Inglaterra após o Brexit: o que visitar, visto e como entrar no país

Inglaterra após o Brexit: o que visitar, visto e como entrar no país

08.04.2020

Brasileiro precisa de visto para Inglaterra após o Brexit? O que muda após o Brexit para visitantes? Esse tipo de dúvidas têm sido as mais comuns depois que o país anunciou a sua saída da União Europeia.

Por isso, nesse artigo eu explico como ficou o turismo na Inglaterra para brasileiros e o que existe lá que você não pode perder de jeito nenhum.

5 lugares imperdíveis na Inglaterra

Londres, a capital do país, é uma cidade diversa, viva e com opções para todos os tipos de turistas. Aqui, vão alguns lugares para inserir no seu roteiro e tornar a viagem ainda mais gostosa.

Portobello Road Market

Uma feira de rua como nenhuma outra! O Portobello Road Market acontece de segunda a sábado com diferentes horários de fechamento ao longo da semana, mas o horário de início é sempre às 9h.

Ele reúne comidas de rua, marcas independentes, antiguidades, artigos de brechó, artigos de decoração, artesanato, entre outros produtos variados. Além de fazer umas comprinhas diferentes, visitar esse ponto turístico é uma maneira interessante de se misturar à cultura que faz de Londres uma cidade tão variada.

Imperial War Museum

Para quem gosta de aprender mais sobre história, o Imperial War Museum não é um dos museus mais procurados de Londres, mas é certamente um dos mais legais.

Ele tem uma galeria sobre a I Guerra Mundial e a participação da Inglaterra no evento que é toda interativa. É possível vestir uma mochila para saber o peso que os soldados carregavam, se medir contra a parede pra saber se você teria sido convocado, passar atrás de uma simulação de parede de trincheira, além de aprender muitas coisas curiosas sobre esse momento da humanidade. 

E, é claro, existem outras seções do museu, falando sobre outras guerras também.

West End

A região dos teatros londrinos é a mãe da famosa Broadway americana. Por lá, você encontra as maiores peças do mundo, com tantas opções de musicais que vai ser difícil escolher. Os preços são salgados, mas a experiência de assistir uma peça de teatro com uma produção dessa qualidade é realmente única.

Para quem gosta dos clássicos, Wicked, The Phantom of the Opera e Les Misérables são boas pedidas. Para os fãs de roteiros mais modernos, The Book of Mormon, Hamilton e Dear Evan Hansen.

The Parliament

Câmara dos Comuns e Câmara dos Lordes, partidos, sistema de votos e os papéis do primeiro-ministro e da monarca da Inglaterra na política: tudo isso você conhece visitando o parlamento de Londres.

Passeios para entender a monarquia

A família real britânica guiou o comportamento do povo britânico vários momentos difíceis, como as constantes guerras contra a França, a primeira e a segunda Guerra Mundial. Então, é sempre interessante entender como funciona uma das maiores monarquias ainda existentes no mundo. Para isso, existem três bons passeios, que listo abaixo.

Para entrar no Buckingham Palace, é preciso comprar o ingresso antecipado e ele só abre alguns meses durante o ano. Porém, para os sortudos que conseguirem, a exposição é rica em informações.

buckingham palace
Palácio de Buckingham

Na Westminster Abbey, o audioguia conta um pouco sobre a vida dos reis e rainhas enterrados por lá, além das cerimônias de coroação e casamentos reais que a abadia sedia.

Por fim, a Torre de Londres é um lugar que deve ser explorado com calma pela sua riqueza de detalhes, interatividade e quantidade de informações, espalhadas por salas, muros, torres e muito mais. O passeio guiado é imprescindível para ter um outro nível de informações (ainda mais curiosas), além de gratuito e muito divertido. 

The Making of Harry Potter

Para os amantes do bruxo mais famoso do mundo, os estúdios da Warner Bros. em Londres são um prato cheio! Por lá, você interage com uma infinidade de cenários que foram usados nos 8 filmes da série, alguns tão famosos como a sala do professor Dumbledore e a casa da família Weasley.

Além disso, o audioguia conta curiosidades sobre as filmagens de Harry Potter e a loja ao final do percurso é digna de deixar qualquer uma da Disney no chinelo (e os fãs de queixo caído)! 

O que muda após o Brexit para visitantes?

A maior preocupação de quem sempre quis viajar para solo britânico é o que acontece com a Inglaterra após o Brexit. Precisamos de visto para entrar na Inglaterra? A resposta é simples: a Inglaterra para brasileiros não mudou em nada!

Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Inglaterra agora, como também não precisavam antes do Brexit. E, como nós nunca tivemos livre circulação no país, como tinham os países-membros da União Europeia, para nós, a Inglaterra após o Brexit é exatamente a mesma de antes.

Documentação para entrar na Inglaterra

Assim como em qualquer país europeu onde não precisamos ter um visto, entrar na Inglaterra para brasileiros significa ter que apresentar uma série de documentos na imigração, que comprovem o motivo e a duração da sua viagem.

Por isso, ao embarcar para a terra da rainha, tenha consigo comprovantes da sua reserva de hospedagem, a passagem de saída do país, tickets de atrações turísticas (caso tenha comprado) e comprovações de quanto dinheiro você tem disponível para a viagem.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Libra Esterlina: entenda a moeda da Inglaterra

28/02/2022
Visitar

Reabertura da Inglaterra para 2022

26/01/2022
Visitar

Conheça o Castelo de Windsor

25/01/2022