Áreas Verdes e Parques em Londres

Áreas Verdes e Parques em Londres

07.07.2020

Com a chegada do verão na Europa, a falta de praias e o grande número de parques em Londres, o que nos resta é deitar e rolar na grama verde mais próxima. Você sabia que Londres é a cidade mais verde da Europa? Em julho de 2019, se tornou a primeira National Park City, ou Cidade-Parque Nacional. Mais de 47% da área da cidade são espaços verdes: mais de 8 milhões de árvores e mais de 3 mil parques. Incrível né?

Áreas verdes em Londres

São diversos tipos de praças, jardins, áreas comuns e parques em Londres. Muitos oferecem diferentes tipos de atrações e atividades, para todos os gostos. Seja para ir fazer um picnic, andar de bicicleta, correr, parquinho para crianças, estátuas, obras de artes e claro muitas flores.

Claro que existem os parques mais famosos (calma, vamos chegar neles!), mas queria incentivar que você conheça também algumas áreas menores e mais locais. Você pode ver nesse link o parque mais próximo de onde você estiver. 

Por quê tantos parques em Londres?

Alguns dos jardins e praças, que são espaços verdes menores, foram construídos para ser uma área privada aos residentes que moravam ao redor dela. Alguns permanecem fechado por grades em áreas como Notting Hill e Chelsea. Lembram no filme Um Lugar Chamado Notting Hill que a Julia Roberts e o Hugh Grant pulam uma grade para entrar em um jardim? É exatamente disso que estamos falando. Mas calma, não é para pular nenhuma grade tá? Isso é só em filme. Hoje muitos foram abertos aos públicos como a Russel Square, Soho Square etc. 

Existem também os Commons, que são parques destinadas à recreação da comunidade. Historicamente o Common é um pedaço de terra que pode ser usado pelos comuns, que não possuíam áreas verdes. Aqui eles poderiam plantar, pegar lenha, ter animais. Enquanto os parques eram propriedades privadas e usado para recreação do proprietário apenas.

Falando nisso, os Royal Park (que são os parques mais famosos e visitados por turistas), são originalmente terras privadas da Coroa. Ou seja, os monarcas usavam os espaços para recreação e caça. Com o passar do tempo se transformaram em áreas públicas e hoje são frequentados por milhares de pessoas (e quase nunca pela Família Real). Esses parques são gerenciados por uma organização de caridade chamada The Royal Parks – eles geram maior parte do dinheiro a partir de atividades comerciais, eventos, shows nesses parques.

E são eles: Green Park, St James, Hyde Park, Kensington Garden, Regent’s Park, Greenwich Park, Bushy Park, Richmond Park.

Então aqui vai a minha lista de parques em Londres imperdíveis para incluir na sua visita:

Parques em Londres: St James’s Park

St James’s Park
St James’s Park

É impossível vir a Londres e não passar por esse parque. Ele fica em frente ao Palácio de Buckingham e era fechado ao público até o Rei Charles II abrir ao público em 1603. Esse é o parque real mais antigo de Londres. Está cercado por importantes edifícios e monumentos históricos da cidade. Possui um grande lago que é casa de patos, cisnes e pelicanos.

Um parque muito bonito e bem cuidado que você vai acabar passando nos seus passeios turísticos.

Hyde Park

Hyde Park
Hyde Park

O parque mais famoso de Londres, era originalmente uma área de caça do rei Henrique VIII. É um parque bem central, com muitos acessos de metrô e ônibus e tem algumas atrações fixas e muitos eventos. Tem um lago com pedalinhos e canoas, uma galeria de arte (Serpentine Galleries), monumento à Princesa Diana, jardim italiano. É lindíssimo. E alguns dos seus eventos são: British Summer Time (festival de música com grandes artistas do mundo) e o Winter Wonderland (uma enorme feira de natal com parque de diversões temporária).

Kensington Garden

Kensington Palace
Kensington Palace

Muita gente acha que é o mesmo que o Hyde Park (olhando o mapa até parece mesmo), mas eles são separados por lagos e uma rua de carros. Aqui nesse parque que fica o Kensington Palace, um palácio onde moram atualmente o príncipe William e sua família.

Se você estiver com crianças não deixe de ir no Diana Memorial Playground: um parquinho com um navio pirata de madeira. 

Regent’s Park

Regent’s Park
Regent’s Park

Arrisco dizer que é o parque mais bonito em termos de paisagismo. É muito bonito, mesmo!

Está um pouco ao norte da Oxford Street e próximo de atrações como Madame Tussaud e Abbey Road. Não deixe de conhecer também o Queen Mary Gardens, um jardim com doze mil rosas de cem espécies diferentes e o Primrose Hill, uma parte elevada do parque com uma vista panorâmica de Londres.

Holland Park

Uma verdadeira pérola da cidade. Esse parque está em Kensington, ao lado do Design Museum e perto de Notting Hill. 

É super bem cuidado e tem um jardim japonês bem no centro, o Kyoto Gardens. No seu lago tem muitas carpas e soltos pelo parque têm outros animais como pavões. 

Parques em Londres: não deixe de incluir em seu roteiro

Inclua os parques nos seus roteiros, não precisa de muito deslocamento para conhecer esses que indiquei e podem ser combinados com outras atrações da cidade. 

E se quiser ir mais longe e dedicar um tempo para explorar os parques indico conhecer também o Richmond Park, o Hampstead Heath, o Victoria Park e o Battersea Park.

Mas a verdade é que qualquer praça com um banco embaixo de uma árvore já traz um pouco de paz e descanso para os dias de muita caminhada explorando a cidade.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Libra Esterlina: entenda a moeda da Inglaterra

28/02/2022
Visitar

Reabertura da Inglaterra para 2022

26/01/2022
Visitar

Conheça o Castelo de Windsor

25/01/2022