Como morar na Irlanda

Como morar na Irlanda

28.11.2020

Olá, hoje vamos falar sobre como você pode morar na Irlanda, por que escolher morar aqui na ilha Esmeralda e as vantagens e desvantagens em viver no país, ok?

Seja pela frequente crise que o Brasil enfrenta ou seja pelas mais diversas motivações que você enxerga em morar em outro país, como conhecer uma nova cultura, estudar um novo idioma, cursar um mestrado ou doutorado, trabalhar no exterior ou ainda, melhorar sua qualidade de vida. O fato é que a Irlanda tornou-se um dos países mais procurados, não só pelos brasileiros, mas por qualquer pessoa que queira mudar do seu país natal em busca de novas e melhores oportunidades de vida.

O país localiza-se na parte oeste da Europa e possui uma área de aproximadamente 70.285 km² e cerca de 4,8 milhões de habitantes. Suas principais cidades são: Dublin (a capital), Cork, Galway, Limerick e Waterford.

Porém, antes de arrumar suas malas e pegar o primeiro voo pra Irlanda, é bom definir seu objetivo para vir para cá, pois Podemos dizer que existem basicamente 3 maneiras de você ficar e viver legalmente aqui na ilha: 

Dupla cidadania

Bandeira da Irlanda

Se você tem dupla cidadania europeia, tudo se torna mais fácil e simples. Afinal, uma vez cidadão europeu, sua circulação é livre e legal entre os países membros da união européia, bem como moradia e trabalho, sem solicitar qualquer tipo de visto.

Ou seja, se você possui um passaporte europeu, você pode morar legalmente na Irlanda sem problema algum. Portanto, se você tem parentesco com algum cidadão de origem de algum dos seguintes países: Portugal, Espanha e Itália. Veja o que escrevemos para você sobre cada uma dessas cidadanias e como solicitá-las, clicando nos links a seguir:

Cidadania portuguesa

Cidadania espanhola

Cidadania italiana

Cidadania Alemã

Mas, caso você não tenha dupla cidadania européia (ou como obte-la) não precisa ficar sem esperanças. Existem algumas opções de vistos que te permitem ficar legalizado no país. Para brasileiros, é possível morar legalmente no país como estudante de inglês, de curso superior ou pós-graduação e mestrado, ou seja, obtendo um visto de estudante. Além da Terceira opção que seria obter o visto de trabalho.

Detalhe, brasileiros podem entrar na Irlanda sem visto e permanecer até 90 dias por aqui como turistas, sem problema. Após esse período, você poderá solicitar um dos seguintes vistos

Visto de estudante – Stamp 2 (com permissão de trabalho)

O visto Stamp 2 é o mais solicitado e desejado por quem quer estudar aqui na Irlanda. Ele pode ser renovado até duas vezes, possibilitando uma permanência total de 24 meses na Ilha. Porém, o aluno precisa estar matriculado em uma escola de inglês autorizada pelo governo antes de chegar a Ilha para então estar apto a solicitar este visto. 

Mas por que ele é tão requisitado? 

Pelo fato que estudantes estrangeiros de idioma com este tipo de visto podem trabalhar 20h semanais no período de aulas e 40h durante os meses oficiais de férias do país (junho, julho, agosto, setembro e de 15 de dezembro a 15 de janeiro). Ou seja, você pode se sustentar enquanto aprende e melhora seu inglês. O salário mínimo por hora é elevado, quando comparado com outros países europeus, 10,10 euros em 2020. 

Para saber mais sobre como obter este visto, Stamp 2, confira nosso texto sobre “Guia de intercâmbio na Irlanda” clicando aqui.

Muitas vezes, os estudantes após concluírem seus cursos de lingua inglesa ingressam em um curso de graduação de nível 7 podendo permanecer na Irlanda por mais seis meses após o fim teste curso. Para os formados em cursos de nível 8 ou maior, o tempo de permanência após o término do curso é de 12 meses. Ou seja, o que começou como intercâmbio, virou um curso de graduação ou pós-graduação e você já estará morando a pelo menos 3 anos legalmente por aqui e esse período após a conclusão do curso permite que os estudantes (ou recém-formados) possam procurar emprego na área estudada e, obtendo sucesso, apliquem para o visto de trabalho permanente (work permit) ou para o visto de residência (Green Card). 

Lembramos também que para conseguir o visto de estudante você vai, obrigatoriamente, precisar de um seguro viagem para Irlanda. Saiba como contratar esse seguro neste artigo.

