Conheça as margens do Rio Tâmisa e o que fazer

Conheça as margens do Rio Tâmisa e o que fazer

09.07.2021

Descubra tudo sobre as margens do rio Tâmisa e saiba o que fazer em Londres!

O rio Tâmisa é o maior rio da Inglaterra e mesmo percorrendo várias vilas e cidades inglesas foi ao passar porLondres que o grande rio ganhou fama. Repleta de uma grande variedade de locais históricos e culturais, com um calendário de atividades e eventos divertidos durante todo o ano, o trecho do Tâmisa em Londres oferece muitas atrações para os visitantes da capital.

Margens do Rio Tâmisa

O rio Tâmisa passa pelo coração de Londres, na Inglaterra. Em ambos os lados de suas margens estão importantes pontos turísticos que podem ser vistos de ônibus turístico ou a pé, mas vê-los do próprio rio oferece uma perspectiva única.

Como o maior rio da Inglaterra e uma importante rota comercial, o Rio Tâmisa moldou a história da cidade e conseguir ver a capital inglesa de dentro do rio possibilita uma avaliação mais profunda da importância do rio. Você encontra diversas empresas de turismo que oferecem cruzeiros turísticos no Rio Tâmisa.

Pelas margens do Rio Tâmisa e o que fazer

Confira abaixo algumas atrações e coisas para fazer nas margens do Rio Tâmisa:

London Eye

Vamos começar pelo ponto turístico que é uma referência na capital inglesa. A London Eye que é a maior roda gigante de observação em balanço do mundo e que foi inaugurada no ano 2000. Nela os visitantes conseguem ter uma vista de 360 graus da cidade e o monumento se tornou um ícone de Londres.

Quando você estiver em Londres vai facilmente perceber que a parte de cima London Eye costuma estar sempre visível atrás de outros edifícios. Às vezes, você terá vislumbres de partes maiores da roda gigante. A London Eye fica na margem sul do Tâmisa, em frente ao parlamento britânico e dela você vê todo o rio.

Principais pontos turísticos da Inglaterra: veja a lista.

Pontes de Londres

Uma série de pontes, muitas das quais são elas próprias marcos de Londres, cruzam o rio Tâmisa, ligando as margens sul e norte. Provavelmente, você passará pelas pontes várias vezes ao passear por Londres.

Se passear por dentro do rio, vai navegar sob os arcos da Westminster Bridge e Southwark Bridge, a London Bridge e a Millennium Bridge. Ao se aproximar da Tower Bridge, você avistará pessoas nas passarelas de alto nível com piso de vidro que correm entre as duas torres.

Globe Theatre

O Globe Theatre é uma reconstrução do teatro ao ar livre original onde Shakespeare trabalhou e onde muitas de suas peças foram encenadas. O edifício circular com estrutura de madeira preta e branca com telhado de palha, localizado na margem sul, no distrito de Bankside, em Londres, é facilmente visível do rio.

HMS Belfast

O HMS Belfast é um navio de guerra da Marinha Real que disparou alguns dos primeiros tiros dos desembarques do Dia D na Segunda Guerra Mundial. Serviu nos comboios do Ártico e na Guerra da Coreia e agora está permanentemente atracado como um navio-museu no rio Tamisa.

Roteiro em Londres: o que visitar em 3 dias.

Torre de Londres

No ano de 1070, William the Conqueror, construiu uma enorme fortaleza de pedra com uma torre no centro, nas margens do Rio Tâmisa. A Torre de Londres continua sendo um ponto turístico impressionante até hoje. Entre 1275 e 1279, o Rei Edward I adicionou um novo portão de água para fornecer acesso a partir do rio.

A Torre de Londres serviu como palácio real, depósito de armas e residência para a Casa da Moeda Real. Também foi usada como prisão para inimigos do estado, embora não tenha sido construída especificamente para esse fim. O novo portão de água ficou conhecido como Portão do Traidor (Traitor’s Gate) e ao passar por ele, você pode imaginar como deve ter sido complicado para os prisioneiros se aproximarem da fortaleza de barco.

Barreira do Tamisa

A Barreira do Tamisa (Thames Barrier) é uma das maiores barreiras móveis contra inundações em todo o mundo. Ela conta com 10 portões de aço que podem ser erguidos ao longo do rio Tâmisa para proteger o centro de Londres das enchentes causadas pelas marés altas.

Para você ter uma ideia, quando as barreiras são erguidas, seus portões principais chegam a ter até cinco andares de altura. A Barreira do Tamisa entrou em operação em 1982 e foi fechada dezenas de vezes para evitar que o centro da capital inglesa sofresse com inundações.

Confira 7 passeios para fazer de graça em Londres.

Mais coisas para fazer nas margens e dentro do rio Tâmisa

É certo que o Rio Tâmisa é um marco geográfico importante em Londres. Se um dia você se perder na capital inglesa, basta encontrar o rio que fica fácil se localizar. Caminhar pelas margens do rio vale muito a pena e cruzar as pontes a pé possibilitam conhecer de maneira mais profunda a cidade.

Além disso, você pode passear por toda a extensão da margem do rio de bicicleta. É possível alugar uma bike e sair para explorar a capital em uma das ciclovias à beira do rio de Londres.  Sem contar que você pode andar de caiaque no Tâmisa em passeios oferecidos aos visitantes.

E se você gosta de curtir a noite, saiba que quando escurece o rio se torna ainda mais encantador, pois reflete as luzes da cidade. É possível apreciar as vistas enquanto toma vinho e janta em um cruzeiro no rio, em um pub à beira-mar ou no alto de um dos bares e rooftops de Londres.

No Oxo Tower Restaurant, Bar & Brasserie você degusta refeições e chás com vistas para o rio. O Shard é outro arranha-céu com vista para o rio e tem vários locais panorâmicos para comer e beber à sua escolha. Tão memorável quanto é o Thames Dinner Cruise, muitos dos quais apresentam apresentações de jazz ao vivo.

Sem contar que existem inúmeros pubs à beira do rio onde você pode sentar e curtir a vida noturna badalada de Londres. Se você gosta de cerveja, nem precisa se estressar, pois com certeza você encontrará momentos de alegria e descontração às margens do Rio Tâmisa.
Confira diversos passeios pela Europa e saiba como reservar antes de viajar para Londres.


Seguros Promo

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Conheça as margens do Rio Tâmisa e o que fazer

09/07/2021
Morar

Como poupar e transferir dinheiro morando na Inglaterra

09/07/2021
Visitar

Quais os requisitos para visitar a Inglaterra sendo brasileiro

10/06/2021