme multidão poucos meses antes de seu assassinato em 1963.

Um edifício preservado com uma deslumbrante decoração tradicional que inclui pisos em azulejo, vitrais e fotografias históricas nas paredes. 

A esplanada-cervejaria exterior está decorada de forma a assemelhar-se a uma típica rua de estilo antigo, com paralelepípedos e fachadas de lojas e bares que revestem as paredes, tornando a área exterior muito distinta de outras cervejarias-verdes.

O’Connells é um importante pub esportivo e você pode esperar grandes multidões e muita diversão nos dias de jogos de rúgbi irlandeses e se tornou um local popular para os membros do time de rúgbi Connacht.

Nas noites de sexta e sábado, há música ao vivo no jardim da cervejaria e o bar ao ar livre abre para atender a multidão. Você tem a garantia de desfrutar de um ambiente animado e da grande seleção de bebidas durante a semana e no fim de semana.

The King’s Head, Galway, Co. Galway

O Kings Head Pub está localizado na High Street, no coração do Latin Quarter de Galway e remonta a mais de 800 anos, com pesquisas mostrando que o edifício existia desde o século 13. O famoso mapa de Galway de Speed – desenhado em 1651 – mostra 15 High Street como um dos edifícios mais altos e proeminentes da cidade, com o impressionante Bank’s Castle adjacente na parte traseira.

O prédio tem várias conexões com as 14 Tribos de Galway.

Durante as reformas em 1996 e 2005, várias descobertas interessantes foram feitas. No Back Bar e nos pisos superiores, o trabalho de gesso moderno foi removido para revelar duas lareiras medievais, várias janelas de pedra e as paredes medievais do que era conhecido como Castelo de Stubber.

The Front Door, Galway, Co. Galway

O The Front Door, também localizado no Latin Quarter de Galway é um dos maiores pubs do centro da cidade, com 2 andares amplos e 5 bares separados. Abriga o famoso bar de uísques Sonny Molloys, que oferece uma grande variedade de uísques, incluindo o conhecido Galway Bay Irish Whiskey. Além de uma seleção de uísque de primeira classe, uma cerveja excelente e música para todos os gostos, o The Front Door também serve comida a partir das 12h e tem um amplo menu garantido para todos os gostos.

The Front Door é um dos pubs irlandeses mais vibrantes da cidade de Galway, com uma atmosfera calorosa e movimentada a qualquer hora do dia.

The Church, Dublin, Co. Dublin

Este estabelecimento é diferenciado em Dublin, pois o The Church é, literalmente, uma antiga igreja transformada em um pub.

Entrar lá, por si só, já te traz uma sensação diferente, pois o ambiente continua decorado como se fosse um espaço religioso.

Possui um enorme órgão, belíssimos vitrais e confessionários, sem contar que pessoas importantes da cidade estão sepultadas em suas paredes.

Café en Seine, Dublin, Co. Dublin

O Café en Seine é considerado um dos pubs mais bonitos, charmosos e sofisticados de Dublin, por conta da sua decoração e iluminação com “cara de Paris dos anos 20”.

Um local mais apropriado para casais românticos beberem não apenas cerveja, mas também um bom café ou comer algo.

Gostou dos pubs Irlandeses? Veja também!

POSTS RELACIONADOS

Visitar

O que fazer em Cork, a segunda maior cidade da Irlanda

04/01/2021
Visitar

Segredos dos Famosos Uísques Irlandeses (Irish Whiskeys)

14/12/2020
Morar

Como morar na Irlanda

28/11/2020