Visto de trabalho

O visto para trabalho é, sem dúvida, o mais burocrático. Porém ele possui uma validade maior. 

Esse visto é destinado a quem já tem uma proposta de trabalho de empresa estabelecida na Irlanda. Essa autorização é submetida ao Ministério da Justiça e da Igualdade, que emitirá ao empregador a permissão de contratar um imigrante não europeu. 

Para conseguir este visto, é necessário entrar com um processo na imigração por meio da empresa na qual o imigrante vai trabalhar. A empresa precisa anunciar publicamente a vaga e comprovar que nenhum cidadão europeu está apto para preenchê-la. Além disso, é preciso pagar taxas, assim como diversos outros pontos devem ser avaliados pelo governo irlandês para que o visto seja (ou não) aprovado.

Essas são as 3 maneiras usuais pelas quais cidadãos brasileiros conseguem morar legalmente na Irlanda. Porém, existem outras situações mais burocráticas em que um(a) brasileiro(a) consegue obter permissão legal de morar na Irlanda, veja a seguir alguns exemplos: 

  • reagrupamento familiar, caso seu marido, esposa ou parceiro(a) tenha o direito legal de estar na Irlanda, caso este(a) não seja nativo(a) da Irlanda.
  • reagrupamento familiar, caso seu marido, esposa ou parceiro(a) seja nativo(a) da Irlanda.
  • Trabalho voluntário.
  • Ser Ministro de Religião. 
  • Caso seja refugiado.
  • Caso seu filho(a) seja nativo(a) da Irlanda, ou seja, atenda condições específicas para ter a cidadania irlandesa.

Por que morar na Irlanda?

Ruas da Irlanda

A Irlanda é a terceira maior ilha da Europa, possui um dos melhores padrões de vida do mundo para se viver, belezas naturais e um povo muito amigável, simpático e tolerante. É relativamente barato visitar os países próximos, já que possui 2 cias áereas de baixo custo e os voos constumam ser diretos e curtos. Logo, você pode tem a oportunidade de enriquecer e aumentar, ainda mais, sua experiência de vida no exterior.

Mas certamente, morar na Irlanda é uma constante experiência de descobertas e cultura, já que a ilha é mundialmente conhecida pelos seus mitos e tradições celtas, além de influências da religião cristã e dos Vikings, fundadores da capital do país, a cidade de Dublin em 988DC, por exemplo.

O custo de vida por aqui pode ser considerado um dos mais caros da Europa, porém você encontra um dos salários mínimos mais altos e uma boa taxa de empregabilidade. Sendo assim, falar em  custo de vida na Irlanda é relativo, uma vez que dependerá do seu estilo de vida e em qual cidade pretende morar. Sua despesa com Mercado será similar em Portugal ou França, por exemplo. Gastos com transporte, seja ele público ou de carro, também são como em outros países europeus.

Para saber mais sobre como é morar na Irlanda, leia nosso artigo clicando aqui.

Agora sobre as desvantagens de se morar na Irlanda, já que nem tudo pode ser perfeito…. Não podemos deixar de mencionar o clima, já que este sofre muita interferência do Oceano Atlântico, sendo a costa leste da ilha  menos úmida e fria que a costa oeste. A temperatura média é de cerca de 10°C, porém na época de verão (de Maio a Agosto), a média das temperaturas mais altas fica entre 18 e 20°C.

Mas o mais importante sobre o clima na Irlanda: chove bastante!

Outra questão importante que deve ser ressaltada é que o sistema de saúde não é público e, em média, terá que desembolsar 60 euros por uma consulta com o General Practitioner (GP), conhecido como Clínico Geral no Brasil. Você dificilmente se consultará com algum especialista antes de passar por um GP. Já em relação a remédios, saiba que alguns medicamentos vendidos tranquila e livremente em farmácias brasileiras são comercializados só com receita médica aqui, isso quando permitidos ou aprovados para venda no país.

Mas estes são itens que conseguimos nos adpatar e/ou supercar facilmente quando olhamos para a situação como um todo e ainda mais quando comparados as benefícios e vantagens de se morar nessa ilha encantadora e mística.

Espero que tenham gostado do conteúdo e até o próximo artigo.

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Segredos dos Famosos Uísques Irlandeses (Irish Whiskeys)

14/12/2020
Morar

Como morar na Irlanda

28/11/2020
Morar

Estudar inglês na Irlanda

24/10/2020