Quais os requisitos para visitar a Inglaterra sendo brasileiro

Quais os requisitos para visitar a Inglaterra sendo brasileiro

10.06.2021

Mudou alguma coisa para os brasileiros com a saída do Reino Unido da União Europeia? Saiba tudo neste texto e vá visitar a Inglaterra!

Depois de 31 de dezembro de 2020, o Reino Unido saiu oficialmente da União Europeia (no chamado BREXIT) e a livre circulação foi interrompida. Entretanto, para cidadãos brasileiros e de países que não fazem parte da União Europeia ou do Espaço Econômico Europeu (EEE) a situação não se alterou. A seguir vamos falar sobre os requisitos para visitar a Inglaterra sendo brasileiro.

Requisitos para visitar a Inglaterra sendo brasileiro

Obviamente que antes de viajar para a Inglaterra, precisamos ter em conta os requisitos de entrada no pais europeu e em quais circunstâncias um visto é necessário. No caso de uma viagem de turismo, você não precisará de visto para entrar no Reino Unido e poderá ficar no país como turista por até 6 meses sem visto.

Visitando a Inglaterra como turista

Abaixo listamos o que você pode e não pode fazer na Inglaterra quando for visitar o país como turista. Em termos do que você pode, basicamente o governo britânico permite que você entre no país para passar férias ou um tempo com familiares e amigos. Para isso, você precisará de um passaporte válido, um motivo e dinheiro para se manter no país. 

Porém, a lista do que você não pode fazer na Inglaterra como turista é extensa. Por exemplo, você não poderá fazer trabalho remunerado ou não remunerado para uma empresa do Reino Unido ou como autônomo, reivindicar benefícios ou ajudas do governo, morar no país por longos períodos de tempo por meio de visitas frequentes ou sucessivas e casar ou registrar uma parceria civil. Para fazer isso, você precisará de um visto de casamento.

Descubra 15 curiosidades sobre a Rainha da Inglaterra.

O que você precisa apresentar para os oficiais de imigração na Inglaterra

Os requisitos para visitar a Inglaterra sendo brasileiro como turista são relativamente simples. Aos oficiais de imigração, você deve fornecer um passaporte válido e o documento precisa ter validade durante toda a sua estadia no Reino Unido.

Caso os policiais de fronteira desconfiem do motivo da sua viagem, poderão exigir que você prove que está visitando a Inglaterra para turismo, que consegue sustentar a si mesmo e a seus dependentes durante a viagem. Que providenciou acomodação para a sua estadia, que consegue pagar pela viagem de volta ao Brasil e que vai deixar a Inglaterra no final da sua viagem.

Por isso, é muito importante ter a passagem de ida e volta e comprovantes financeiros para sua estadia. 

Você precisará de um visto para trabalhar na Inglaterra

O visto que você solicita para trabalhar na Inglaterra vai depender do seu caso. Por exemplo, para a trabalhadores qualificados o visto de trabalhador qualificado (skilled worker) pode ser ideal caso você tenha conseguido um trabalho qualificado no Reino Unido, um emprego no setor público de saúde ou assistência social (NHS) ou para trabalhar na filial da empresa em que atua.

No caso dos trabalhadores temporários, o visto temporary worker pode ser solicitado para quem pretende ficar por um período de tempo menor para trabalhar em áreas específicas como: esportes, artes ou entretenimento, voluntário para uma instituição de caridade, experiência de trabalho ou investigação e formação ou para uma organização religiosa.

Como abrir uma empresa na Inglaterra.

Visto para estudar na Inglaterra

O visto de estudante para Inglaterra será necessário se você estiver estudando em um curso de inglês por até 11 meses. Para isso vai precisar se inscrever e solicitar um visto de estudo de curto prazo. Se você pretende estudar em um curso de ensino superior, é necessário solicitar um visto de estudante.

Leia também: Intercâmbio na Inglaterra vale a pena?

BREXIT e mudanças para cidadãos europeus e do Espaço Econômico Europeu

Com a saída do Reino Unido da União Europeia em 31 de dezembro de 2020, tornou-se necessário solicitar um visto para estudar, trabalhar ou morar na Inglaterra para todos os cidadãos da União Europeia (UE) e do Espaço Econômico Europeu (EEE).

Além disso, a partir de 1º de janeiro de 2021, o Reino Unido implementou um novo sistema de imigração baseado em pontos. Com o novo sistema, os cidadãos da UE, do EEE ou da Suíça, poderão continuar visitando o Reino Unido sem solicitar um visto e, na maioria dos casos, poderá permanecer por até seis meses.

Visto após o Brexit: O que muda para estrangeiros?

Requisitos para visitar a Inglaterra sendo brasileiro

Para os cidadãos brasileiros o BREXIT não trouxe mudanças, pois as regras não se alteraram. Mas você deve estar se perguntando: por que então que os jornais falaram tanto das mudanças que a saída do Reino Unido da União Europeia causariam na vida das pessoas?

A resposta é simples: é que para os cidadãos europeus dos países que pertencem à UE, EEE e Suíça, solicitar um visto e ter que explicar os motivos de uma viagem para o Reino Unido não era necessário desde a década de 1970. E isso, por si, é entendido como um problema para os europeus.

Os requisitos para visitar a Inglaterra sendo brasileiro continuam exatamente iguais. Na sua chegada a um aeroporto do Reino Unido, você terá que explicar o motivo da sua viagem. Caso ela seja somente para turismo, o agente de imigração dará o visto para você no guichê de atendimento ainda dentro do aeroporto e você terá que responder perguntas em inglês. 

Via de regra, o carimbo é datado com seis meses de visto e você tem até o dia que está no documento para deixar o país. Porém, como dito anteriormente, caso você esteja viajando para a Inglaterra para outro motivo (trabalho ou estudo por exemplo), deverá solicitar um visto de maneira antecipada.

Existem vários relatos de pessoas que foram deportadas da Inglaterra e não puderam nem sair do aeroporto. Isso acontece quando os oficiais da imigração desconfiem dos seus motivos da viagem. 

Por isso, leia bastante sobre o país, veja o que você quer visitar e se prepare para passar na imigração. 
Leia também tudo sobre o salário mínimo e custo de vida na Inglaterra.

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Novas leis do Brexit para os brasileiros

17/08/2021
Visitar

Conheça as margens do Rio Tâmisa e o que fazer

09/07/2021
Morar

Como poupar e transferir dinheiro morando na Inglaterra

09/07/2021