Principais formas de ir de Paris a Lyon

Principais formas de ir de Paris a Lyon

07.12.2020

Quer saber como ir de Paris a Lyon de um jeito rápido, barato e eficiente?

Já vamos adiantando que o trem é uma excelente opção, mas ela não é a única! Os 400 quilômetros que separam uma cidade da outra podem ser percorridos pelo menos de cinco maneiras diferentes.

Continue conosco que a gente conta abaixo quais são, quanto custam e quanto tempo levam as principais formas de chegar em Lyon partindo da capital francesa.

De Paris a Lyon de Trem

Comecemos por ele, o meio de transporte queridinho dos europeus.

Fazer o trajeto Paris-Lyon de trem é super descomplicado, além de rápido. Trens partem de hora em hora da estação ferroviária Paris Gare de Lyon, localizada no leste da cidade, e levam você diretamente para a principal estação de Lyon, a Lyon Part-Dieu.

Dali, para chegar até o centro histórico da cidade, Le Vieux Lyon, é preciso caminhar cerca de meia hora.

Para planejar bem sua viagem, considere que os primeiros trens partem de Paris com destino a Lyon às 5:52 da manhã e último sai às 21 horas.

Para quem optar pela facilidade de se locomover sobre trilhos, precisa saber que há duas formas de viajar de trem de Paris a Lyon:

  • Trens de alta velocidade (TGV INOUI ou OUIGO): eles partem de Paris a cada hora ou mais, e levam apenas 2 horas até a capital gastronômica da França.

Os trens TGV INOUI são confortáveis, oferecem Wi-Fi, tomadas elétricas, um vagão com restaurante e ainda é possível optar por viajar de primeira e segunda classes.

Já os trens de alta velocidade da OUIGO são os da linha low cost da companhia ferroviária francesa. Apesar de também serem confortáveis, só operam na segunda classe e só disponibilizam tomadas. Entretanto, no balanço final, certamente valem a pena pelo custo X benefício.

  • Trens Regionais (TER): eles não são de alta velocidade, não possuem serviços incluídos, fazem paradas com maior frequência e certamente não são recomendados para uma viagem eficiente num trecho tão extenso. Para ir de Paris a Lyon, ele leva 5 horas.

Em relação ao preço das passagens, fique atento, já que elas podem chegar a custar até seis vezes mais caro dependendo da forma como se quer viajar.

Fizemos uma simulação de compra de uma passagem para o mesmo dia, de Paris a Lyon, com três meses de antecedência da partida, e o resultado foi o seguinte:

  • 16 euros pelo OUIGO;
  • 49 euros para viajar de primeira classe pelo INOUI;
  • 98 euros para fazer o mesmo trajeto pelo TER.

Dicas:

  1. Certifique-se de reservar suas passagens com antecedência no site da SNCF. Assim como as passagens de avião, os trens se esgotam e os preços aumentam conforme você faz a reserva.
  1. Como o TGV tem vagões de dois andares, encontre uma poltrona no andar superior para se deliciar com paisagens no caminho.

Ir de Paris a Lyon de Avião

A Air France oferece voos diretos frequentes do Aeroporto Charles de Gaulle de Paris (CDG) para o Aeroporto Lyon-Saint Exupéry (LYS). O custo é ligeiramente superior ao do trem e as passagens devem ser reservadas o mais cedo possível.

O tempo de voo é de apenas 1 hora e 10 minutos. Deve-se levar em consideração, entretanto, que os passageiros devem chegar ao aeroporto pelo menos uma hora antes do embarque.

Outro detalhe importante a ser observado é que o aeroporto Charles de Gaulle é o segundo aeroporto mais movimentado da Europa. Além disso, está localizado a mais de 30 quilômetros do centro da cidade, num perímetro que frequentemente há congestionamento. Ou seja, o trajeto pode levar facilmente mais de uma hora de carro.

Na mesma data fictícia da nossa simulação da viagem de trem, a passagem de avião pela AirFrance de Paris a Lyon saia por 98 euros.

Falando em Avião, veja estas promoções incríveis de voos para Paris

De Paris a Lyon num Carro Alugado

Poder viajar de carro é sempre uma ótima ideia para quem gosta de ter a liberdade de explorar o caminho. Para quem vai de Paris a Lyon, é possível, por exemplo, conhecer a pequena cidade de Mâcon, percorrer a Route des Grands Crusa rota dos grandes vinhos da Bourgogne -, ou mesmo conhecer Dijon, a cidade da mostarda mais famosa do mundo.

O trajeto mais curto entre Paris e Lyon é feito pela rodovia A6, mas ainda assim exige aproximadamente 4 horas e 30 minutos no volante.

Quem opta por viajar pelas estradas secundárias (N7 e A77) evita os pedágios, porém o tempo de percurso aumenta em duas horas. Por outro lado, esse caminho acrescenta apenas 19 quilômetros de estrada em comparação com a autoestrada.

O custo de uma viagem de carro de Paris a Lyon pela via pedagiada é estimado em 94,81 euros, considerando 35,70 euros de pedágio + 59,11 euros de combustível.

De ônibus

Várias empresas operam ônibus regulares de Paris a Lyon, incluindo a Blablabus e a Flixbus.

O ônibus é a escolha mais barata, porém, o tempo de viagem é três vezes maior do que o trem, com a maioria das viagens levando 6 horas.

Quer saber quanto custa?

Na nossa simulação, com os mesmos critérios de pesquisa utilizados acima, uma passagem de ônibus para um adulto partindo de Paris a Lyon está custando 14,99 euros.

Para quem não se importar de viajar em horários alternativos e chegar às 2h da manhã em Lyon, encontra passagens partindo de 8,99 euros.

Com carro particular compartilhado

Como alternativa, para ir de Paris à Lyon você pode ainda viajar em um carro particular compartilhado e cadastrado nos aplicativos de carona, como o Blablacar.

Para fazer o trajeto Paris-Lyon dessa maneira, a estimativa baseada nas distância da rota, é pagar algo em torno de 26 euros.

Qual é a forma mais econômica de ir de Paris a Lyon?

Bom, considerando que tempo também é dinheiro, nós vamos deixar que você responda a essa pergunta. Com base nas nossas simulações, aí está o tempo médio de viagem (sem considerar deslocamentos e espera em estações e aeroportos) e o custo estimado para ir de Paris a Lyon:

Como ir de Paris a LyonCusto estimadoTempo de viagem
Trem16 euros2h 
Avião98 euros1h 10 minutos
Carro94,81 € (combustível e pedágios)4h e 30 minutos
Ônibus14,99 euros6h
Carona compartilhada26 euros5h 

E com esse resumo a gente fica por aqui e espera ter ajudado você a encontrar o melhor jeito de ir de Paris a Lyon.

Não deixe de conferir outras dicas para viajar pela Europa aqui no nosso blog! Leia os nossos roteiros especiais para curtir as estradas do velho continente:

POSTS RELACIONADOS

Morar

Custo de vida médio para começar a vida na França

14/08/2021
Visitar

As 10 atrações turísticas mais visitadas da França

17/07/2021
Visitar

5 maratonas para amantes da corrida e do vinho na França

16/07/2021