Conheça York na Inglaterra, a histórica cidade medieval

Conheça York na Inglaterra, a histórica cidade medieval

28.01.2021

Imagine uma cidade linda, pois então você precisa conhecer York na Inglaterra. Digo isso porque confesso ter ficado surpreendido com o que vi (e vivi) em York quando lá estive. A cidade, com certeza, irá te impressionar do começo ao fim assim como fez comigo.

Conhecendo York na Inglaterra

Primeiro que a cidade é murada, então você chega em York na Inglaterra e parece que caiu de paraquedas no passado. A Catedral de York impressiona e são inúmeros os prédios históricos, porém não é só a beleza arquitetônica que vai chamar sua atenção, pois a história de York na Inglaterra é super interessante.

Catedral de York
Catedral de York ao fundo

Ela foi fundada pelos romanos no ano 71, mas algumas evidências arqueológicas apontam que entre 8000 a.C. e 7000 a.C. pessoas do Mesolítico já andavam por lá. Contudo, já em relação a história moderna, foi quando chegou a ferrovia em York na Inglaterra que a economia da cidade despontou, junto com suas confeitarias.

Universidade de York

Considerada uma das principais universidades do Reino Unido, a Universidade de York, na Inglaterra, foi fundada em 1963. Com mais de trinta departamentos e centros, a instituição de ensino superior ocupa frequentemente a lista das melhores universidades do Reino Unido.

Economia de York

A economia de York na Inglaterra é baseada no setor de serviços, porém o turismo se tornou um importante elemento da economia. São várias as atrações turísticas de York na Inglaterra, principalmente as que são destinadas as atividades culturais.

Entre os principais empregadores e empresas que atuam na cidade estão a University of York, BT Group, CPP Group, Nestlé, NFU Mutual e diversas empresas ferroviárias que atuam em York.

Cervejas e Pubs

O Assize of Ale é um evento anual em York na Inglaterra. Nele, as pessoas usam trajes medievais e participam de um passeio pelos pubs para arrecadar dinheiro para instituições de caridade locais. 

Em 2015, a prefeitura de York estimou que existiam mais de 100 pubs somente no centro da cidade e alguns deles com mais de cem anos. Isso inclui o Golden Fleece, Ye Olde Starre Inne, conhecido por sua placa que atravessa a rua desde 1733 e o The Kings Arms, muitas vezes fotografado durante as enchentes em York.

Em junho de 2016, a prefeitura de York na Inglaterra realizou um “Censo da Cerveja” (Beer Census) e encontrou 328 cervejas reais exclusivas servidas em mais de 200 pubs em York, reforçando a reputação da cidade como um dos principais destinos de cerveja no Reino Unido.

Todos os anos a prefeitura realiza o York Beer & Cider Festival, o maior festival de cerveja de Yorkshire no mês de setembro. Para se ter uma uma ideia, em 2016 o evento contou com mais de 450 marcas de cervejas e mais de 100 cidras.

Descubra 15 curiosidades sobre a Rainha da Inglaterra.

O que ver e fazer na cidade de York

York na Inglaterra é uma cidade pequena, por isso você pode caminhar sem pressa e conhecê-la da melhor maneira. Porém, você não pode deixar de visitar a Catedral de York, pois a construção medieval e gótica vai te fazer perder o ar.

Além disso, o National Railway Museum é muito interessante, mas caso você queira atrações ao ar livre, passeie pela The Shambles (vou falar mais dela a seguir), vá ao Castelo de York e explore as muralhas.

Aproveite e faça uma pausa para tomar um café e comer as iguarias deliciosas da região em uma das padarias e confeitarias espalhadas pela cidade. Ah, e obviamente, separe um tempinho para tomar uma cerveja em um pub histórico, pois a sensação é muito boa e vale a pena.

The Shambles e as estreitas ruas do centro de York na Inglaterra

Imagine um cenário de filme, pois é essa a sensação que você terá ao caminhar pela The Shambles. A rua histórica fica no centro de York na Inglaterra e nela estão casas e edifícios que foram construídos em madeira no século XIV.

E se você é fã de Harry Potter, saiba que existe uma lenda de que a autora da série de livros e filmes se inspirou na The Shambles para criar o Beco Diagonal. Apesar de a autora ter dito que nunca esteve na famosa rua de York, por lá existem lojas que vendem todos os tipos de produtos relacionados ao bruxo mais famoso do cinema.

Não deixe de experimentar

Uma dica para salivar é: experimente os doces nas padarias e confeitarias de York. O shortcake caramel (um bolinho achatado de chocolate com caramelo) é sensacional, porém nas históricas padarias e confeitarias da cidade você encontra iguarias que são deliciosas.

Outra dica são os scones de queijo de York, um lanche sensacional e bastante tradicional. 

Conheça também a cultura e tradições da Inglaterra.

Como chegar a York

York e rio

Apesar do Reino Unido não ser um país (ou a reunião de vários) grande, você pode ir para York na Inglaterra de carro, de ônibus ou de trem. A cidade, que fica no condado de Yorkshire, sempre aparece como destino de diferentes linhas de trem.

De Londres até York são 209 milhas (334 quilômetros) de distância, porém se você estiver em Manchester ou Liverpool a viagem é bem mais curta. York fica no meio do caminho entre Londres (Inglaterra) e Edimburgo (Escócia).

Se você quiser visitar York de trem, a viagem de trem entre Londres e a cidade leva aproximadamente duas horas cerca de duas horas. Contudo, as paisagens invulgares do interior da Inglaterra são de tirar o fôlego e completam a aventura.

Se você estiver de carro e já colocou Liverpool ou Manchester na sua rota, dê uma esticadinha e conheça York. Outra cidade que vale a pena e que fica pertinho de York é a moderna Leeds (40 quilômetros de York).

York na Inglaterra vale muito a pena

Vale muito a pena visitar York na Inglaterra. Caminhar pelas ruas estreitas do centro, olhar para a catedral ou entrar em uma livraria e conferir as promoções. 

O tempo parece que anda mais devagar por York e, se você tiver sorte, ainda poderá ouvir artistas de rua tocando instrumentos que convidam para uma visita ao passado. York, com certeza, vale muito a pena!

Roteiro em Londres: o que visitar em 3 dias.

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Novas leis do Brexit para os brasileiros

17/08/2021
Visitar

Conheça as margens do Rio Tâmisa e o que fazer

09/07/2021
Morar

Como poupar e transferir dinheiro morando na Inglaterra

09/07/2021