Cultura e tradições da Inglaterra

Cultura e tradições da Inglaterra

11.12.2020

Morar no Reino Unido é o sonho de muitas pessoas, pois a terra da Rainha Elizabeth é cheia de encantos. Por isso, se você se interessa pela cultura da Inglaterra saiba que escrevemos o texto pensando em você. 

É normal que quando a gente ainda não teve a possibilidade de conhecer um país ou uma nova cultura, a gente se baseie nos estereótipos. Por isso, muito provavelmente se eu perguntasse o que passa na sua cabeça quando pensa na cultura da Inglaterra, sua resposta seria baseada naqueles estereótipos tradicionais.

Porém, é necessário ter em conta que a cultura da Inglaterra é bastante rica e diversa. Primeiro porque o Reino Unido é composto por quatro países, são eles: Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Por isso, podemos dizer que é uma nação com muitas nacionalidades e etnias.

Contudo, podemos afirmar tranquilamente que, mesmo com muitos contrastes e pluralidades, existem muitas coisas em comum. Por exemplo, raramente você verá um britânico que não gosta de beber uma generosa xícara de chá com bolachas de chocolate.

Ou até mesmo um inglês típico que não curta beber uma cerveja, de preferência local, depois do trabalho em um dos milhares de pubs espalhados pelo país.

Cultura e tradições da Inglaterra

Para facilitar a sua (e a nossa) vida, criamos uma listinha com algumas coisas interessantes da cultura da Inglaterra. Confira:

1. Não existe regra definida para cumprimentar

Enquanto que em países como o Brasil, as regras para cumprimentar alguém sejam praticamente iguais e tenham poucas variações de estado para estado (por exemplo: no Rio de Janeiro são dois beijinhos, no Sul são três etc), na Inglaterra isso não acontece.

No país europeu não existe uma regra clara e isso complica as coisas. Algumas pessoas preferem aperto de mão, outras abraço e tantas outras optam por balançar levemente a cabeça dizendo apenas “Hello”.

Isso causa alguns constrangimentos. Sem falar no fato de que, mesmo tendo feitos inúmeros cursos de inglês, as pessoas no Reino Unido não costumam dizer “Thank you” depois de uma gentileza como segurar a porta.

Sim, por incrível que pareça, na cultura da Inglaterra as pessoas dizem “Cheers” ao invés de “Thank you” depois de uma gentileza do tipo segurar a porta para alguém entrar ou sair de um lugar. 

Confesso que isso me causou algum estranhamento quando morei lá, mas logo acostumei e percebi que o “Cheers” é super simpático e usual.

2. Os ingleses bebem chá mesmo?

Chá Inglês

Simmmmm. Não podemos falar da cultura da Inglaterra sem mencionarmos o famoso chá inglês. Ok que nem sempre é as 5 da tarde, mas de maneira geral eles bebem muito chá e não é um chazinho fraco. É o poderoso e forte chá preto o preferido dos cidadãos ingleses.

Aliás, a cultura da Inglaterra é beber um chá para fazer quase tudo. Acordou, chá. Intervalo do trabalho, chá. Chegou um amigo na sua casa, chá. Temos uma reunião importante, chá, Enfim, o chá é muito consumido na Inglaterra e muitas vezes é servido com leite.

3. Mania de pub

Pub Inglês

Enquanto nós brasileiros temos por hábito convidar as pessoas para irem à nossa casa, a cultura da Inglaterra meio que exige que as pessoas se encontrem num pub. Aqui está uma diferença cultural que pode ser facilmente percebida.

Esse negócio de um ir na casa do outro é praticamente inexistente. Os ingleses, de maneira geral, são extremamente educados e nutrem um profundo respeito pela privacidade. E você nota isso numa conversa. Por exemplo: os ingleses jamais fazem perguntar invasivas e de cunho pessoal.

Por isso acredito que eles tem mania de ir em pubs. No pub eles bebem, comem, assistem TV, leem jornal, ouvem música, jogam sinuca e se comportam como se estivessem na sala da casa deles. O pub é, com certeza, uma cultura da Inglaterra.

4. Desculpa, desculpa e mais desculpa

Sorry

Uma cultura da Inglaterra muito praticada pelos ingleses é pedir desculpas por tudo e por nada. “Sorry” talvez seja a palavra mais falada na Inglaterra, junto com “Cheers”. 

Posso dar alguns exemplos bobos de como eles pedem desculpas para tudo. Saindo do metrô e você vai subir a escada rolante: a pessoa fica parada esperando e pede desculpas (meio que para dar a vez).

Nos corredores do supermercado também. Você está com o seu carrinho indo, um inglês está vindo e mesmo que o corredor tenha três metros de largura, você vai ouvir um “Sorry” quando passar por você. Eles usam o “Sorry” também para pedir licença. Então ao invés de te pedir licença para alcançar um produto na prateleira, você ouvirá um “Sorry”.    

5. Eles corrigem o seu inglês, mas de maneira super educada

Mesmo que você tenha fluência no idioma, algumas palavras só serão corretamente pronunciadas ao morar na Inglaterra. Porém, uma cultura da Inglaterra e dos ingleses é de corrigir o seu inglês, mas de maneira super educada.

Lembro de dois exemplos engraçados de quando eu morei lá. O primeiro é que o nome da rua que eu morava era “Edinburgh Road”. Você leu? Leia de novo. Aposto que você não seria compreendido na Inglaterra. Vou tentar explicar. A pronúncia para eles compreenderem teria que ser algo como: “ÉDIMBRU ROUD”.

E eles vão te corrigir, super na boa, mas vão. E você não vai ficar triste, só vai achar engraçado e começará a falar “ÉDIMBRU ROUD”. Outro exemplo foi o da palavra “refugees” (refugiados). Para que eles possam compreender, você tem que falar “refugeeeeees” e não “refugees”. Tem que esticar o “eeee” se não eles não compreendem. 

6. Abriu o sol, eles aproveitam

Sol na Inglaterra

Eu costumo dizer que São Pedro gosta de tirar sarro da cara dos ingleses. E digo isso porque o clima lá é, na melhor das hipóteses, MALUCO. 

Tem até um ditado na Inglaterra que diz: “se você não gosta do clima inglês, calma que daqui a pouco ele muda”. E é muito verdade.

Chove, venta, esquenta, esfria, neblina, neve, sol, chuva e assim por diante. E tudo isso numa manhã. É uma coisa de loucos. Por isso, deu sol os ingleses correm para apanhá-lo. Sem falar que quando o termômetro passa dos 18ºC, eles acham que é Verão.

Tomam sorvete, colocam bermudas e biquínis e correm para o sol. E nem precisa de praia, pode ser um parque numa cidadezinha do interior que está valendo.

Agora que você já sabe mais da cultura da Inglaterra, aproveita e conta aí o que você achou da lista!

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Novas leis do Brexit para os brasileiros

17/08/2021
Visitar

Conheça as margens do Rio Tâmisa e o que fazer

09/07/2021
Morar

Como poupar e transferir dinheiro morando na Inglaterra

09/07/2021