Roteiro no Sul da França: o que visitar

Roteiro no Sul da França: o que visitar

25.02.2021

Se você planeja fazer uma viagem fora das grandes capitais europeias para descobrir lugares bonitos, cidades tranquilas e vilas cheias de charme, então passar suas férias no sul da França é uma ideia fantástica. 

A região é facilmente acessível de carro para quem chega do Brasil ao norte da Itália (Milão), à região noroeste da Espanha (Barcelona) ou, ainda, para quem aterriza na capital, Paris.

Por esta razão, pensando em quem pretende curtir um roteiro fantástico pelo sul da França, nós listamos os lugares mais bonitos da região, combinando destinos de praia e do interior para você não perder nada. 

Pronto para conhecer o belo sul da França? 

Sua viagem começa agora!

Turismo no sul da França

Não dá para negar, na Riviera Francesa é o azul do mar mediterrâneo que atrai e encanta, deixando os tons pastéis das cidades costeiras mais especiais. 

Mas o sul da França não é só praia. Há muito o que visitar também no interior da França meridional! 

Nessa região concentram-se grandes joias da arquitetura, arte, arqueologia e uma infinidade de belos lugares com uma mistura inimitável de passado, presente e futuro que valem muito a pena conhecer.

Toulouse e Marselha são exemplos bem famosos de cidades dessa região e indiscutivelmente são lugares que você precisa incluir no seu roteiro de férias pelo sul da França.

Porém, outras cidades menores e menos óbvias são uma excelente opção para quem gosta da ideia de variar entre cidades cosmopolitas, vilas charmosas e balneários luxuosos do veraneio europeu.

Abaixo você encontra um mix de tudo isso, para você não perder nenhum lugar bacana na sua próxima viagem ao sul da França. 

Confira agora os lugares que destacamos para você:

Nimes

Anfiteatro Romano
Anfiteatro Romano

A cidade de Nimes foi construída com influência romana e ainda hoje possui alguns dos prédios mais bem preservados daquela época. 

Entre as atrações que você pode visitar durante um tour pela cidade estão a Catedral de Notre Dame, no centro histórico, os Jardins de la Fontaine, o esplêndido Anfiteatro Romano e a Maison Carrée, um antigo templo construído entre 19 e 16 a.C. por ordens do imperador Otávio Augusto.

Isso mesmo: ao pisar em Nimes você é repentinamente transportado para a antiga Roma, estando dentro da França!

Nice

Promenade des Anglais
Promenade des Anglais

Nice é a cidade mais popular da Riviera Francesa e um dos melhores destinos da França. O clima é fantástico, a praia fica no meio da cidade, o mar é de um azul-celeste lindíssimo, a cultura é completamente única e as ruelas são extremamente charmosas.

Não se esqueça de visitar a Promenade des Anglais, o calçadão à beira-mar mundialmente famoso e a encantadora cidade velha, um grande labirinto de vielas estreitas que se abrem à bela Place Massena e aos Jardins de Alberto I

Você também não deve perder os mercados ao ar livre, os museus e a vida noturna de Nice!

Aix-en-Provence

Aix-en-Provence
Aix-en-Provence

Aix-en-Provence, a “pequena Paris” da Provença, é uma charmosa e animada cidade universitária no sul da França. 

A terra natal de Cézanne é conhecida por suas muitas fontes de água, mercados com os melhores produtos da Provence e bons restaurantes com deliciosos pratos da culinária do sul da França. 

Visitar Aix-en-Provence é conhecer o que há de melhor no interior do sul da França. Aproveite a atmosfera agradável e tranquila de uma pequena cidade francesa unida ao charme e a vivacidade dos cafés e butiques de moda. 

Saint Tropez

Saint Tropez
Saint Tropez

Artística, badalada e luxuosa, Saint-Tropez é uma pequena cidade costeira inundada de gente, especialmente durante os meses de verão. 

Apesar disso, mesmo que você esteja atrás de sossego, vale a pena visitar a região o ano todo, nem que seja para passar apenas uma tarde caminhando pelo antigo porto de Saint Tropez

O local que antes era tomado por pequenos barcos de pescadores, agora é o lar dos iates mais luxuosos que você possa imaginar. Ainda assim, o ambiente pitoresco deste lugar permanece.

