Viagem pela França: as atrações da Normandia

Viagem pela França: as atrações da Normandia

20.01.2022

A Normandia é uma região situada ao norte da França, a poucas horas de carro de Paris e com atrações imperdíveis para quem quer descobrir o país fora da capital francesa em uma imperdível viagem pela França.

Como você deve lembrar, a Normandia foi o local de alguns dos eventos mais dramáticos da história europeia. Foi o local do Dia D, quando as forças aliadas desembarcaram nas praias em 1944 para libertar a Europa da ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Os vários museus e monumentos que lembram esse acontecimento, assim como o inconfundível e impressionante Mont-Saint-Michel, levam hoje centenas de milhares de turistas à Normandia.

Além disso, a região também tem muitas vilas pitorescas e cidades atraentes, como a moderna Le Havre, a histórica Roen e os belíssimos balneários de Deauville e Étretat.

Se você também quer conhecer a região francesa que mistura história e belezas naturais que serviram de fonte de inspiração para Claude Monet, continue a leitura.

É hora de desbravar as atrações imperdíveis da Normandia!

Scenic view in Bayeux, Normandy, France.

As atrações imperdíveis da Normandia

Famosa por seu litoral, com suas baías e praias, verão após verão, cada vez mais turistas preferem a Normandia para escapar do calor escaldante que tem feito em vários locais do sul da Europa.

Portanto, pode colocar a roupa de banho na mala se você estiver visitando a região nos meses de julho e agosto.

Fora do verão, lembre-se de levar casaco e capa de chuva: o clima na Normandia é marcado pelo frio e por chuvas frequentes. 

Ah, viajar de carro é a melhor maneira de explorar a Normandia, ok?

Você pode alugar um em Paris sem problemas, pois a Normandia fica a menos de duas horas de carro da capital francesa.

Motorizado, você consegue otimizar o seu tempo e visitar mais de uma atração no mesmo dia. 

Dito isso, vamos a elas!

As Praias do Desembarque

Falar de Normandia é falar de história.

Se você é bom de memória, deve lembrar instantaneamente do “Dia D” e das aulas sobre o fim da Segunda Guerra Mundial.

Pois se você está de passagem pela Normandia, é hora de ver – e sentir – o local onde tudo isso aconteceu.

Para quem não lembra, o Dia D, como ficou conhecido aquele 6 de junho de 1944, envolveu o desembarque simultâneo de milhares de tropas em cinco praias na Normandia.

Palco dessa grande operação militar que mobilizou as forças armadas do Reino Unido, dos Estados Unidos, do Canadá para libertar a França da ocupação alemã, a Normandia foi seriamente destruída pelos bombardeios.

Hoje, reerguida, reconta essa história em inúmeros museus, monumentos e cemitérios.

Entre as praias de Sword, Gold, Juno, Omaha, Utah fique com uma das três últimas – melhores sinalizadas – se tiver o tempo reduzido e precisar escolher qual delas visitar.

Visite o cemitério militar de Bayeux

Bayeux tem um cemitério britânico da Segunda Guerra Mundial, bem como o Museu Memorial da Batalha da Normandia.

Ambos são lugares impressionantes. 

O primeiro contém mais de 4.600 túmulos de soldados, de onze nacionalidades diferentes, mortos durante a Batalha da Normandia, em 1944.

Já o museu, com 2.300 metros quadrados de espaço expositivo, explica o envolvimento da Normandia durante a Segunda Guerra Mundial, desde o avanço das tropas aliadas até o Dia D e a libertação de Paris em 25 de agosto de 1944.

O principal objetivo do museu é compartilhar a história da Segunda Guerra Mundial com o público e servir como um local de lembrança, honrando a memória de civis e soldados mortos.


Seguros Promo

Deauville

Saudade de pisar na areia e sentir a brisa do mar?

A orla marítima de Deauville possui dois quilômetros de uma larga faixa de areia e um calçadão de madeira que convida a caminhar.

Também é possível alugar guarda-sóis, relaxar em espreguiçadeiras ou curtir um dia de praia em uma das típicas barracas de listras coloridas que enfeitam a praia.

Fora da orla, a cidade também tem seu charme. Apreciar a arquitetura anglo-normanda, passear pelas butiques da moda ou jantar em um dos muitos restaurantes gourmet é a pedida em Deauville. 