Sentar-se em um dos cafés aconchegantes ou confortáveis ​​bares lounge e desfrutar da vista única desta próspera cidade é uma daquelas grandes experiências memoráveis. Você lembrará para sempre desse dia de passeio no sul da França.

Carcassonne

Carcassonne
Carcassonne

Carcassonne é a maior cidade medieval da Europa e é um destino simplesmente imperdível! 

De fato, a cidade está dividida em duas: dentro das impressionantes muralhas está a medieval La Cité. Com ruas históricas, edifícios antigos, castelos com pontes levadiças e fortalezas a perder de vista, a cidade foi reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1997 e hoje é uma das cidades mais visitadas da França.

Já a cidade baixa, a Ville Basse, que fica fora das muralhas, é uma área mais moderna, com muitas lojas. As duas cidades são conectadas por pontes de beleza única, como a Pont-Vieux, a ponte medieval do século XIV, reservada apenas para pedestres.

Arles

Arles
Arles

Assim como Nimes, Arles também é conhecida pelos importantes vestígios da época romana. Ainda hoje é possível fazer incríveis passeios, visitando o Teatro Romano do ano 12 a.C., o anfiteatro de 80 d.C. e as Termas de Constantino do século IV d.C.

Mas além da história e a arquitetura milenar, há outro fator que atrai milhares de visitantes a essa pequena cidade do sul da França. 

Arles abrigou Vincent Van Gogh no auge da sua carreira. Foi ali, em uma casinha de paredes amarelas, que o pintor expressou sua arte em mais de 300 telas!

Os traços do famoso artista holandês podem ser contemplados em Arles no Espace Van Gogh, lugar onde antes abrigava o hospital onde ele foi internado quando cortou a própria orelha. 

Mas o mais incrível para quem quer conhecer a cidade está fora da galeria. É que suas obras marcam o centro da cidade a ponto de dar vida a um roteiro, um passeio a pé pelos lugares de Arles retratados nas obras do artista. Uma experiência única, fascinante e imperdível!

Avignon

Avignon
Avignon

Para terminar, aconselhamos um passeio pela romântica Avignon, uma cidade antiga, cercada por paredes de pedra de 800 anos!

Durante dois períodos da história, 7 papas e 2 antipapas viveram em Avignon e por isso ela é conhecida como a cidade dos Papas. Uma das suas principais atrações é o grande palácio papal, que é o maior palácio gótico da Europa e um dos monumentos mais visitados de toda a França.

Além disso, Avignon abriga o museu da Lavanda – e a sua lojinha irresistível! – e inúmeras vinícolas onde se pode apreciar o famoso vinho rosé da Provence. Assim você finaliza a sua viagem conhecendo de pertinho, e levando de souvenir para casa, dois grandes símbolos do sul da França.

Esperamos verdadeiramente que você se inspire nessas dicas e aproveite o que há de melhor para conhecer no sul da França!

Seja qual for seu itinerário, essa viagem lhe permitirá respirar o luxo e o charme da vida ao longo da costa, mas também proporcionará experiências incríveis nos pequenos tesouros que se escondem nas montanhas. 

E esse é o grande trunfo de se viajar pelo sul da França! 

De um lado há a Côte d’Azur, mas também há um cem números de cidades e pequenos vilarejos capazes de levar você de volta no tempo, à Idade Média, com ruas de paralelepípedos, castelos e muralhas.

Para uma experiência completa, procure misturar as paisagens, explorando as cidades à beira-mar num dia e as estradinhas cenográficas que levam às vilas do interior no outro. Temos certeza de que essa combinação tornará a sua viagem ao sul da França inesquecível.

Quer outras sugestões de viagem na França? Leia também:

POSTS RELACIONADOS

Morar

Custo de vida médio para começar a vida na França

14/08/2021
Visitar

As 10 atrações turísticas mais visitadas da França

17/07/2021
Visitar

5 maratonas para amantes da corrida e do vinho na França

16/07/2021