O balneário é um dos principais locais de férias dos franceses e, apesar da água gelada, é considerado um dos destinos mais populares de praia da França.

As falésias de Étretat

Calce seus sapatos de caminhada, leve uma jaqueta corta-vento e desfrute da vista espetacular enquanto caminha sobre as falésias de Étretat! 

Com as imensas projeções verticais de calcário que mergulham no mar azul, a cidade litorânea é dona de um dos lugares mais cênicos da Normandia.

Quem gosta de fotografar e apreciar a natureza, vai definitivamente gostar de passar um par de horas em Étretat.

Le Havre

Situada na foz do rio Sena, Le Havre é uma cidade normanda com características arquitetônicas muito próprias. 

Tendo sido 80% destruída durante a Segunda Guerra, a cidade foi praticamente erguida do zero nos anos seguintes. 

Em 2005, a arquitetura de concreto incomum de Le Havre, projetada por Auguste Perret, fez com que o centro da cidade se tornasse Patrimônio Mundial da UNESCO.

Em seu passeio por Le Havre, não deixe de conhecer a Maison de la Culture (centro cultural), um dos principais projetos realizados pelo arquiteto Oscar Niemeyer fora do Brasil.

Rouen, a capital

Assim como Paris, Rouen tem sua paisagem urbana cortada pelo majestoso rio Sena e uma catedral de Notre Dame em estilo gótico para chamar de sua.

Igualmente bonita, a capital da Normandia respira ares mais tranquilos que a capital do país e vale a pena uma visita. 

Passeie pelas ruas pedonais do centro histórico, atravesse a muralha que sustenta o Gros Horloge e contemple as torres góticas da magnífica catedral. Depois siga em direção à Place du Vieux Marché e conheça o local onde Joana d’Arc foi condenada à morte e queimada viva pelos ingleses no século XV.

Honfleur

Com seu pitoresco porto antigo no estuário do Sena, Honfleur é uma das cidades mais charmosas da Europa. 

Reserve ao menos meio dia para passear pelos arredores do Vieux Bassin. O lugar é hipnotizante e será difícil deixar de fotografá-lo.

Se tiver mais tempo disponível, aproveite para curtir a paisagem, que muda dependendo da hora do dia e da incidência do sol.

Enquanto isso, sente-se em um dos vários cafés e restaurantes que se enfileiram ao redor do porto, peça o tradicional prato de mexilhões e batatas fritas e aprecie essa que é uma das cidades mais bonitas da Normandia.

A vila de Veules-les-Roses

Uma parada despretensiosa em Veules-les-Roses pode se mostrar uma grande surpresa para quem visita a Normandia.

Pequena, charmosa e agradável, esse resort à beira-mar no Pays de Caux, seduziu até a alma poeta de Victor Hugo, que frequentava a cidade. 

Pelas suas andanças por Veules-les-Roses preste atenção no pequeno canal cercado de vegetação que corta a cidade. Esse é o menor rio da França, o Veules, com 1.149 metros de comprimento.  

A casa e os jardins de Monet em Giverny

Instalado em 1883 em uma casa em Giverny, o pintor Claude Monet foi inspirado em seus jardins para pintar suas obras mais bonitas.

Agora esse espaço verde está aberto a visitações para o delírio e encantamento do público.

Reserve algumas horas para apreciar o lago, a ponte, os caminhos, os bancos… imerso nesse cenário tranquilo será impossível não se sentir transportado para dentro das telas impressionistas de Monet. 

O espetacular Mont-Saint-Michel

Uma das atrações mais visitadas da França, o Mont-Saint-Michel não pode ficar de fora do seu roteiro pela Normandia.

Afinal, quem não quer conhecer ao vivo e a cores a famosa abadia construída sobre um rochedo a 30 metros do solo e em meio ao mar?

É uma visão verdadeiramente impressionante – mas além da sua beleza, esta pequena ilha murada vale muito a pena uma visita por sua rica história. 

Leia também Um dia no Mont-Saint-Michel: dicas práticas para conhecer essa maravilha da França e descubra detalhes dessa atração imperdível da Normandia.

> Programando sua viagem à França para os próximos meses? Não esqueça de cotar seu seguro viagem com a Seguros Promo!